Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma aula introdutória sobre a meiose.
Materiais necessários para a aula: Projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; folhas impressas dos textos, dos exercícios e da avaliação final (1 por aluno), canetas, lápis e borracha. Essa aula está modelada segundo a metodologia cooperativa denominada Jigsaw, com algumas adaptações. Basicamente, a dinâmica do Mão na Massa é: formação dos grupos; leitura silenciosa; formação dos grupos dos especialistas; volta aos grupos - Jigsaw; avaliação final. Os alunos, à medida que chegam na sala, recebem um número de 1 a 4 e formam quartetos com 1 aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”. Essa orientação é essencial para a etapa Mão na Massa.
Para saber mais sobre essa metodologia: FATARELI, E. F.; ; FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, agosto 2010. Disponível em:
http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf, acesso em 29 jun. 2018.Lembre-se que para esta aula, houve algumas modificações da metodologia.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos pluricelulares.
Para o professor saber mais: MORI, L.; PEREIRA, M. A. Q. R. ; VILELA, C. R. Meiose e as leis de Mendel. Revista Genética na Escola, v. 6, n.1, 2011. Disponível em http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_77245845f7e543c0af6a8a208f7068ed.pdf, acesso em 09 jun. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta: “o que está sendo demonstrado na imagem?”. Ouça as respostas dos alunos e ressalte que se trata da fecundação, que é o encontro do gameta masculino com o gameta feminino. Chame a atenção para a indicação “2n” na formação do zigoto e as indicações “n” em cada um dos gametas, explorando a imagem e buscando as ideias e concepções prévias dos estudantes.
Retome com os estudantes o número de cromossomos que a nossa primeira célula apresenta, comparando com 46 cromossomos distribuídos em 23 pares (por isso que o zigoto é 2n, ou seja, somos diplóides e nossos gametas são haplóides - representados por n) e que recebemos a mesma quantidade de cromossomos advindos do gameta feminino e do gameta masculino. Esse é o início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação). O plano de aula CIE9_09VE4 contempla os conceitos de mitose e a ploidia das células envolvidas nesse processo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro e leia com os alunos. Escreva, no quadro, algumas falas dos estudantes. Observação: o plano de aula CIE9_09VE4 contempla os conceitos de mitose e a ploidia das células envolvidas nesse processo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: É o momento do Jigsaw adaptado. Os alunos, à medida que chegam na sala, receberam um número de 1 a 4 e formaram quartetos com um aluno de cada número. Assim, cada grupo inicial tem um aluno “número 1”, um aluno “número 2”, um aluno “número 3” e um aluno “número 4”.
1º momento: cada aluno recebe um texto relativo à meiose: texto 1- definição.
Eles têm um tempo para uma leitura silenciosa de 5 minutos.
2º momento: os alunos com os mesmos números formam o grupo dos especialistas onde, de acordo com seu tema, respondem a 1 ou 2 perguntas. Assim, há 1 ou 2 grupos somente com alunos “número 1”, grupos somente com alunos “número 2”, grupos com “número 3” apenas e grupos com alunos “número 4”. Tempo de 8 minutos. Link das perguntas do grupo 1.
3º momento: os alunos voltam aos seus grupos e cada um, obedecendo a ordem numérica, explica seu tema. Tempo de cada aluno: 3 minutos. Tempo total: 12 minutos.
4º momento: cada aluno responde a uma avaliação final de forma colaborativa (cada um pode ajudar seu colega).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora e estimule novamente as respostas dos alunos, instruindo para que cada um escreva uma nova resposta para a questão em seu próprio caderno. Para finalizar a aula, estimule que, voluntariamente, alguns alunos compartilhem em voz alta a resposta, de modo que se conclua respondendo sobre a importância da meiose para a formação dos gametas, reconhecendo que as células-mãe dos gametas sofrem redução no número de cromossomos ao longo desse processo.
Outras possibilidades: alguns estudantes podem, voluntariamente, registrar suas respostas no quadro para uma revisão coletiva dos conceitos trabalhados na aula. Também é possível construir com os estudantes no quadro uma conclusão final coletiva ou um mapa conceitual para que todos registrem em seus cadernos.