Plano de aula: Água poluída: uma mistura com mais de uma fase

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas homogêneas e heterogêneas

Sobre esta aula: Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática “misturas homogêneas e heterogêneas”, referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e quantificar as fases de uma mistura, conteúdos desenvolvidos no primeiro plano da sequência (CIE6_01ME01). Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 43 a 49.

Materiais necessários para a aula: cartolina ou folha de sulfite, canetinha, lápis de cor, água, recipiente transparente com volume de 300mL a 1000mL, galhos e folhas de árvore, plásticos do tipo PET, plástico utilizado em embalagens (saquinho, sacolinha), tampinhas de garrafa PET, óleo (pode ser usado), corante preto solúvel em óleo, corante solúvel em água (verde), areia ou terra, detergente, sal e pedrinhas.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas simulando água poluída.