Plano de aula: Mendel e sua Primeira Lei

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose

Sobre esta aula: Este plano de aula seria mais bem desenvolvido se trabalhado após uma aula sobre hereditariedade (plano CIE9_09VE01: “Compreendendo a hereditariedade”).

Materiais necessários para a aula: Computador, projetor (datashow), tela para projeção ou quadro branco, canetas de quadro branco ou giz, lápis ou caneta, borracha ou corretivo, folha impressa (uma por aluno da turma), canetinhas coloridas e cartolina (uma por trio de alunos) - acesso pelo link nas próximas orientações do plano. Na impossibilidade, elabore um cartaz com as imagens utilizadas nesta aula ou imagens semelhantes que levem à mesma problematização da aula.

Para o professor saber mais: Revista Genética na Escola, especificamente a edição que está disponível no link:

https://www.flipsnack.com/Eveli/revista-genetica-na-escola-volume-11-numero-2-suplemento.html, acesso em: 04 mai. 2018.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a pesquisa de Gregor Mendel - que investigou como as características hereditárias são transmitidas de uma geração à outra - e o raciocínio construído por ele até a elaboração da sua Primeira Lei.