Atividade para impressão - Mão na Massa - Avaliação Final - A Meiose e a reprodução
Plano de Aula
Plano de aula: A Meiose e a reprodução
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma aula introdutória sobre a meiose.
Materiais necessários para a aula: Projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; folhas impressas dos textos, dos exercícios e da avaliação final (1 por aluno), canetas, lápis e borracha. Essa aula está modelada segundo a metodologia cooperativa denominada Jigsaw, com algumas adaptações. Basicamente, a dinâmica do Mão na Massa é: formação dos grupos; leitura silenciosa; formação dos grupos dos especialistas; volta aos grupos - Jigsaw; avaliação final. Os alunos, à medida que chegam na sala, recebem um número de 1 a 4 e formam quartetos com 1 aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”. Essa orientação é essencial para a etapa Mão na Massa.
Para saber mais sobre essa metodologia: FATARELI, E. F.; ; FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, agosto 2010. Disponível em:
http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf, acesso em 29 jun. 2018.Lembre-se que para esta aula, houve algumas modificações da metodologia.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos pluricelulares.
Para o professor saber mais: MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO