Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência, e fica melhor aplicado depois de uma aula sobre hereditariedade (CIE9_09VE01).
Materiais necessários para a aula: A proposta desta aula é, na etapa “Mão na Massa”, realizar uma Rotação por Estações. Serão 4 estações e assim, é importante que a sala já esteja preparada para as estações. Organizar as estações de acordo com o mobiliário disponível em sua escola. Não é necessário numerar as estações para evitar a impressão de hierarquia entre elas. Dependendo do seu quantitativo de alunos, duplique ou triplique as estações, de forma a abranger todos os alunos da turma. De acordo com sua realidade escolar, execute esse plano em duas aulas caso entenda que a turma precise de mais tempo para se organizar e desenvolver as atividades propostas. À medida que os alunos forem chegando à sala, já sentam nas estações mas não deixe o material exposto nelas; somente no momento da etapa “Mão na Massa”, distribua os materiais correspondentes. As estações são: Vídeo, Texto, Mapa Conceitual e Estudo de Caso.
Segue a lista de materiais: acesso à internet; computador com som; folhas ou cadernos para registrar as atividades; vídeo sugerido; texto impresso “Os genes, o DNA e os cromossomos” (uma cópia por aluno); canetinhas coloridas; um papel 40 kg (A-4) ou 1 cartolina; post-its coloridos grandes ou cartolinas coloridas cortadas em quadrados; sobras de papel (para os alunos desenharem conectores) e cola branca; 1 folha impressa por estação do texto “E agora, sra. Justiça?”; canetas, lápis e canetas marca-texto. Caso seja necessário, adapte as estações de acordo com a sua realidade escolar, como, por exemplo, um dos textos escritos no quadro reduz o quantitativo de cópias. Também é possível passar o vídeo para todos os alunos ao mesmo tempo (como uma estação única e depois os alunos circulam pelas demais), passar o link do vídeo antecipadamente aos alunos, ou ainda, rotear o sinal da internet da escola ou do seu próprio smartphone para que os alunos tenham acesso e pedir que assistam apenas quando chegarem na estação do vídeo.
Para saber mais: AGUIAR, J. G.; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2469/1869. Acesso em 13 mai. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro e leia o título da aula. Converse com os alunos, escutando algumas das suas ideias sobre a relação entre genes e hereditariedade.
Contexto
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Exiba o slide e converse com a turma sobre as características compartilhadas entre os parentes consanguíneos, escrevendo as hipóteses dos estudantes e também o que eles observam na família representada (“quem “puxou” a cor de pele do avô?”; “e o formato dos olhos da mãe?”), destacando assim, características herdadas de uma geração para outra, como, por exemplo: cor dos olhos, cor da pele, cor do cabelo, formato do rosto, formatos dos olhos e bocas, etc.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora e comente que o objetivo da aula é responder à essa pergunta. Tenha o cuidado de não antecipar o conceito que será trabalhado, fazendo deste momento uma “aula expositiva”. Apenas reforce que, ao longo da aula, estudaremos como as características são herdadas de uma geração à outra.
Mão na massa
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Os alunos já estão sentados nas mesas de acordo com as estações. A proposta é que, em cada estação, haja uma atividade diferenciada que os ajude a compreender a relação entre os genes e a hereditariedade. Calcule, no máximo, 5 alunos por estação. Assim, dependendo do seu quantitativo de alunos, duplique ou triplique as estações. A cada 10 minutos, os alunos passam para uma próxima estação, até que todos os grupos passem por todas. Outra opção é que os grupos não passem por todas as estações. Nesse caso, deve haver um momento para que os grupos compartilhem os aprendizados com os demais da sala. Se tiver acesso à internet, use o temporizador online projetando o tempo para que os alunos consigam concluir suas atividades em todas as estações. (Disponível em: https://relogioonline.com.br/temporizador/, acesso em 19 mai. 2018). Distribua os materiais por mesa e autorize o início.
A resolução das atividades está no material complementar.
Seu papel é o de mediar, ajudando os grupos no cumprimento de cada tarefa, que estão descritas aqui.
- Estação Vídeo: assistir a um vídeo e responder perguntas relacionadas. Uma instrução por estação. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pesrfP_5kPA.
- Estação Texto: ler um texto sobre a relação entre genes, cromossomos e DNA e destacar as suas partes principais, utilizando caneta, lápis ou marca-texto e apresentar para os demais colegas do grupo. Imprimir uma cópia para cada integrante do grupo.
- Estação Cartaz: é a estação que, talvez, demande mais da sua presença. Para facilitar, escreva uma folha com as instruções nesta estação de acordo com a melhor proposta ao seu contexto escolar. O objetivo é que os alunos criem um mapa conceitual sobre os genes. No centro de uma cartolina, já deverá estar colada uma imagem de uma célula sendo desmembrada até genes (à escolha do professor - observar imagem do último slide) ou, então, o registro da palavra “GENE”. Os grupos devem discutir e decidir por 5 palavras ou expressões que são relacionadas ao tema, escrever em post-its ou em pedaços de papel colorido e fazer setas ou conectores, deixando sobre o cartaz. Note que não é para colar definitivamente nada ainda, pois o grupo seguinte deverá verificar as ideias do grupo anterior, acrescentando as suas, criando mais conectores (não podem descartar as palavras do outro grupo, apenas reorganizá-las e introduzir novas ideias). O último grupo que passar por essa estação é que poderá usar a cola branca e colar os papéis com as palavras e os conectores de maneira definitiva.
- Estação Estudo de Caso: estudo de caso “E agora, sra. Justiça?”. Uma cópia por estação.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete a imagem do slide ou a mostre num cartaz (ou ainda, aproveite a imagem usada na estação Cartaz) e retome a questão disparadora, escrevendo-a no quadro, estimulando os estudantes a discutirem sobre a relação entre os genes e as características que herdamos dos nossos antepassados, retomando também para essa discussão o cartaz construído coletivamente. À medida que os estudantes forem falando, organize com eles um texto coletivo e peça que eles copiem no caderno. Ressalte com os estudantes que herdamos as informações genéticas a partir da união dos gametas dos nossos pais. Se os estudantes não lembrarem o que são gametas, explique que são células reprodutivas, sem que se torne uma aula expositiva (leve-os a chegar a essa conclusão com questionamentos e instigando a curiosidade). Assim, o conjunto gênico, herdado, do pai e da mãe é aquele contido nas células reprodutivas e, por isso não somos 100% iguais aos nossos pais.
Para o professor saber mais: JOAQUIM, L. M.; EL-HANI, C. M. A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ss/v8n1/a05v8n1.pdf, acesso em 25 mai. 2018.
Sugestão de filme: Gattaca (Estados Unidos, 1997) - censura 14 anos. A história se passa no futuro, onde as pessoas criadas geneticamente em laboratório têm mais status social do que as pessoas concebidas biologicamente (chamadas de “Inválidas”). Vincent Freeman, um “inválido”, consegue esconder sua origem e alcança o sucesso profissional até que um assassinato se torna um risco para expor seu segredo.