GEO9_10UND05 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Ásia: a necessária conservação dos manguezais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos sociais e ambientais das Revoluções Industriais
Por: Cibele Oliveira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Especificamente sobre esta aula será abordada ações implementadas em três países asiáticos a fim de usar de modo sustentável os manguezais. Essas ações aconteceram devido a grande necessidade de manutenção e conservação desse ecossistema mediante a degradação que aconteceu nas últimas décadas. Há no continente asiático inúmeras comunidades costeiras que sofrem com a exposição constante de fenômenos naturais, como tufões, tempestades e inundações (mudanças de marés). A ineficiência de construções, e a constatação que áreas com manguezais conservados sofreram menos impacto (raízes estabilizam o solo), levaram a uma maior conscientização das pessoas diretamente envolvidas.
Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais. Essas características e as consequências das revoluções industriais repercutiram, e ainda repercutem, direta e indiretamente para que os vários ecossistemas terrestres sofram com impactos ambientais.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:
- uma folha de cartolina para cada grupo;
- régua;
- lápis;
- lápis de cor (e/ou giz de cera, e/ou canetinhas);
- borracha;
- tesoura;
- cola;
- uma cópia do mapa mudo da Ásia para cada grupo;
- atlas - ou material de consulta para poder localizar os países;
- uma cópia do material da ação propositiva para cada grupo;
- fita crepe - exposição dos cartazes.
Material complementar:
Link para acesso ao mapa mudo da Ásia
https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html
Contextualização
Problematização
Ação propositiva
Sistematização
Para você saber mais:
Para que você conheça as temáticas e assuntos abordados ao longo desta aula listamos abaixos alguns links contendo material sobre o uso didático do cartaz, impactos ambientais, industrialização e sobre o ecossistema do manguezal.
“Cartaz didático” de João Carlos Gonçalves de Matos”. Dispónivel em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/892/2/Cad4_CartazJoaoMatos.pdf. Acesso em: 04 mar. 2019.
“Impactos ambientais” de Vanessa Sardinha dos Santos. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm. Acesso em: 04 mar. 2019.
“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 04 mar. 2019.
“Industrialização e urbanização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm. Acesso em: 04 mar. 2019.
“Mangue” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mangues.htm. Acesso em 26 abe. 2019.
“Mangue” da Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/mangue/481824. Acesso em: 26 fev. 2019.
“O ecossistema manguezal” do portal de Ecologia Aquática da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=409. Acesso em 26 fev. 2019.
“Revolução Industrial e a questão ambiental” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/a-revolucao-industrial-e-a-poluicao. Acesso em: 04 mar. 2019.
Contextos prévios:
Compreensão do conceito de ecossistema e das implicações ambientais decorrentes da industrialização e da urbanização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre ações de conservação e manutenção de manguezais implementadas em três países asiáticos, Tailândia, Filipinas e Sri Lanka.
Os projetos de recuperação e manutenção dos manguezais, incluindo a participação ativas das comunidades, aconteceram, e ainda acontecem, porque se trata da melhor maneira de evitar problemas decorrentes de fenômenos naturais e também de ação humana.
A industrialização e o consequente aumento da urbanização, acabaram por impactar o ecossistema de manguezais, seja pela ação direta de construção de portos, estradas, resorts, hotéis, ou indiretamente pela poluição, principalmente descarte irregular de materiais plásticos.
Como atividade os alunos farão um cartaz informativo sobre três ações de recuperação e manutenção de mangues que aconteceram recentemente em países asiáticos - informações contidas no material suplementar da etapa da ação propositiva.
Como adequar à sua realidade:
Questione os alunos se no município e/ou estado onde eles residem há manguezais e como é o uso e a conservação deles.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO