Plano de Aula

Plano de aula: Problemas relacionados à poluição industrial na China

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é analisar problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo ideias e medidas mitigadoras por meio da metodologia ativa denominada “design thinking”, proposta aqui em uma versão de curta duração.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE09 que aborda a densidade demográfica e as condições de vida além de buscar a identificação de problemas e soluções socioambientais. Pode ainda ser complementada com a EF09GE11 que se refere às principais características das Revoluções Industriais.

Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também: lápis, borracha, caderno, caneta, cartolina, relógio para marcar o tempo de cada etapa da ação propositiva e folhas de papel adesivo de várias dimensões, formas e cores (bloco adesivo) - conhecido popularmente como post-its (marca registrada da empresa 3M). Caso não seja possível adquirir o material, substituir por folhas de papel cortadas e fita adesiva.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pf62Cy6RkJ3P2Zb5XeqX6NvqHAc4rwwHhPaGVsAmGNQNk2GmUaGauN3TWjaD/geo9-10und04-contextualizacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N7mnWJhcPbePGzYuMPDbF2dkWjwqn3yj4eybFT7RFR8bXkgAMDvs35cr27qF/geo9-10und04-problematizacao.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HBpasBhvje2c6gnQQv4GQZtuY4xZmUkpNYADqzKCnXVhzS4PTsrJJkYVnXJ9/geo9-10und04-acao-propositiva.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SkGsbWVDAcg5aY3MMbQyrww3gNHrwpUc2XcDxFTsbD73TPyxFVkxa6vfjeQs/ge09-10und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre questões importantes da China, seu processo de industrialização e também sobre a ferramenta denominada design thinking.

Design thinking é uma metodologia ativa que propõe uma maneira de levar o aluno a buscar soluções possíveis para um problema, sendo assim, o aluno tem papel de protagonista e o professor de mediador. Esta metodologia se divide em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e a evolução.

FREITAS, Eduardo de. Aspectos importantes da China. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/china/aspectos-importantes-china.htm>. Acesso em: 15 fev. 2019.

GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Industrialização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/industrializacao/>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais das Revoluções Industriais e suas implicações para o meio ambiente e sociedade, incluindo a poluição industrial.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A abordagem será sobre a poluição industrial na China, que tem causados sérias consequências para a sociedade e para o meio ambiente, sendo motivo de preocupação mundial, uma vez que o país é a maior economia do mundo na atualidade.

A maior parte da poluição chinesa é causada pelas indústrias, que por não seguirem e obedecerem às leis ambientais, continuam a emitir uma grande quantidade de fumaça, gases e líquidos contaminantes, além de gerar resíduos sólidos que não são reaproveitados nem reciclados.

Como atividade os alunos irão trabalhar inspirados na metodologia ativa de design thinking e ao final da aula irão indicar as melhores soluções para os problemas apresentados, já que ele pode também ser aplicado como uma forma de resolução de problemas. Não existe uma fórmula para a aplicação do design thinking, existem etapas a serem cumpridas em busca de se atingir o objetivo. Para esta aula a ferramenta será base para os alunos proporem soluções aos problemas apresentados.

As etapas são:

  • Descoberta ou imersão - quando se apresenta o problema;
  • Interpretação;
  • Ideação - brainstorming - levantamento propostas/ideias;
  • Experimentação - melhores ideias;
  • Evolução - elaborar um documento final.

Para você saber mais:

GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.

TAVARES, Priscilla de Albuquerque. Metodologias ativas: entenda como elas favorecem a aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12170/metodologias-ativas-entenda-como-elas-favorecem-a-aprendizagem>. Acesso em: 28 fev. 2019.

Como adequar à sua realidade:

Busque saber junto aos alunos se no município onde se localiza a unidade escolar ocorre poluição industrial. Conteste também se eles sabem qual é o setor de atividade que mais polui o lugar onde eles vivem.

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