Plano de Aula

Plano de aula: Turismo diante da sociedade urbana

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais, oportunizando assim avanços na compreensão sobre o tema. Essas habilidades são conexas pois foi a partir das Revolução Industrial que ocorreu o desenvolvimento dos meios de transporte e criação de leis trabalhistas com período dedicado ao descanso remunerado. Houve também o êxodo rural, que levou a uma concentração populacional (urbanização). Essa concentração, e os problemas gerados por ela (como poluição sonora,,enchentes, trânsito, acúmulo de lixo etc.), fez com que surgisse uma necessidade de afastamento temporário das grandes cidades, aparecendo assim, o turismo praticado de maneira planejada.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

  • 1 Folha tamanho A4 por dupla ou trio;
  • Lápis de cor, canetinha, lápis, borracha, caneta, cola, tesoura;
  • Imagens (colagem) - opcional;
  • Fita adesiva para colar os panfletos (exposição).

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WYcCGs4jgfDGemhJBgxWs7HNUj3zSSb2KjarA6w4qW6svXuthG8Zp6gYYMrm/geo9-und1003-contextualizacao-industrializacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GTnbqVzs3YZf89jUYXtJqf9tCSByUK3QDhqUshZAYVEzG8bUZHxsPqMUBk3z/geo9-und1003-problematizacao-atividade.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ygZKxUX4hfgJXyCHrFrydTYf4Myj8b9EWTvwwmnEhuxQBWJKk3UDNUnECEEA/geo9-und1003-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TUcBNApuzjr6ksaDktjxDTtWbPJMmMTBcnvtSW358rVXma2Tucrb9B6qZ7TD/geo09-und1003-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Os processos de industrialização levaram à mudanças profundas, incluindo a ampliação da urbanização. Houve também como consequência transformações no modo de vida e a práticas de novas atividades como o turismo. Afim de dar apoio para a realização desta aula, elencamos a seguir leituras sobre a temática da industrialização, urbanização, turismo e sustentabilidade.

“Industrialização e urbanização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm. Acesso em: 10 fev. 2019.

“Revolução Industrial e a questão ambiental” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/a-revolucao-industrial-e-a-poluicao. Acesso em: 10 fev. 2019.

“Turismo e sustentabilidade” de Isabel Duarte de Almeida e Nuno Alexandre Abranja. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1874/506-1760-1-PB.pdf?sequence=1. Acesso em: 09 fev. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais. Será necessário também que o aluno tenha entendimento da definição de uso sustentável.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas ou trios. A temática é sobre a prática do turismo e as consequências para a sociedade mediante ao processo de industrialização, que levou à urbanização e a introdução de novas atividades para atender às mudanças do modo de vida e comportamento.

Como atividade os alunos farão um folheto (folha A4) contendo informações sobre um lugar de interesse turístico da Ásia, da Europa ou Oceania. Além das informações de interesse turístico eles deverão inserir recomendações/orientações de como agir para não degradar o lugar.

Conhecedor(a) de sua turma e dos materiais disponíveis de sua unidade escolar, fica a seu critério solicitar ou não que façam uma pesquisa prévia sobre lugares turísticos a serem abordados, bem como levem imagens deste lugar para colar no material a ser confeccionado. Outra opção, é ilustrarem com desenhos feitos por eles.

As revoluções industriais levaram a processo de amplas mudanças e consequentemente do modo de vida. Com a urbanização, a construção de novos espaços se desenvolveram novas práticas de atividades econômicas, incluindo o turismo, que é também uma prática social. Como qualquer atividade o turismo também causa impactos negativos, levando a degradação de inúmeros lugares com distintas consequências. Esta aula visa levá-los a refletir sobre determinadas situações e tem como proposta a elaboração de uma ação propositiva pensando no uso responsável.

Como adequar à sua realidade:

Questione se no município ou na região onde se localiza a unidade escolar há lugares de interesse turístico, caso não tenha peça para que exemplifiquem com outros na qual eles já visitaram ou tenham interesse de conhecer. Pergunte também se esses lugares estão sendo utilizados de forma correta. E como é de forma geral como é o comportamento dos turistas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados