Plano de Aula
Plano de aula: Mitose em jogo
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma aula sobre mitose. Sugestão de plano anterior: CIE9_09VE04.
Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre sobre jogos e modalidades de jogos (cartas, quiz, tabuleiro, por exemplo) e de imagens de mitose, além de texto explicativo no livro didático ou na internet sobre este processo; cartolinas, tesoura, cola e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos.
Para saber mais:
- DOMINGUES, A. M. S; MARCELINO JR., C. A. Jogos educativos aplicados no ensino de Ciências: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC. Anais do ENEQ. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0267-1.pdf, acesso em 06 jul. 2018.
- LONGO, V. C. C. Vamos jogar: Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/jsp/premioIncentivoEnsino/arquivo/textos/TextosFCC_35_Vera_Carolina_Longo.pd, acesso em 06 jul. 2018.
- SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo de ensino-aprendizagem: uma relação possível. REnCiMa, v. 2, n. 1, p. 1-8, jan/jun 2011. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/47/34, acesso em 06 jul. 2018.
- Sugestão de jogos e outras atividades lúdicas, disponível em http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136, acesso em 06 jul. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete essa imagem ou escreva no quadro o título da aula. Estimule a participação dos alunos perguntando-os o que eles esperam da aula a partir deste título.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO