Plano de Aula

Plano de aula: Conservação ambiental e uso sustentável praticados por povos da Ásia e Oceania

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é abordar o modo de vida de grupos que fazem uso sustentável de recursos naturais mesmo diante das Revoluções Industriais ocorridas em nossa história.

Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE04 que aborda as manifestações culturais na formação populacional, incluindo a valorização de identidades e interculturalidades regionais. E também a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.

Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também folha tamanho A4 (branca, colorida ou reciclada); régua; lápis; lápis de cor (e/ou giz de cera, e/ou canetinhas); tesoura e cola. E, se for fácil obter, papel canson ou cartolina para confecção da capa do material produzido pelos alunos.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QeMZwx5EJkbvxsYA875ZMeD3v8EPjdf9F95jx887MKtdyWfsGmbqkChT7HMV/geo9-10und01-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bwqSAMKRbqUXGSnCwEeBUe8t9X5xqGGSYPeagpvUmqj359FFhYfXJwU4m2sW/geo9-10und01-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JCaNWBr4eHWDsb63wu5wPcTMkD8SHU6ytXs5PAFqQtYp2s8aaW5tP8jew6a8/geo9-10und01-acao-propositiva.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wmu2zbzx2DC6dVePKYPeg4CbpRUvRbUKyBcEaQuP6Hkb9Cmg3Ns4Dc5fszTh/geo9-10und01-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Em meio às transformações e impactos do processo de industrialização, que demandaram pelo uso intenso de recursos naturais, existem ainda no mundo inúmeras comunidades que buscam manter suas tradições e conservam uma relação de uso dos recursos naturais de maneira sustentável, e acabam por representar uma espécie de resistência.

Para saber um pouco mais sobre essas comunidades e até mesmo se interar da relação espiritual que elas mantêm com a natureza, leia o material a seguir. Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada de “sala de aula invertida” (flipped learning) e sobre fanzines.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aborígenes Australianos. Mundo Educação. Disponível em:

<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm>. Acesso em: 22 jan. 2019.

LACERDA, Carlos de Brito. Ambiente escolar: o protagonismo do estudante com fanzines. Imaginário!, n. 6, junho/2014. Disponível em: <http://www.memorialhqpb.org/ebooks/imaginario-06-pdf/5-%20carloslacerda.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Maoris da Nova Zelândia. Portal Oceania. Disponível em:

<https://portaloceania.com/nz-life-maoris-port.htm>. Acesso em 22 jan. 2019.

Os Dongria Kondh. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/dongria>. Acesso em: 22 jan. 2019.

SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que o aluno tenha compreensão da definição de uso sustentável.

Será fundamental também que eles tenham pesquisado previamente sobre um dos três grupos (maori, aborígene ou kondhs) - aula invertida/ flipped learning - e separar material (ou confeccionar) para elaborar a atividade da ação propositiva.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em trios. A temática é sobre comunidades tradicionais da Oceania e Ásia que, como uma resistência às transformações do espaço e das sociedades, que passaram por diferentes Revoluções Industriais, praticando o uso sustentável dos recursos naturais.

Como atividade os alunos farão um fanzine sobre uma das três comunidades: aborígene, kondh ou maori.

Para o desenvolvimento do fanzine é necessário que eles pesquisem, estudem e separem material para a confecção. Essa preparação prévia é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, livros, revistas, atlas e dicionários.

A fim de facilitar o acesso ao material digital, listamos abaixo sites com informações sobre as três comunidades.

Convencionou-se chamar de fanzines as revistas alternativas, que trazem textos, ilustrações e outras expressões artísticas. Geralmente um fanzine é feito com desenhos, (pode ser recorte e colagens), ilustrações, história em quadrinhos, charges, textos, podendo ainda ser feito de maneira individual ou coletiva. Geralmente o autor monta seu material/revista em folha tamanho A4 dobrada ao meio. Ele é responsável por todas as etapas do processo, da criação à distribuição (ANDRAUS, 2006).

Passe as orientações elencadas a seguir previamente para a classe:

  • É importante que eles façam a divisão dos trios antecipadamente determinando qual das três comunidade, maori, aborígene e Kondh, irão pesquisar;
  • Deixe claro que eles deverão buscar informações nos estudos e escrever no caderno (fichamento) as principais características das comunidades e aspectos do convívio harmônico e respeitoso com a natureza;
  • Devem buscar também incluir aspectos sobre os impactos do processo de industrialização no decorrer da história dessas comunidades;
  • Para o texto a ser inserido no fanzine, além das características, eles deverão anotar no caderno aspectos que consideram importantes de serem associados a essas comunidades. Eles ainda podem buscar músicas, contos e poemas;
  • É pertinente que consigam um mapa de localização da comunidade e o reproduzam para colar no fanzine;
  • Caso eles não tenham como imprimir imagens da comunidade, peçam que busquem fazer um ou dois desenhos; é fundamental que levem este material para confecção do fanzine;
  • Esclareça que eles farão a confecção de um material conjuntamente, e que, a filosofia para o desenvolvimento desse material em específico é o uso da criatividade, da troca de ideias e da fraternidade.

Sugestões de sites para pesquisa dos alunos:

Aborígenes - Austrália

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aborígenes Australianos. Mundo Educação. Disponível em:

<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Os aborígenes. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/aborigenes>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Kondh - Índia

Os Dongria Kondh. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/dongria>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Maoris - Nova Zelândia

Maoris da Nova Zelândia. Portal Oceania. Disponível em:

<https://portaloceania.com/nz-life-maoris-port.htm>. Acesso em 22 jan. 2019.

Maori. Britannica Escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/maori/481829>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Para você saber mais:

ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. 289 f. Tese ( Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/pt-br.php>.

Acesso em: 21 jan. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados