Plano de Aula

Plano de aula: A Meiose e a reprodução

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma aula introdutória sobre a meiose.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; folhas impressas dos textos, dos exercícios e da avaliação final (1 por aluno), canetas, lápis e borracha. Essa aula está modelada segundo a metodologia cooperativa denominada Jigsaw, com algumas adaptações. Basicamente, a dinâmica do Mão na Massa é: formação dos grupos; leitura silenciosa; formação dos grupos dos especialistas; volta aos grupos - Jigsaw; avaliação final. Os alunos, à medida que chegam na sala, recebem um número de 1 a 4 e formam quartetos com 1 aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”. Essa orientação é essencial para a etapa Mão na Massa.

Para saber mais sobre essa metodologia: FATARELI, E. F.; ; FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, agosto 2010. Disponível em:

http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf, acesso em 29 jun. 2018.Lembre-se que para esta aula, houve algumas modificações da metodologia.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos pluricelulares.

Para o professor saber mais: MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados