Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Encontrando as medidas!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivos específicos
Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando medidas não padronizadas e padronizadas, envolvendo situações-problema.
Conceito-chave
Medidas padronizadas - estimativas - massa- capacidade - comprimento - situações-problema.
Recursos necessários
- Atividades impressas.
- Lápis.
- Borracha.
- Caderno.
- Cartolina.
- Piloto.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando medidas não padronizadas e padronizadas, envolvendo situações-problema.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
- Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada. Slide (3, 4, 5 e 6 )
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Entregue atividade impressa para os alunos. Organize-os em dupla, por nível de aprendizagem diferentes, garantindo as interações. Leia a situação-problema e peça que eles elaborem uma estratégia para resolvê-la.
Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .
Materiais complementares para impressão:
Retomada.Slide (3, 4, 5 e 6 )
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Destaque que podemos usar medidas padronizadas para fazer medições de comprimentos. Desenvolvendo referências mentais para estimar e medir. Após, finalizarem a atividade, solicite uma dupla para registrarem a resolução. Informe que Guilherme pode encontrar a medida do comprimento da mesa usando o cinto como referência mental, diga que se o cinto tem 1 metro, ele pode estimar que no comprimento da mesa cabem aproximadamente 3 cintos, logo, a mesa terá 3 metros de comprimento. Veja a resolução da atividade.
Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .
Discuta com a turma:
- Vocês sabem alguma medida de um objeto?
- Com base na altura de vocês, qual seria a altura da porta da sala de aula?
- Se eu sei que 5 palmos meus é 1 metro, seria possível eu medir o comprimento da mesa de Guilherme?
Retomada. Slide (3, 4, 5 e 6 )
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Questione de que maneira Guilherme pode encontrar a medida de comprimento da mesa de sua sala. Retome que podemos estimar as medidas, pensando usando referências mentais, pensando na medida do cinto.
Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .
Discuta com a turma:
- De que maneira, a medida do cinto ajudará Guilherme nas suas medições?
- Eu sei que a minha altura é 1,74 m, será que posso estimar a altura da porta da sala?
- De que outra forma , Guilherme podia medir o comprimento da mesa?
- Ele poderia usar os palmos ? Será que ele encontraria uma medida padrão? Por quê?
Retomada. Slide (3, 4, 5 e 6 )
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Após, finalizarem a atividade, solicite uma dupla para registrarem a resolução. Informe que Guilherme pode encontrar a medida do comprimento da mesa usando o cinto como referência mental, diga que se o cinto tem 1 metro , ele pode estimar que no comprimento da mesa cabem aproximadamente 3 cintos, logo, a mesa terá 3 metros de comprimento.
Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .
Discuta com a turma:
- Vocês sabem alguma medida de um objeto?
- Com base na altura de vocês, qual seria a altura da porta da sala de aula?
- Se eu sei que 5 palmos meus é 1 metro, seria possível eu medir o comprimento da mesa de Guilherme?
Atividade principal -Slide ( 7, 8, 9 e 10 )
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Em dupla, que pode ser a mesma que foi estabelecida na atividade de retomada, entregue a atividade principal impressa. Leia as tirinhas que podem serem aplicadas para a turma ou se possível projete-as. Aqui as tirinhas estão nos slides 7,8 e 9. Informe que as tirinhas trazem algumas situações-problema envolvendo medições. Explique que eles irão recorrer as estimativas e as referência das medidas padrões para desenvolverem as estratégias. Destaque que no quadrinho 2 , a questão é estimar a medida da toalha, usando como medida padrão os palmos.
Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.
Discuta com a turma:
- De que maneira, a medida do palmo pode ajudá-los na medição do comprimento da toalha?
- Existem outras medidas que não são padronizadas que podemos usá-las
Materiais Complementares:
Atividade principal -Slide ( 7, 8,9 e 10 )
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Em dupla, que pode ser a mesma que foi estabelecida na atividade de retomada, entregue a atividade principal impressa. Leia as tirinhas que podem serem aplicadas para a turma ou se possível projete-as. Aqui as tirinhas estão nos slides 7,8 e 9. Informe que as tirinhas trazem algumas situações-problema envolvendo medições. Explique que eles irão recorrer as estimativas e as referência das medidas padrões para desenvolverem as estratégias. Destaque que no quadrinho 2 , a questão é estimar a medida da toalha, usando como medida padrão os palmos.
Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.
Discuta com a turma:
- De que maneira, a medida do palmo pode ajudá-los na medição do comprimento da toalha?
- Existem outras medidas que não são padronizadas que podemos usá-las
Atividade principal -Slide ( 7, 8, 9 e 10 )
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Na tirinha seguinte, a questão é encontrar a medida de capacidade. Oriente-os a observar a garrafa e suas marcações como possíveis medidas de padronizadas. No quadro 4, a ideia é estimar a medida de massa, usando como referências o peso do abacaxi com a maçã.
Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.
Discuta com a turma:
- Qual a medida padrão que podemos identificar no quadro 3?
- De que maneira podemos usar a medida padrão de 1l para medir a capacidade da garrafa?
- E, na medida de massa, podemos usar uma medida padrão?
Atividade principal - Slide ( 7, 8, 9 e 10 )
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Durante as resoluções, circule pelas duplas observando as produções das estratégias. Garantindo que eles tenham compreendido as situações-problema e as trocas de ideias. Realize intervenções no sentido que eles recorram ao uso das medidas padronizadas para realizar as medições.
Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )
Orientação: No momento da discussão das soluções, solicite que duas ou mais duplas com estratégias diferentes socializem suas resoluções, registrando-as na lousa e explicando para a turma. É importante que eles compartilhem suas estratégias e como as desenvolveram. Como são mais de um situação-problema, você pode propor que cada dupla apresenta uma resolução, contemplando uma medida. Considere todas as possibilidades de resolução, tornando o momento da discussão rico.
Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.
Discuta com a turma:
- E , será poderíamos dizer que 7 palmos , independente, da pessoa tem 1 m?
- Teria outra medida padronizada para medirmos o comprimento da toalha?
- Os 7 palmos eram equivalentes a quantos quadrados da toalha? Seria possível também estimarmos usando essa referência?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )
Orientação: Faça questionamentos a dupla que estiver apresentando , de forma, que eles expliquem para os colegas como conseguiram estimar a capacidade desenvolvendo uma referências como medidas padrões. Neste caso, peça que eles usem desenhos para demonstrar as resoluções, tornando a estratégia bastante clara e objetiva.
Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.
Discuta com a turma:
- De que maneira as marcações das garrafas ajudaram nas medições?
- E, se elas tivessem bebidos duas garrafas, quantos litros seriam ?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )
Orientação: Oriente que eles façam os registros na lousa, criando esquemas que ajudam a explicar a resolução. Questione-os sobre como chegaram as conclusões. Registre as estratégias em uma cartolina, coloque os nomes das duplas, nomeando as estratégias e afixe na parede da sala. Sempre que ocorrer uma situação-problema envolvendo uso de medidas padronizadas e estimativas, oriente-os a analisarem as estratégias válidas que já foram construídas pelos colegas.
Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.
Discuta com a turma:
- E, se em cada grupo tivesse mais uma maçã e abacaxi, quantos quilos seriam?
- E, se a gente tivesse com as frutas em mãos, como poderíamos pesá-las?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Informe que nas resoluções dos problemas medidas padronizadas foram usadas para realizar as medições. Demonstre usando o exemplo do slide, projete a imagem ou amplie.
Propósito: Validar o uso das medidas padronizadas para resolução de situações-problema envolvendo medidas.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa e peça que, individualmente, resolva a situação-problema. Oriente que eles leiam e destaquem as informações que julgarem importantes para sua resolução. A proposta é avaliar se os alunos ampliaram seus conhecimentos em relação às estimativas e medições envolvendo medidas padronizadas, e sobretudo, desenvolveram referências para encontrar essas medidas. No momento da discussão, permita que eles falem como identificaram na imagens possíveis medidas padronizadas e de que maneira estimaram as medidas. Apresente a resolução da atividade e proponha mais atividades complementares para explorar o conteúdo.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do conteúdo trabalhado.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_05
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na retomada e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A retomada possibilita estimar e utilizar medidas padronizadas para fazer medições de comprimentos, logo é de extrema relevância sua realização, que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 3, 4 e 5 e incentivar os alunos a realizarem a leitura do problema e o solucionarem. Vale ressaltar, o cuidado de deixar o slide 4, fixo na tela, no momento da resolução, visto que contém a imagem necessária para os alunos realizarem a estimativa. Após perceber que estimaram o comprimento da mesa, estimule uma conversa sobre a questão apresentada, permitindo reflexões com os questionamentos do “Discuta com a turma”. E para certificação de suas estimativas, apresente o slide 6 que aborda a resolução da situação.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, as situações apresentadas nos slides 3, 4 e 5, via WhatsApp ou e-mail. Pedindo que eles compartilhem suas estimativas para solucioná-las pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as situações da retomada com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias pegarem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal apresenta nos slides 7, 8, 9 e 10, situações problemas que possibilitam o aluno estabelecer e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas. Sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da atividade da retomada.
Na aula síncrona, você pode apresentar o slide 7 e os demais em 3 etapas, visto que cada um a partir do número 8, aborda uma grandeza diferente.
Assim, sugiro que apresente o slide 8 que aborda a grandeza comprimento, desafie os alunos a realizarem a leitura do problema proposto e solucioná-lo no caderno. Estabeleça um tempo para realização e provoque reflexões com os questionamentos do “Discuta com a turma”. Em seguida, oportunize o mesmo trabalho com o slide 9 e depois com o slide 10.
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar as telas dos slides 7, 8, 9 e 10, acrescentar as orientações e questionamentos e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, as resoluções devem ser socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que os alunos expliquem seu raciocínio e para que todas as estratégias de resolução sejam discutidas.
Após a discussão das estratégias de cada problema solucionado, você pode apresentar os slides 11, 12 e 13 (um por vez e correspondente a cada problema), que apresentam a Discussão da solução, possibilitando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 11, 12 e 13), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 14) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 15, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas realizando estimativas e medições envolvendo medidas padronizadas e outras referências.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivos específicos
Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando medidas não padronizadas e padronizadas, envolvendo situações-problema.
Conceito-chave
Medidas padronizadas - estimativas - massa- capacidade - comprimento - situações-problema.
Recursos necessários
- Atividades impressas.
- Lápis.
- Borracha.
- Caderno.
- Cartolina.
- Piloto.