10889
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Litros ou mililitros?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16)Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de  capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados ou não.

Recursos necessários

  • Lápis colorido e grafite.
  • Caderno.
  • Atividades impressas.
  • Copos descartáveis com medidas de capacidade diferentes (200 ml, 250 ml e outros disponíveis).
  • Garrafas pet (será utilizada uma por trios ou duplas).
  • Cola.
  • Água (não é necessário ser mineral).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a utilização das medidas de capacidade que conhecem. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas de capacidade presentes em nosso dia a dia e suas funções e usualidades.

Discuta com a turma:

  • O que indicam esses pequenos riscos?
  • Como devem ser usados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Peça para que os alunos se dividam em trios ou duplas e entregue, para cada grupo, uma garrafa pet cheia de água e copos descartáveis. Questione-os sobre a quantidade de copos que ficarão cheios após esvaziar a garrafa. Anote as hipóteses. É importante entregar para grupos distintos copos com capacidades diferentes, mas sem avisá-los e garrafas pet que possuam capacidades iguais. Peça para que comecem a encher os copos até esgotar a garrafa, com cuidado para não derramar água e discutam, no grupo, do por que aquela garrafa encheu aquela quantidade de copos. Peça que registrem com desenho, no caderno, a proposta, com a resolução. Passe nos grupos e ouça as elaborações. Auxilie no desenvolvimento do registro, após a parte prática da atividade.

Propósito: Desenvolver a conceituação e equivalência das medidas de litros e mililitros.

Discuta com a turma:

  • Quantos copos ficarão cheios no final da atividade em cada grupo?
  • Todos os grupos encheram a mesma quantidade de copos?
  • Por que tiveram diferenças?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da solução (slides 5 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Resolução da atividade principal

Discussão da solução (slides 5 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Discussão da solução (slides 5 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Discussão da solução (slides 5 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de saber a capacidade de algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados e suas nomenclaturas.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de saber a capacidade e as nomenclaturas da situação problema (litros e mililitros). Peça para que registrem essas equivalências no caderno.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade em suas embalagens.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O que conhecem que é apresentado com medida de capacidade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver este problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Como podemos saber a capacidade do aquário?
  • Se o balde fosse maior em capacidade, seria necessário transportar mais ou menos para encher o aquário?

Materiais complementares:

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16)Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de  capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados ou não.

Recursos necessários

  • Lápis colorido e grafite.
  • Caderno.
  • Atividades impressas.
  • Copos descartáveis com medidas de capacidade diferentes (200 ml, 250 ml e outros disponíveis).
  • Garrafas pet (será utilizada uma por trios ou duplas).
  • Cola.
  • Água (não é necessário ser mineral).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a utilização das medidas de capacidade que conhecem. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas de capacidade presentes em nosso dia a dia e suas funções e usualidades.

Discuta com a turma:

  • O que indicam esses pequenos riscos?
  • Como devem ser usados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Peça para que os alunos se dividam em trios ou duplas e entregue, para cada grupo, uma garrafa pet cheia de água e copos descartáveis. Questione-os sobre a quantidade de copos que ficarão cheios após esvaziar a garrafa. Anote as hipóteses. É importante entregar para grupos distintos copos com capacidades diferentes, mas sem avisá-los e garrafas pet que possuam capacidades iguais. Peça para que comecem a encher os copos até esgotar a garrafa, com cuidado para não derramar água e discutam, no grupo, do por que aquela garrafa encheu aquela quantidade de copos. Peça que registrem com desenho, no caderno, a proposta, com a resolução. Passe nos grupos e ouça as elaborações. Auxilie no desenvolvimento do registro, após a parte prática da atividade.

Propósito: Desenvolver a conceituação e equivalência das medidas de litros e mililitros.

Discuta com a turma:

  • Quantos copos ficarão cheios no final da atividade em cada grupo?
  • Todos os grupos encheram a mesma quantidade de copos?
  • Por que tiveram diferenças?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
  • O que houve?
  • Por que isso ocorreu?
  • Como podemos saber quanto significa um litro?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de saber a capacidade de algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados e suas nomenclaturas.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de saber a capacidade e as nomenclaturas da situação problema (litros e mililitros). Peça para que registrem essas equivalências no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade em suas embalagens.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O que conhecem que é apresentado com medida de capacidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver este problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Como podemos saber a capacidade do aquário?
  • Se o balde fosse maior em capacidade, seria necessário transportar mais ou menos para encher o aquário?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano