Plano de Aula

Plano de aula: Meiose animada: os cromossomos e a variabilidade das espécies

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma sequência de aulas sobre meiose. Sugestões de planos anteriores: CIE9_09VE06 e CIE9_09VE07.

Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre imagens de uma meiose com crossing-over e de uma meiose sem crossing-over que devem ser levadas para esta aula - essas imagens serão a base para a construção das etapas - texto utilizado no plano de aula CIE9_09VE06) ; dois bastões de cores diferentes de massa de modelar para simular os cromossomos; dois bastões de massa de modelar de cor preta (para simular os limites das células); um esquema de meiose com crossing-over e sem crossing-over para cada trio, para orientar na elaboração das etapas da meiose; papel e canetinhas, um smartphone por trio, preferencialmente, com aplicativo Instagram ou aplicativo instalado para stop-motion (exemplo: Motion - verificar as configurações exigidas) ou com Android para criar o GIF da meiose, a partir da galeria de fotos.

A massa de modelar pode ser produzida pelos estudantes: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html, acesso em 21 jun. 2018.

Na ausência desses recursos tecnológicos, cada trio monta as etapas e explica para os demais colegas da turma (providencie mais massa de modelar nesse caso).
Para saber mais: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion, acesso em 29 jun. 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram, acesso em 21 jun. 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao, acesso em 21 jun. 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um evento muito importante que acontece durante a meiose.

Para sabe mais: LUCENA JÚNIOR, A. Arte da Animação - Técnica e Estética Através da História, 3ª ed., editora SENAC : São Paulo, 2011 e LEAL, C. A.; SANTOS, S. M.; ROCHA, R. C. M.; LEAL, M. A.; RÔÇAS, G.; BARBOSA, J. V. Concepções discentes: por que os filhos se parecem com os pais? Disponível emhttp://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=meiose, acesso em 29 jun. 2018.

O plano CIE9_09VE07 aborda o assunto meiose e a ocorrência de crossing-over.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO