Plano de Aula

Plano de aula: Encontrando as medidas!

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).

Objetivos específicos

Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando  medidas não padronizadas e padronizadas, envolvendo situações-problema.



Conceito-chave

Medidas padronizadas - estimativas - massa- capacidade - comprimento - situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressas.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Caderno.
  • Cartolina.
  • Piloto.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando  medidas não padronizadas e padronizadas, envolvendo situações-problema.