GEO9_10UND01 - Ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Conservação ambiental e uso sustentável praticados por povos da Ásia e Oceania
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais
Por: Cibele Oliveira
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano:
Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é abordar o modo de vida de grupos que fazem uso sustentável de recursos naturais mesmo diante das Revoluções Industriais ocorridas em nossa história.
Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE04 que aborda as manifestações culturais na formação populacional, incluindo a valorização de identidades e interculturalidades regionais. E também a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.
Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também folha tamanho A4 (branca, colorida ou reciclada); régua; lápis; lápis de cor (e/ou giz de cera, e/ou canetinhas); tesoura e cola. E, se for fácil obter, papel canson ou cartolina para confecção da capa do material produzido pelos alunos.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QeMZwx5EJkbvxsYA875ZMeD3v8EPjdf9F95jx887MKtdyWfsGmbqkChT7HMV/geo9-10und01-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bwqSAMKRbqUXGSnCwEeBUe8t9X5xqGGSYPeagpvUmqj359FFhYfXJwU4m2sW/geo9-10und01-problematizacao.pdf
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JCaNWBr4eHWDsb63wu5wPcTMkD8SHU6ytXs5PAFqQtYp2s8aaW5tP8jew6a8/geo9-10und01-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wmu2zbzx2DC6dVePKYPeg4CbpRUvRbUKyBcEaQuP6Hkb9Cmg3Ns4Dc5fszTh/geo9-10und01-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Em meio às transformações e impactos do processo de industrialização, que demandaram pelo uso intenso de recursos naturais, existem ainda no mundo inúmeras comunidades que buscam manter suas tradições e conservam uma relação de uso dos recursos naturais de maneira sustentável, e acabam por representar uma espécie de resistência.
Para saber um pouco mais sobre essas comunidades e até mesmo se interar da relação espiritual que elas mantêm com a natureza, leia o material a seguir. Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada de “sala de aula invertida” (flipped learning) e sobre fanzines.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aborígenes Australianos. Mundo Educação. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm>. Acesso em: 22 jan. 2019.
LACERDA, Carlos de Brito. Ambiente escolar: o protagonismo do estudante com fanzines. Imaginário!, n. 6, junho/2014. Disponível em: <http://www.memorialhqpb.org/ebooks/imaginario-06-pdf/5-%20carloslacerda.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Maoris da Nova Zelândia. Portal Oceania. Disponível em:
<https://portaloceania.com/nz-life-maoris-port.htm>. Acesso em 22 jan. 2019.
Os Dongria Kondh. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/dongria>. Acesso em: 22 jan. 2019.
SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.
Contextos prévios:
É necessário que o aluno tenha compreensão da definição de uso sustentável.
Será fundamental também que eles tenham pesquisado previamente sobre um dos três grupos (maori, aborígene ou kondhs) - aula invertida/ flipped learning - e separar material (ou confeccionar) para elaborar a atividade da ação propositiva.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em trios. A temática é sobre comunidades tradicionais da Oceania e Ásia que, como uma resistência às transformações do espaço e das sociedades, que passaram por diferentes Revoluções Industriais, praticando o uso sustentável dos recursos naturais.
Como atividade os alunos farão um fanzine sobre uma das três comunidades: aborígene, kondh ou maori.
Para o desenvolvimento do fanzine é necessário que eles pesquisem, estudem e separem material para a confecção. Essa preparação prévia é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, livros, revistas, atlas e dicionários.
A fim de facilitar o acesso ao material digital, listamos abaixo sites com informações sobre as três comunidades.
Convencionou-se chamar de fanzines as revistas alternativas, que trazem textos, ilustrações e outras expressões artísticas. Geralmente um fanzine é feito com desenhos, (pode ser recorte e colagens), ilustrações, história em quadrinhos, charges, textos, podendo ainda ser feito de maneira individual ou coletiva. Geralmente o autor monta seu material/revista em folha tamanho A4 dobrada ao meio. Ele é responsável por todas as etapas do processo, da criação à distribuição (ANDRAUS, 2006).
Passe as orientações elencadas a seguir previamente para a classe:
- É importante que eles façam a divisão dos trios antecipadamente determinando qual das três comunidade, maori, aborígene e Kondh, irão pesquisar;
- Deixe claro que eles deverão buscar informações nos estudos e escrever no caderno (fichamento) as principais características das comunidades e aspectos do convívio harmônico e respeitoso com a natureza;
- Devem buscar também incluir aspectos sobre os impactos do processo de industrialização no decorrer da história dessas comunidades;
- Para o texto a ser inserido no fanzine, além das características, eles deverão anotar no caderno aspectos que consideram importantes de serem associados a essas comunidades. Eles ainda podem buscar músicas, contos e poemas;
- É pertinente que consigam um mapa de localização da comunidade e o reproduzam para colar no fanzine;
- Caso eles não tenham como imprimir imagens da comunidade, peçam que busquem fazer um ou dois desenhos; é fundamental que levem este material para confecção do fanzine;
- Esclareça que eles farão a confecção de um material conjuntamente, e que, a filosofia para o desenvolvimento desse material em específico é o uso da criatividade, da troca de ideias e da fraternidade.
Sugestões de sites para pesquisa dos alunos:
Aborígenes - Austrália
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aborígenes Australianos. Mundo Educação. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm>. Acesso em: 22 jan. 2019.
Os aborígenes. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/aborigenes>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Kondh - Índia
Os Dongria Kondh. Survival Brasil. Disponível em: <https://www.survivalbrasil.org/povos/dongria>. Acesso em: 22 jan. 2019.
Maoris - Nova Zelândia
Maoris da Nova Zelândia. Portal Oceania. Disponível em:
<https://portaloceania.com/nz-life-maoris-port.htm>. Acesso em 22 jan. 2019.
Maori. Britannica Escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/maori/481829>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Para você saber mais:
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. 289 f. Tese ( Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/pt-br.php>.
Acesso em: 21 jan. 2019.
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