GEO9_10UND01 - Ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Conservação ambiental e uso sustentável praticados por povos da Ásia e Oceania
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano:
Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é abordar o modo de vida de grupos que fazem uso sustentável de recursos naturais mesmo diante das Revoluções Industriais ocorridas em nossa história.
Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE04 que aborda as manifestações culturais na formação populacional, incluindo a valorização de identidades e interculturalidades regionais. E também a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.
Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também folha tamanho A4 (branca, colorida ou reciclada); régua; lápis; lápis de cor (e/ou giz de cera, e/ou canetinhas); tesoura e cola. E, se for fácil obter, papel canson ou cartolina para confecção da capa do material produzido pelos alunos.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QeMZwx5EJkbvxsYA875ZMeD3v8EPjdf9F95jx887MKtdyWfsGmbqkChT7HMV/geo9-10und01-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bwqSAMKRbqUXGSnCwEeBUe8t9X5xqGGSYPeagpvUmqj359FFhYfXJwU4m2sW/geo9-10und01-problematizacao.pdf
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JCaNWBr4eHWDsb63wu5wPcTMkD8SHU6ytXs5PAFqQtYp2s8aaW5tP8jew6a8/geo9-10und01-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wmu2zbzx2DC6dVePKYPeg4CbpRUvRbUKyBcEaQuP6Hkb9Cmg3Ns4Dc5fszTh/geo9-10und01-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Em meio às transformações e impactos do processo de industrialização, que demandaram pelo uso intenso de recursos naturais, existem ainda no mundo inúmeras comunidades que buscam manter suas tradições e conservam uma relação de uso dos recursos naturais de maneira sustentável, e acabam por representar uma espécie de resistência.
Para saber um pouco mais sobre essas comunidades e até mesmo se interar da relação espiritual que elas mantêm com a natureza, leia o material a seguir. Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada de “sala de aula invertida” (flipped learning) e sobre fanzines.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aborígenes Australianos. Mundo Educação. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm>. Acesso em: 22 jan. 2019.
LACERDA, Carlos de Brito. Ambiente escolar: o protagonismo do estudante com fanzines. Imaginário!, n. 6, junho/2014. Disponível em: <http://www.memorialhqpb.org/ebooks/imaginario-06-pdf/5-%20carloslacerda.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Maoris da Nova Zelândia. Portal Oceania. Disponível em:
<https://portaloceania.com/nz-life-maoris-port.htm>. Acesso em 22 jan. 2019.
Os Dongria Kondh. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/dongria>. Acesso em: 22 jan. 2019.
SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.
Contextos prévios:
É necessário que o aluno tenha compreensão da definição de uso sustentável.
Será fundamental também que eles tenham pesquisado previamente sobre um dos três grupos (maori, aborígene ou kondhs) - aula invertida/ flipped learning - e separar material (ou confeccionar) para elaborar a atividade da ação propositiva.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em trios. A temática é sobre comunidades tradicionais da Oceania e Ásia que, como uma resistência às transformações do espaço e das sociedades, que passaram por diferentes Revoluções Industriais, praticando o uso sustentável dos recursos naturais.
Como atividade os alunos farão um fanzine sobre uma das três comunidades: aborígene, kondh ou maori.
Para o desenvolvimento do fanzine é necessário que eles pesquisem, estudem e separem material para a confecção. Essa preparação prévia é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, livros, revistas, atlas e dicionários.
A fim de facilitar o acesso ao material digital, listamos abaixo sites com informações sobre as três comunidades.
Convencionou-se chamar de fanzines as revistas alternativas, que trazem textos, ilustrações e outras expressões artísticas. Geralmente um fanzine é feito com desenhos, (pode ser recorte e colagens), ilustrações, história em quadrinhos, charges, textos, podendo ainda ser feito de maneira individual ou coletiva. Geralmente o autor monta seu material/revista em folha tamanho A4 dobrada ao meio. Ele é responsável por todas as etapas do processo, da criação à distribuição (ANDRAUS, 2006).
Passe as orientações elencadas a seguir previamente para a classe:
- É importante que eles façam a divisão dos trios antecipadamente determinando qual das três comunidade, maori, aborígene e Kondh, irão pesquisar;
- Deixe claro que eles deverão buscar informações nos estudos e escrever no caderno (fichamento) as principais características das comunidades e aspectos do convívio harmônico e respeitoso com a natureza;
- Devem buscar também incluir aspectos sobre os impactos do processo de industrialização no decorrer da história dessas comunidades;
- Para o texto a ser inserido no fanzine, além das características, eles deverão anotar no caderno aspectos que consideram importantes de serem associados a essas comunidades. Eles ainda podem buscar músicas, contos e poemas;
- É pertinente que consigam um mapa de localização da comunidade e o reproduzam para colar no fanzine;
- Caso eles não tenham como imprimir imagens da comunidade, peçam que busquem fazer um ou dois desenhos; é fundamental que levem este material para confecção do fanzine;
- Esclareça que eles farão a confecção de um material conjuntamente, e que, a filosofia para o desenvolvimento desse material em específico é o uso da criatividade, da troca de ideias e da fraternidade.
Sugestões de sites para pesquisa dos alunos:
Aborígenes - Austrália
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aborígenes Australianos. Mundo Educação. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm>. Acesso em: 22 jan. 2019.
Os aborígenes. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/aborigenes>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Kondh - Índia
Os Dongria Kondh. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/dongria>. Acesso em: 22 jan. 2019.
Maoris - Nova Zelândia
Maoris da Nova Zelândia. Portal Oceania. Disponível em:
<https://portaloceania.com/nz-life-maoris-port.htm>. Acesso em 22 jan. 2019.
Maori. Britannica Escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/maori/481829>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Para você saber mais:
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. 289 f. Tese ( Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/pt-br.php>.
Acesso em: 21 jan. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você). Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos.
Pergunte se eles já ouviram falar dos maoris e de seu modo de vida.
Os maoris são comunidades nativas da Nova Zelândia e significa “povo original” em oposição aos colonizadores, vindos de fora, denominados por eles de “pakeha”.
Atualmente a população é estimada em 600 mil habitantes, espalhados por toda a ilha neozelandesa.
Para eles a natureza é sagrada, viva e representa vários deuses, sendo assim, o modo de vida tem um respeito profundo pelos elementos existentes em sua comunidade, já que tudo que existe tem um espírito denominado de “mana”.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QeMZwx5EJkbvxsYA875ZMeD3v8EPjdf9F95jx887MKtdyWfsGmbqkChT7HMV/geo9-10und01-contextualizacao.pdf
Fonte da Imagem: New Zealand - Maori rowing. Wikimedia Commons. Disponível em:
Para saber mais:
A fim de refinar o conceito sobre conservação e preservação, da qual nos utilizamos neste slide, sugerimos a leitura do material a seguir:
BALDASSIN, Paula. Diferenças entre conservação e preservação ambiental. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/diferenca-entre-conservacao-e-preservacao-ambiental/>. Acesso em: 28 jan. 2019.
Como adequar à sua realidade:
Questione os alunos se eles têm conhecimento de comunidades tradicionais existentes e seus estados. Caso tenha, peçam para que relatem um pouco sobre elas.
Contextualização
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você). Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos.
Pergunte se eles já ouviram falar dos aborígenes e dos kondhs e de seus modos de vidas.
Os Kondh são comunidades que vivem em área de colinas e selva. Atualmente é estimado que exista 1,8 milhões deles espalhados por áreas montanhosas e de planície (pequena parte), na região de Orissa, na Índia. Essa população ainda conserva um modo de vida tradicional, praticamente intocado por pessoas de fora. Esse isolamento em parte é devido a geografia do lugar, mas também tem como objetivo conservar e adorar seus deuses e os elementos da natureza, principalmente as colinas e os riachos.
Os aborígenes são nativos da Austrália. A estimativa é que a população atual seja de aproximadamente 750 mil indivíduos. Eles estão espalhados por inúmeras regiões do país, e assim como os maoris e kondls, estabelecem uma relação de respeito e sustentabilidade no uso dos recursos naturais.
Fonte da imagem:
Kutia Kondh House. WiKimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kutia_Kondh_House.jpg>. Acesso em: 21 jan. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você).
Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre os impactos negativos decorrentes da industrialização (imagem 01 - poluição) e a demanda por recursos naturais (imagem 02 - destruição de floresta).
Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como parâmetro o que estudaram sobre as comunidades tradicionais e sua relação respeitosa com a natureza. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los a ponderar sobre as diferentes realidades das sociedades envolvidas.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bwqSAMKRbqUXGSnCwEeBUe8t9X5xqGGSYPeagpvUmqj359FFhYfXJwU4m2sW/geo9-10und01-problematizacao.pdf
Fonte da imagem:
Imagem 01: Usina-Indústria-Chaminé. Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/usina-ind%C3%BAstria-chamin%C3%A9-2411932/>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Imagem 02: Riau deforestation 2006. Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Riau_deforestation_2006.jpg>. Acesso em: 23 jan. 2019.
Como adequar à sua realidade:
Questione os alunos como está a conservação dos rios e se eles sabem qual a principal demanda por matéria prima de seu município.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciada por você), caso não seja possível, leia o texto para os alunos.
Pergunte se alguém sabe o que é um fanzine.
É importante eles saberem as principais características desse material, que acabou sendo criado com o intuito de informalmente passar informações. O autor é responsável por todo o processo de produção, que vai desde a ideia inicial, à coleta de dados/informações, diagramação, a escolha das ilustrações, número de páginas e montagem (ANDRAUS, 2006).
Diga que eles trabalharão em trios, e embora algumas características do processo de confecção não serem deles, como o tema e o número de páginas, por exemplo, eles devem ter em mente o lema: fraternidade, troca de ideias e criatividade.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JCaNWBr4eHWDsb63wu5wPcTMkD8SHU6ytXs5PAFqQtYp2s8aaW5tP8jew6a8/geo9-10und01-acao-propositiva.pdf
Fonte da imagem:
Fanzines. Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fanzines.jpg>. Acesso em: 21 jan. 2019.
Para você saber mais:
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. 289 f. Tese ( Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/pt-br.php.
Acesso em: 21 jan. 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciada por você), caso não seja possível, leia o texto para os alunos e reproduza no quadro o esquema de montagem.
Peça para que sigam as instruções e dividam a folha de tamanho A4 ao meio. O fanzine do trio terá 4 páginas.
Explique que não será possível fazer com mais páginas em função do tempo da aula.
Ação Propositiva
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciada por você), caso não seja possível, copie o texto no quadro.
Peça para que os alunos sigam as instruções e iniciem a confecção de seu fanzine. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.
Caso tenha disponível a cartolina ou papel canson, peça inicialmente que eles colem a folha A4 nesse material, o que dará maior firmeza ao fanzine elaborado por eles.
É esperado que eles tenham conseguido separar o material pesquisado a fim de inserir e colar na confecção do fanzine.
Em relação ao uso sustentável dos recursos naturais é previsto que eles escrevam sobre a relação mais sustentável e de respeito que as sociedades possuem com o lugar que habitam.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Esta etapa é dedicada a troca de informações sobre as comunidades e seu modo de vida.
Se você considerar adequado sugira realizar futuramente uma exposição do material confeccionado.
É esperado que eles falem da relação de uso sustentável que as comunidades estabelecem, mantendo um modo de vida que impacta muito pouco o meio ambiente.
Por serem comunidades com aspectos bastante ricos culturalmente, é esperado que essas características sejam relatadas, como danças, culinária, pinturas e tatuagens pelo corpo, dentre outras (significados diversos).
Essa condição de conservação só foi possível porque além de serem comunidades, que mantiveram suas tradições, contam com algum apoio (governamentais e não governamentais), demonstrando uma resistência mediante as transformações do espaço e da sociedade.
As três comunidades sofreram direta e indiretamente com as Revoluções industriais e houve nos três casos intensos conflitos com os colonizadores, parte da população foi dizimada e suas terras foram tomadas e exploradas por mineradoras, principalmente, que necessitavam de matéria prima para as indústrias. No caso dos aborígenes e maoris, parte da população acabou indo trabalhar nas cidades.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wmu2zbzx2DC6dVePKYPeg4CbpRUvRbUKyBcEaQuP6Hkb9Cmg3Ns4Dc5fszTh/geo9-10und01-sistematizacao.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é abordar o modo de vida de povos que têm como filosofia de vida a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, mesmo diante das Revoluções Industriais ocorridas no decorrer da história. Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em trios. Como atividade, os alunos farão um fanzine sobre uma das três comunidades: aborígene, kondh ou maori. Solicite que façam uma pesquisa prévia sobre essas comunidades antes da aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor de respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos os arquivos disponíveis aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem as fotos e lerem os parágrafos abaixo delas. Pergunte se eles já ouviram falar dos maoris e de seu modo de vida. Os maoris são comunidades nativas da Nova Zelândia, e a palavra significa “povo original”, em oposição aos colonizadores, vindos de fora, denominados por eles de “pakeha”. Pergunte se eles já ouviram falar dos aborígenes e dos kondhs e de seus modos de vidas. Os kondh são comunidades que vivem em área de colinas e selva. Atualmente, é estimado que exista 1,8 milhão deles espalhados por áreas montanhosas e de planície (pequena parte), na região de Orissa, na Índia. Os aborígenes são nativos da Austrália. A estimativa é que a população atual seja de aproximadamente 750 mil indivíduos. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos os arquivos disponíveis aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem as fotos e lerem as questões abaixo delas. Deixe claro que não é para os alunos responderem aos questionamentos, mas refletirem sobre eles, tendo como parâmetro o que estudaram sobre as comunidades tradicionais e sua relação respeitosa com a natureza. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los a ponderar sobre as diferentes realidades das sociedades envolvidas. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo esta etapa. Envie aos alunos o arquivo disponível aqui, que detalha o que é e como fazer um fanzine. Separados em trios, eles devem começar a produção. Professor, aconselhe os alunos a marcarem um momento síncrono, via Google Meet ou o WhatsApp, para facilitar a produção do material. Peça que sigam as instruções e dividam a folha de tamanho A4 ao meio. O fanzine do trio terá 4 páginas. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Solicite que os alunos enviem suas produções pelo WhatsApp, para que todos possam ler e analisar os materiais. Você pode gravar um áudio ou enviar a reflexão disponível aqui ao grupo. Esta etapa é dedicada à troca de informações sobre as comunidades e seu modo de vida. É esperado que eles falem da relação de uso sustentável que as comunidades estabelecem, mantendo um modo de vida que impacta muito pouco no meio ambiente. Por serem comunidades com aspectos bastante ricos culturalmente, é esperado que essas características sejam relatadas, como danças, culinária, pinturas e tatuagens pelo corpo, dentre outras (significados diversos). Tempo estimado: 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre os maoris, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Abordar o modo de vida de povos que têm como filosofia de vida a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais mesmo diante das Revoluções Industriais ocorridas no decorrer da história.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.