Plano de Aula

Plano de aula: Recursos hídricos da Índia: poluição e suas consequências para a sociedade e o meio ambiente

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula o objetivo é abordar as consequências sociais e ambientais em rios da Índia decorrentes da poluição hídrica nas últimas décadas. Ela pode ser associada a outras habilidades, como a EF09GE02 que analisa as consequências da atuação de corporações e empresas multinacionais nos diferentes países "periféricos" e a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis, borracha e caderno.

Relógio para cronometrar o tempo em cada estação (etapa da ação propositiva).

Material complementar:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwewGzFt6kaGu9fEamaJ7dzSSp5EK7FF82Jx6GWKFwvZUvmecf6wMwwfgxWh/geo9-und1002-contextualizacao-rio-ganges.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jEumrNYbV26f2F6pXTzG4MWG6jZ3UzraGdnDDSZqZvjGMf759NuxaePdyFv8/geo9-und1002-problematizacao-perguntas.pdf

Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdAe59z2pvEsWrtrzE2zxpCyx9bmxTCH6YNnv4xbw3Y58kcjw3JGADGbhjDq/geo09-und1002-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4upQNnV9H4S52GudkUCD5eatTnqHeGJ98b3EKjcapqTF2hcbw3Y4TrXJN5sX/geo9-und1002-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre a importância mística e religiosa da água na Índia, bem como do uso do recurso de forma inadequada, incluindo o setor industrial (um dos maiores poluidores). Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada “rotação por estações”.

“A crise da água na Índia” de José Eustáquio Diniz Alves. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2014/04/04/a-crise-de-agua-na-india-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso em: 03 fev. 2019.

“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 28 jan. 2019.

“Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem” de Claudio Sassaki. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 02

“Poluição hídrica” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm. Acesso em 28 jan. 2019.

“Na Índia, 80% do esgoto é despejado nos rios do país sem tratamento” do site UOl - Caderno de Meio Ambiente. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/03/05/na-india-80-do-esgoto-e-despejado-nos-rios-do-pais-sem-tratamento.htm. Acesso em: 02 fev. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais decorrentes da poluição hídrica.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que seja 3 ou 6 (para poder trocar o material), dependendo do número de alunos. A temática é sobre os recursos hídricos na Índia tendo como foco a poluição e as consequências para a sociedade e para o meio ambiente.

Como atividade os alunos deverão desenvolver o pensamento crítico e propor soluções ao analisar três situações que abordam a poluição/contaminação de rios e lago na Índia. Para tanto a ação propositiva será baseada na metodologia ativa de rotação de estações.

A cada estação, que possui um tempo pré determinado para ser realizada, o aluno deverá analisar o material e tecer considerações conforme as orientações propostas. Ao final irão fazer a exposição do que analisaram e proferir sobre possíveis melhoras para o uso dos recursos hídricos.

Interpretar e analisar fatos e propor soluções é uma habilidade que está contemplada na competência de número 2 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência do pensamento. Esta habilidade tem como objetivo levar o aluno, no papel de protagonista, a usar a criticidade, a criatividade, a dedução e a intuição para explorar e propor ideias e soluções para os problemas.

A escolha pela Índia e o uso que faz dos recursos hídricos tem como premissa avaliar como um país que se utiliza da água em rituais sagradas, a considerando uma importante fonte de purificação, não faz o tratamento de esgoto e despeja, em grande quantidade, resíduos diretamente nos rios e lagos, contaminando o solo e mananciais.

Grande parte da poluição acontece pelo setor industrial. A legislação falha, a fiscalização quase inexistente, o aumento considerável da população e na economia (que requer o uso de mais recursos naturais) aliada à falta de consciência, leva ao esgotamento do uso dos recursos hídricos no país.

Como adequar à sua realidade:

Questione como está o uso dos recursos hídricos no município onde se localiza a escola. Avalie conjuntamente se estão poluídos ou degradados. Pergunte também se há um setor da economia que mais polui, e se os moradores têm consciência sobre o uso adequado da água.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados