Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Simone de Oliveira da Silva
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Objetivos específicos
- Oralizar sobre situações cotidianas, explorando o conceito chave;
- Buscar uma estratégia para descobrir se há a mesma quantidade nas coleções;
- Discutir as soluções encontradas pelos alunos;
- Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula;
- Analisar se houve aprendizagem por parte dos alunos, alcançando dessa forma o objetivo proposto.
Conceito-chave
Quantidade de coleções diferentes
Recursos necessários
- Atividade impressa;
- Lápis e borracha;
- Projetor.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Estratégia
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Saber contar até 20;
- Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Inicie questionando os alunos. A partir das respostas, conclua que as coleções citadas pelas crianças podem ser diferentes. Explore as formas de contagem que existem. Esse é o momento de expor o que será estudado nesta aula.
Propósito: Trazer a realidade da criança de encontro com o que será trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- Quem de vocês tem coleções ou já teve?
- Que tipo de coleções?
- Como podemos contar quando temos coleções diferentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize a turma em duplas, previamente estabelecidas por você. Entregue uma atividade para cada aluno propondo que eles busquem soluções de como chegar à resposta. Enquanto os alunos buscam alguma estratégia, circule pela sala indagando alguns alunos sobre como estão resolvendo o problema. Exemplo: “Como você está fazendo? O seu resultado está diferente do resultado do seu colega. Descubra o porquê”. É importante que você observe a socialização das duplas. Se houver discordância entre as duplas, é importante que você intervenha pedindo que cada um explique a sua resolução para que cheguem a uma conclusão do que está correto.
Propósito: Buscar uma estratégia para saber se há a mesma quantidade nas duas coleções.
Discuta com a turma:
- Como podemos descobrir se as duas coleções possuem a mesma quantidade?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos estarão em duplas, portanto, peça que uma dupla de cada vez socialize sua resolução. Nesse momento poderá ocorrer que outras duplas tenham feito da mesma forma. Aproveite situações cotidianas que podem surgir explorando o conceito estudado. Exemplo: coleções de lápis e canetas.
Propósito: Conhecer as estratégias utilizadas pelos colegas na resolução da atividade proposta.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia a sistematização do conceito. Reforce o que fazemos quando temos duas ou mais coleções diferenciadas, e como fazemos para quantificar essas coleções.
Propósito: Explicar que para quantifcar coleções diferentes, é preciso realizar a contagem das coleções separadamente.
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça para as duplas discutirem entre si para chegarem a uma conclusão sobre o que aprenderam na aula de hoje. Logo em seguida, escolha um da dupla para que explicite o que aprenderam.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a situação para todos e peça que resolvam a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando vamos resolver um problema?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Materiais complementares: