GEO9_10UND04 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas relacionados à poluição industrial na China
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é analisar problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo ideias e medidas mitigadoras por meio da metodologia ativa denominada “design thinking”, proposta aqui em uma versão de curta duração.
Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE09 que aborda a densidade demográfica e as condições de vida além de buscar a identificação de problemas e soluções socioambientais. Pode ainda ser complementada com a EF09GE11 que se refere às principais características das Revoluções Industriais.
Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também: lápis, borracha, caderno, caneta, cartolina, relógio para marcar o tempo de cada etapa da ação propositiva e folhas de papel adesivo de várias dimensões, formas e cores (bloco adesivo) - conhecido popularmente como post-its (marca registrada da empresa 3M). Caso não seja possível adquirir o material, substituir por folhas de papel cortadas e fita adesiva.
Material complementar:
Contextualização:
Problematização:
Ação propositiva:
Sistematização:
Para você saber mais:
A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre questões importantes da China, seu processo de industrialização e também sobre a ferramenta denominada design thinking.
Design thinking é uma metodologia ativa que propõe uma maneira de levar o aluno a buscar soluções possíveis para um problema, sendo assim, o aluno tem papel de protagonista e o professor de mediador. Esta metodologia se divide em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e a evolução.
FREITAS, Eduardo de. Aspectos importantes da China. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/china/aspectos-importantes-china.htm>. Acesso em: 15 fev. 2019.
GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.
Industrialização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/industrializacao/>. Acesso em: 28 jan. 2019.
Contextos prévios:
Características gerais das Revoluções Industriais e suas implicações para o meio ambiente e sociedade, incluindo a poluição industrial.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A abordagem será sobre a poluição industrial na China, que tem causados sérias consequências para a sociedade e para o meio ambiente, sendo motivo de preocupação mundial, uma vez que o país é a maior economia do mundo na atualidade.
A maior parte da poluição chinesa é causada pelas indústrias, que por não seguirem e obedecerem às leis ambientais, continuam a emitir uma grande quantidade de fumaça, gases e líquidos contaminantes, além de gerar resíduos sólidos que não são reaproveitados nem reciclados.
Como atividade os alunos irão trabalhar inspirados na metodologia ativa de design thinking e ao final da aula irão indicar as melhores soluções para os problemas apresentados, já que ele pode também ser aplicado como uma forma de resolução de problemas. Não existe uma fórmula para a aplicação do design thinking, existem etapas a serem cumpridas em busca de se atingir o objetivo. Para esta aula a ferramenta será base para os alunos proporem soluções aos problemas apresentados.
As etapas são:
- Descoberta ou imersão - quando se apresenta o problema;
- Interpretação;
- Ideação - brainstorming - levantamento propostas/ideias;
- Experimentação - melhores ideias;
- Evolução - elaborar um documento final.
Para você saber mais:
GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.
TAVARES, Priscilla de Albuquerque. Metodologias ativas: entenda como elas favorecem a aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12170/metodologias-ativas-entenda-como-elas-favorecem-a-aprendizagem>. Acesso em: 28 fev. 2019.
Como adequar à sua realidade:
Busque saber junto aos alunos se no município onde se localiza a unidade escolar ocorre poluição industrial. Conteste também se eles sabem qual é o setor de atividade que mais polui o lugar onde eles vivem.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos. A China possui cerca de um quinto da população mundial, e é o terceiro em extensão territorial. Sendo assim, o país possui amplo número de trabalhadores, o que permite às indústrias espalhadas pelo país contratarem mão de obra mais barata e, consequentemente, obter ganhos maiores na produção. Essa conjuntura aliada ao fato de os sindicatos e governos não fiscalizar as condições de trabalho, viabiliza exportar seus produtos a preços bastante atrativos para o restante do mundo, dando ao país o título de uma das maiores economias mundiais desde a década de 1980.
Contextualização
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia para os alunos. Com a retomada da industrialização na década de 1970 e com a abertura do país ao capital estrangeiro nos anos 80, a China obteve um grande crescimento econômico. As indústrias, principalmente as ligadas ao setor de mineração, automotiva, de maquinários, eletrônicos, têxtil e petroquímica, passaram a ser atreladas ao mercado externo. Com essa conjuntura o país conseguiu atrair investimentos estrangeiros e se consolida na atualidade como uma das maiores economias do mundo.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa. Juntamente com a industrialização aconteceu o processo de urbanização e, devido à falta de planejamento, de aplicação de leis e de conscientização, a contaminação do ar e das águas no país chega a níveis alarmantes.
Problematização
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa, que é uma das maiores do mundo.
Deixe claro que não é para responder aos questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como parâmetro os conhecimentos prévios acerca das características da industrialização e da poluição causada por este setor da economia, como:
- Diminuição e degradação da qualidade ambiental;
- Poluição dos corpos hídricos, solos e ar;
- Destruição de fauna e flora;
- Proliferação de doenças etc.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, leia o texto para os alunos. Diga que irão trabalhar em grupos. É esperado que os alunos participem de maneira organizada e respeitosa, portanto, deixe claro como transcorrerá a dinâmica da aula.
A aula é baseada na metodologia ativa denominada “design thinking”. Aqui será feita em uma versão de curta duração. O papel do professor, como mediador, é de extrema importância para organizar a atividade; será necessário auxiliar os alunos a dispor os post-it no quadro, elencar a ordem de importância das sugestões (brainstorming) e orientar a decisão sobre as melhores soluções.
É preciso que o tempo para cada ação seja cumprido, a fim de desenvolver todas as etapas de maneira adequada.
No decorrer dos primeiros dez minutos os alunos, reunidos em grupos deverão analisar o material que são referentes a poluição do ar, contaminação do solo e poluição hídrica decorrentes da industrialização na China.
A partir desta fase, se você julgar ser pertinente, divida o quadro deixando um espaço determinado para cada grupo colar os seus post-it, pois somente na fase final, sistematização, é que será indicada as melhores soluções decididas pela sala.
Passado a primeira fase os alunos deverão, nos grupos, propor ideias para mitigar ou solucionar a poluição decorrente da industrialização. Deixe bem claro que esta etapa é decisiva e que também tem 10 minutos para ser realizada. Cada ideia deve ser escrita em um post-it (ou material alternativo), nenhuma ideia deve ser descartada. Esse momento é conhecido como brainstorming, ou chuva de ideias. Durante esta etapa é importante que você circule pela sala e retire eventuais dúvidas. Incentive para que todos participem e deem suas contribuições, escrevendo as ideias no post-it. Conhecedor (a) de sua turma, fica a seu critério permitir que somente um aluno por grupo cole o post-it no quadro, a fim de não tumultuar, ou que cada participante cole o(s) seu(s). Nesse momento não há uma ordem para colagem do material.
Os dez minutos restantes, ainda nos grupos, deve ser direcionado na decisão de elencar as melhores ideias e consideradas as mais viáveis. Nesta etapa a organização é imprescindível, já que as considerações podem ser divergentes.
Por ser um trabalho colaborativo, peça para que eles conversem entre si a fim de chegar a uma decisão. Deixe claro que é importante emitir a opinião, mas também é indispensável ouvir os colegas. Com o uso do post-it fica fácil fazer uma lista de ordem de importância mudando as posições.
É esperado que dentre as ideias para solucionar os problemas decorrentes da industrialização apareça:
- Uso de tecnologias menos poluentes;
- Substituição de fontes de energia de origem fóssil por fontes consideradas limpas;
- Cumprimento de leis (a China possui leis rígidas, porém a fiscalização é falha);
- Plantio de espécies, principalmente em áreas degradadas e com presença de mananciais;
- Utilização de filtros, catalisadores e despoluidores;
- Ampliação do tratamento de água;
- Utilização de filtros de resíduos nas indústrias antes de lançá-los no ar.
Ação Propositiva
Orientações: Caso julgue necessário projete ou mostre uma cópia desta imagem para que os alunos tenham ideia de como ficará a disposição dos post-it.
Sistematização
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamentos de possíveis soluções para os problemas evidenciados no material analisado.
Peça que cada grupo mostre as ideias e sugestões para a sala, já elencadas nos post-it por ordem de importância. A partir das decisões tomadas por cada grupo e hora de elaborar um quadro síntese com aquelas que forem consideradas as melhores opções (deixe claro que a decisão não é uma disputa). Nessa fase final o seu papel de orientação na busca de direcionar a decisão é fundamental, busque ser o mais democrático possível atendendo ao maior número de alunos no apontamento das decisões.
É esperado que eles compreendam que, apesar elencarem e votarem nas ideias que eles consideram mais urgentes/importantes de serem colocadas em prática, os problemas não são fáceis de serem solucionados. Decisões tomadas em conjunto contribuem para o exercício da argumentação e formação de opinião.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar os problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo a resolução de problemas baseada na metodologia ativa “design thinking”. Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A abordagem será sobre a poluição industrial na China, que tem causado sérias consequências para a sociedade e para o meio ambiente, sendo motivo de preocupação mundial, uma vez que o país é a maior economia do mundo na atualidade. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor de respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem as fotos e lerem o texto. Comente que a China possui cerca de um quinto da população mundial, e é o terceiro em extensão territorial. Sendo assim, o país possui amplo número de trabalhadores, o que permite às indústrias espalhadas pelo país contratarem mão de obra mais barata e, consequentemente, obter ganhos maiores na produção. Essa conjuntura, aliada ao fato de os sindicatos e governos não fiscalizarem as condições de trabalho, viabiliza exportar seus produtos a preços bastante atrativos para o restante do mundo, dando ao país o título de uma das maiores economias mundiais desde a década de 1980. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem as imagens e lerem as problematizações. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa. Juntamente com a industrialização, aconteceu o processo de urbanização e, devido à falta de planejamento, de aplicação de leis e de conscientização, a contaminação do ar e das águas no país chega a níveis alarmantes. Deixe claro que não é para responderem aos questionamentos, mas incentive-os a enviar mensagens para debater com a classe. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo esta etapa. Envie aos alunos o arquivo disponível aqui, que detalha a atividade a ser feita. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. A aula é baseada na metodologia ativa denominada “design thinking”, aqui, realizada em uma versão de curta duração. O papel do professor como mediador é de extrema importância para organizar a atividade. Por ser um trabalho colaborativo, peça que eles conversem entre si, a fim de chegar a uma decisão. Deixe claro que é importante emitir a opinião, mas também é indispensável ouvir os colegas. Eles devem marcar um momento síncrono (via Google Meet; assista ao vídeo disponível aqui), em que um aluno criará o quadro com os post-its (ou papéis) enquanto os outros vão discutindo e ajudando-o. Tempo estimado: 45 minutos.
Sistematização
Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamentos de possíveis soluções para os problemas evidenciados no material analisado. Peça que cada grupo mostre as ideias e sugestões para a sala, já elencadas nos post-its (ou papéis) por ordem de importância. A partir das decisões tomadas por cada grupo, é hora de elaborar um quadro síntese com aquelas que forem consideradas as melhores opções (deixe claro que a decisão não é uma disputa). Nesta fase final, o seu papel de orientação na busca de direcionar a decisão é fundamental. Procure ser o mais democrático possível, atendendo ao maior número de alunos no apontamento das decisões. É esperado que eles compreendam que, apesar elencarem e votarem nas ideias que consideram mais urgentes/importantes de serem colocadas em prática, os problemas não são fáceis de serem solucionados. Decisões tomadas em conjunto contribuem para o exercício da argumentação e formação de opinião. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem sobre a poluição na China, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar os problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo resolução de problemas baseado na metodologia ativa “design thinking”.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.