Plano de aula: E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência, e fica melhor aplicado depois de uma aula sobre hereditariedade (CIE9_09VE01).

Materiais necessários para a aula: A proposta desta aula é, na etapa “Mão na Massa”, realizar uma Rotação por Estações. Serão 4 estações e assim, é importante que a sala já esteja preparada para as estações. Organizar as estações de acordo com o mobiliário disponível em sua escola. Não é necessário numerar as estações para evitar a impressão de hierarquia entre elas. Dependendo do seu quantitativo de alunos, duplique ou triplique as estações, de forma a abranger todos os alunos da turma. De acordo com sua realidade escolar, execute esse plano em duas aulas caso entenda que a turma precise de mais tempo para se organizar e desenvolver as atividades propostas. À medida que os alunos forem chegando à sala, já sentam nas estações mas não deixe o material exposto nelas; somente no momento da etapa “Mão na Massa”, distribua os materiais correspondentes. As estações são: Vídeo, Texto, Mapa Conceitual e Estudo de Caso.

Segue a lista de materiais: acesso à internet; computador com som; folhas ou cadernos para registrar as atividades; vídeo sugerido; texto impresso “Os genes, o DNA e os cromossomos” (uma cópia por aluno); canetinhas coloridas; um papel 40 kg (A-4) ou 1 cartolina; post-its coloridos grandes ou cartolinas coloridas cortadas em quadrados; sobras de papel (para os alunos desenharem conectores) e cola branca; 1 folha impressa por estação do texto “E agora, sra. Justiça?”; canetas, lápis e canetas marca-texto. Caso seja necessário, adapte as estações de acordo com a sua realidade escolar, como, por exemplo, um dos textos escritos no quadro reduz o quantitativo de cópias. Também é possível passar o vídeo para todos os alunos ao mesmo tempo (como uma estação única e depois os alunos circulam pelas demais), passar o link do vídeo antecipadamente aos alunos, ou ainda, rotear o sinal da internet da escola ou do seu próprio smartphone para que os alunos tenham acesso e pedir que assistam apenas quando chegarem na estação do vídeo.

Para saber mais: AGUIAR, J. G.; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2469/1869. Acesso em 13 mai. 2018.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro e leia o título da aula. Converse com os alunos, escutando algumas das suas ideias sobre a relação entre genes e hereditariedade.