GEO9_UND1002 - Contextualização - Rio Ganges
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos hídricos da Índia: poluição e suas consequências para a sociedade e o meio ambiente
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano:
Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula o objetivo é abordar as consequências sociais e ambientais em rios da Índia decorrentes da poluição hídrica nas últimas décadas. Ela pode ser associada a outras habilidades, como a EF09GE02 que analisa as consequências da atuação de corporações e empresas multinacionais nos diferentes países "periféricos" e a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis, borracha e caderno.
Relógio para cronometrar o tempo em cada estação (etapa da ação propositiva).
Material complementar:
Contextualização
Problematização
Ação Propositiva
Sistematização
Para você saber mais:
A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre a importância mística e religiosa da água na Índia, bem como do uso do recurso de forma inadequada, incluindo o setor industrial (um dos maiores poluidores). Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada “rotação por estações”.
“A crise da água na Índia” de José Eustáquio Diniz Alves. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2014/04/04/a-crise-de-agua-na-india-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso em: 03 fev. 2019.
“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 28 jan. 2019.
“Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem” de Claudio Sassaki. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 02
“Poluição hídrica” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm. Acesso em 28 jan. 2019.
“Na Índia, 80% do esgoto é despejado nos rios do país sem tratamento” do site UOl - Caderno de Meio Ambiente. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/03/05/na-india-80-do-esgoto-e-despejado-nos-rios-do-pais-sem-tratamento.htm. Acesso em: 02 fev. 2019.
Contextos prévios:
Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais decorrentes da poluição hídrica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que seja 3 ou 6 (para poder trocar o material), dependendo do número de alunos. A temática é sobre os recursos hídricos na Índia tendo como foco a poluição e as consequências para a sociedade e para o meio ambiente.
Como atividade os alunos deverão desenvolver o pensamento crítico e propor soluções ao analisar três situações que abordam a poluição/contaminação de rios e lago na Índia. Para tanto a ação propositiva será baseada na metodologia ativa de rotação de estações.
A cada estação, que possui um tempo pré determinado para ser realizada, o aluno deverá analisar o material e tecer considerações conforme as orientações propostas. Ao final irão fazer a exposição do que analisaram e proferir sobre possíveis melhoras para o uso dos recursos hídricos.
Interpretar e analisar fatos e propor soluções é uma habilidade que está contemplada na competência de número 2 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência do pensamento. Esta habilidade tem como objetivo levar o aluno, no papel de protagonista, a usar a criticidade, a criatividade, a dedução e a intuição para explorar e propor ideias e soluções para os problemas.
A escolha pela Índia e o uso que faz dos recursos hídricos tem como premissa avaliar como um país que se utiliza da água em rituais sagradas, a considerando uma importante fonte de purificação, não faz o tratamento de esgoto e despeja, em grande quantidade, resíduos diretamente nos rios e lagos, contaminando o solo e mananciais.
Grande parte da poluição acontece pelo setor industrial. A legislação falha, a fiscalização quase inexistente, o aumento considerável da população e na economia (que requer o uso de mais recursos naturais) aliada à falta de consciência, leva ao esgotamento do uso dos recursos hídricos no país.
Como adequar à sua realidade:
Questione como está o uso dos recursos hídricos no município onde se localiza a escola. Avalie conjuntamente se estão poluídos ou degradados. Pergunte também se há um setor da economia que mais polui, e se os moradores têm consciência sobre o uso adequado da água.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você). Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos. Pergunte se eles sabem da importância mística e religiosa dos rios na Índia, país na qual os rios são considerados extensões dos deuses.
Material Complementar:
Contextualização
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Peça para os alunos observarem os detalhes e as construções que foram construídas às margens dos rios.
Explique que para facilitar o acesso às águas dos rios e lagos (uso para diversas finalidades), foram construídos os ghats, que são enormes escadas, e os stepwells, escadas que dão acesso aos poços. Essas construções visam principalmente auxiliar a realização dos festivais e celebrações religiosas.
Fonte da imagem: Wikimidia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Haridawar.jpg. Acesso em: 01 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre o uso inadequado dos recursos hídricos, portanto, deixe claro que não é para responder aos questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como parâmetro os conhecimentos prévios acerca do uso adequado das águas.
Fonte da imagem:
DW Brasil. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/ganges-a-morte-de-um-rio-sagrado/g-39649057. Acesso em: 02 fev. 2019.
Material Complementar:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível, leia o texto para os alunos.
Diga que irão trabalhar em grupos, 3 ou 6 dependendo da quantidade de alunos da sala. Caso sua opção seja por 6 grupos, você deverá providenciar duas cópias do material complementar desta etapa (ação propositiva).
A aula é baseada na metodologia denominada “rotação de estações”, na qual se cria na sala um espécie de circuito. É previsto por essa metodologia que se use ao menos uma tecnologia digital, no caso pode ser o vídeo projetado no notebook, tablet ou até mesmo celular (para grupos menos numerosos). Caso sua unidade escolar não disponibilize, você pode realizar a atividade usando a cópia do material, que contém informação e uma imagem sobre o problema. Cada grupo vai trabalhar uma atividade (estação) diferente, após o período de 6 minutos o material circula, de modo que ao final dos 18 minutos todos terão analisado os três recursos hídricos.
Estações:
1ª estação - vídeo - Cães ficam com pelagem azul - Mumbai - Rio Kadasi.
Link para acessar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Fj5HZmNQJ2w
Caso não seja possível passar o vídeo, utilize a cópia do material complementar.
2ª estação - texto - Lago pega fogo - Bangalore - Lago Bellandur.
3ª estação - manchete - Ganges poluído
O tempo restante desta etapa, 17 minutos, será dedicado a exposição das análises.
Material Complementar:
Materiais para as estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdAe59z2pvEsWrtrzE2zxpCyx9bmxTCH6YNnv4xbw3Y58kcjw3JGADGbhjDq/geo09-und1002-acao-propositiva-atividade.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível, escreva o texto no quadro.
Peça para que os alunos sigam a 1ª etapa, deixando claro que haverá uma rotação de estação a cada 6 minutos. Após a análise do material eles deverão escrever no caderno o principal problema relatado e elencar também as principais consequências para a sociedade e para o meio ambiente.
Todas as questões relatadas são sobre a poluição de um recurso hídrico. É esperado que os alunos respondam:
1ª estação: cães ficaram da cor azul após entrar no rio;
2ª estação: lago pega fogo após jogarem lixo e substâncias inflamáveis;
3ª estação: sujeira e poluição no Rio Ganges.
Quanto às consequências para a sociedade e para o meio ambiente, é previsto que os alunos apontem que a poluição e sujeira lançada em rios e lagos, principalmente pela indústria, tem causado sérios danos, contaminando as águas e consequentemente provocando uma série de doenças e impactações ambientais, como a mortalidade de espécies animais, desmatamento (evidenciado pela urbanização) culminando com a escassez dos recursos hídricos. A alta contaminação por bactérias tóxicas tem sido também um grave problema para a realização dos rituais de purificação, principalmente no Rio Ganges.
Na segunda etapa os alunos deverão, ainda em grupo, discutir e escrever sugestões e medidas que eles acreditam que possam ser tomadas, tanto pela sociedade quanto pelas empresas.
Durante toda esta etapa ande pela sala e retire as dúvidas necessárias.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamento de possíveis soluções para os problemas hídricos analisados, que apesar de ser sobre três situações distintas, requerem medidas análogas para melhora da qualidade da água.
É esperado que eles falem sobre a atuação necessária da sociedade, que deve cobrar a existência de uma legislação eficaz, implementação de políticas públicas bem como consciência de uso deste recurso hídrico.
Algumas medidas sugeridas que eles podem pontuar são:
- implementação de estações para tratamento da água;
- implementação de saneamento básico;
- destinação correta do lixo;
- diminuição de consumo;
- aplicação de leis e medidas;
- controle e fiscalização das indústrias;
- proteção de mananciais;
- programas de conscientização;
Cabe nesta etapa a sugestão de novas ideias, incluindo, propor soluções criativas.
É importante que eles compreendam que os problemas são graves e que mesmo com medidas efetivas, eles não serão solucionados de forma imediata. Outro ponto é saber que a sociedade deve ter um papel atuante, cobrando as autoridades para a implementação de políticas públicas
Material Complementar:
Como adequar à sua realidade:
Caso no município da unidade escolar tenha acontecido uma situação de melhora/recuperação de algum rio ou lago, peça para que os alunos relatem e detalhem que medidas foram tomadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar criticamente problemas decorrentes da poluição hídrica na Índia para a sociedade e o meio ambiente, propondo ideias e soluções. Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que sejam 3 ou 6 (para poder trocar o material), dependendo do número de alunos. A temática é sobre os recursos hídricos na Índia, tendo como foco a poluição e as consequências para a sociedade e para o meio ambiente. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem a foto e lerem o parágrafo acima dela. Pergunte se eles sabem da importância mística e religiosa dos rios na Índia, país onde os rios são considerados extensões dos deuses. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem a foto e lerem as problematizações. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre o uso inadequado dos recursos hídricos, portanto, deixe claro que não é para responderem aos questionamentos, mas refletirem sobre eles, tendo como parâmetro seus conhecimentos prévios acerca do uso adequado das águas. Professor, incentive-os a enviar mensagens e áudios para debater esta etapa. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo esta etapa. Envie aos alunos o arquivo disponível aqui, que detalha a atividade a ser feita. Como eles não estão em sala, podemos adaptar a rotação por estações. Forme 3 ou 6 grupos na sala. Como são 3 estações, a ideia é que a cada momento um grupo passe por uma estação; no caso de 6 grupos, 2 grupos irão fazer sempre a mesma estação. Solicite que os grupos se organizem pelo WhatsApp e comecem a elaborar as atividades. Por ser realizada em casa, não é necessário estipular um tempo. Comente que eles devem discutir e escrever sugestões e medidas que acreditam que possam ser tomadas tanto pela sociedade quanto pelas empresas. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Solicite que os alunos compartilhem suas produções pelo WhatsApp da classe. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e ao apontamento de possíveis soluções para os problemas hídricos analisados, que, apesar de serem sobre três situações distintas, requerem medidas análogas para a melhoria da qualidade da água. É esperado que eles falem sobre a atuação necessária da sociedade, que deve cobrar a existência de uma legislação eficaz e a implementação de políticas públicas, bem como consciência de uso desse recurso hídrico. É importante que eles compreendam que os problemas são graves e que, mesmo com medidas efetivas, eles não serão solucionados de forma imediata. Outro ponto é saber que a sociedade deve ter um papel atuante, cobrando as autoridades para a implementação de políticas públicas. Tempo estimado de 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre o rio Ganges, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar criticamente problemas decorrentes da poluição hídrica na Índia para a sociedade e meio ambiente, propondo ideias e soluções.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.