Plano de Aula
Plano de aula: Meiose animada: os cromossomos e a variabilidade das espécies
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma sequência de aulas sobre meiose. Sugestões de planos anteriores: CIE9_09VE06 e CIE9_09VE07.
Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre imagens de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over que devem ser levadas para esta aula - essas imagens serão a base para a construção das etapas - texto utilizado no plano de aula CIE9_09VE06) ; dois bastões de cores diferentes de massa de modelar para simular os cromossomos; dois bastões de massa de modelar de cor preta (para simular os limites das células); um esquema de meiose com crossing-over e sem crossing-over para cada trio, para orientar na elaboração das etapas da meiose; papel e canetinhas, um smartphone por trio, preferencialmente, com aplicativo Instagram ou aplicativo instalado para stop-motion (exemplo: Motion - verificar as configurações exigidas) ou com Android para criar o GIF da meiose, a partir da galeria de fotos.
A massa de modelar pode ser produzida pelos estudantes: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html, acesso em 21 jun. 2018.
Na ausência desses recursos tecnológicos, cada trio monta as etapas e explica para os demais colegas da turma (providencie mais massa de modelar nesse caso).
Para saber mais: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion, acesso em 29 jun. 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram, acesso em 21 jun. 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao, acesso em 21 jun. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um evento muito importante que acontece durante a meiose.
Para sabe mais: LUCENA JÚNIOR, A. Arte da Animação - Técnica e Estética Através da História, 3ª ed., editora SENAC : São Paulo, 2011 e LEAL, C. A.; SANTOS, S. M.; ROCHA, R. C. M.; LEAL, M. A.; RÔÇAS, G.; BARBOSA, J. V. Concepções discentes: por que os filhos se parecem com os pais? Disponível emhttp://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=meiose, acesso em 29 jun. 2018.
O plano CIE9_09VE07 aborda o assunto meiose e a ocorrência de crossing-over.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO