Plano de aula: Compreensão da hereditariedade

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose

Sobre esta aula: É uma aula inicial para a discussão da hereditariedade.

Materiais necessários para a aula: Computador, projetor (datashow), tela para projeção ou quadro branco, canetas de quadro ou post-it coloridos, lápis ou caneta, borracha ou corretivo e folha impressa (uma por aluno da turma). Na impossibilidade, elabore um cartaz com as imagens utilizadas nesta aula ou imagens semelhantes que levem à mesma problematização da aula. Para esta aula, peça aos alunos uma pesquisa prévia sobre de quem eles herdaram algumas características físicas: cor dos olhos (Você herdou do seu pai? Da sua mãe? Dos seus avós?); cor de cabelos (A cor do seu cabelo é semelhante à do seu pai ou da sua mãe? Ou, ainda, dos avós?); tipo de nariz (É da família da sua mãe ou do seu pai?); lobo da orelha (Solto ou aderente? Parecido com o do pai ou o da mãe?); Você enrola a língua? Outros membros da sua família também conseguem?; Como é o formato da inserção do cabelo em suas faces? Em bico ou reto? Parecido com o pai ou com a mãe?; Você consegue curvar seu polegar? E seus pais conseguem? Os estudantes deverão coletar esses dados antes desta aula e levar os registros em seus cadernos. Atente apenas para evitar juízo de valor nas características (feio/belo; bom/ruim etc.). Se tiver dificuldades em imprimir os materiais, uma das estratégias é passar a atividade no quadro, tendo a consciência de que haverá uma demanda de tempo maior que a prevista neste plano.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir o conceito da hereditariedade. Tenha o cuidado de não antecipar o conceito que será trabalhado, fazendo deste momento uma “aula expositiva”. Apenas reforce que, ao longo da aula, estudarão este conceito.