GEO9_UND1002 - Contextualização - Rio Ganges
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos hídricos da Índia: poluição e suas consequências para a sociedade e o meio ambiente
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais
Por: Cibele Oliveira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano:
Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula o objetivo é abordar as consequências sociais e ambientais em rios da Índia decorrentes da poluição hídrica nas últimas décadas. Ela pode ser associada a outras habilidades, como a EF09GE02 que analisa as consequências da atuação de corporações e empresas multinacionais nos diferentes países "periféricos" e a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis, borracha e caderno.
Relógio para cronometrar o tempo em cada estação (etapa da ação propositiva).
Material complementar:
Contextualização
Problematização
Ação Propositiva
Sistematização
Para você saber mais:
A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre a importância mística e religiosa da água na Índia, bem como do uso do recurso de forma inadequada, incluindo o setor industrial (um dos maiores poluidores). Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada “rotação por estações”.
“A crise da água na Índia” de José Eustáquio Diniz Alves. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2014/04/04/a-crise-de-agua-na-india-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso em: 03 fev. 2019.
“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 28 jan. 2019.
“Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem” de Claudio Sassaki. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 02
“Poluição hídrica” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm. Acesso em 28 jan. 2019.
“Na Índia, 80% do esgoto é despejado nos rios do país sem tratamento” do site UOl - Caderno de Meio Ambiente. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/03/05/na-india-80-do-esgoto-e-despejado-nos-rios-do-pais-sem-tratamento.htm. Acesso em: 02 fev. 2019.
Contextos prévios:
Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais decorrentes da poluição hídrica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que seja 3 ou 6 (para poder trocar o material), dependendo do número de alunos. A temática é sobre os recursos hídricos na Índia tendo como foco a poluição e as consequências para a sociedade e para o meio ambiente.
Como atividade os alunos deverão desenvolver o pensamento crítico e propor soluções ao analisar três situações que abordam a poluição/contaminação de rios e lago na Índia. Para tanto a ação propositiva será baseada na metodologia ativa de rotação de estações.
A cada estação, que possui um tempo pré determinado para ser realizada, o aluno deverá analisar o material e tecer considerações conforme as orientações propostas. Ao final irão fazer a exposição do que analisaram e proferir sobre possíveis melhoras para o uso dos recursos hídricos.
Interpretar e analisar fatos e propor soluções é uma habilidade que está contemplada na competência de número 2 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência do pensamento. Esta habilidade tem como objetivo levar o aluno, no papel de protagonista, a usar a criticidade, a criatividade, a dedução e a intuição para explorar e propor ideias e soluções para os problemas.
A escolha pela Índia e o uso que faz dos recursos hídricos tem como premissa avaliar como um país que se utiliza da água em rituais sagradas, a considerando uma importante fonte de purificação, não faz o tratamento de esgoto e despeja, em grande quantidade, resíduos diretamente nos rios e lagos, contaminando o solo e mananciais.
Grande parte da poluição acontece pelo setor industrial. A legislação falha, a fiscalização quase inexistente, o aumento considerável da população e na economia (que requer o uso de mais recursos naturais) aliada à falta de consciência, leva ao esgotamento do uso dos recursos hídricos no país.
Como adequar à sua realidade:
Questione como está o uso dos recursos hídricos no município onde se localiza a escola. Avalie conjuntamente se estão poluídos ou degradados. Pergunte também se há um setor da economia que mais polui, e se os moradores têm consciência sobre o uso adequado da água.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO