Atividade para impressão - Contexto - Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids
Plano de Aula
Plano de aula: Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) alunos(as), ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07 e CIE8_09VE09). Esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os(as) adolescentes podem melhor se preparar para assumir responsabilidades e consequências a partir de suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da Aids e da transmissão do vírus HIV. As vias de transmissão do vírus HIV são os fluidos sexuais, sangue e leite materno. Incentive os(as) estudantes na adoção de condutas preventivas: usar camisinha, usar luvas no contato com sangue de outras pessoas, conhecer os meios de transmissão do vírus e os fatores que levam à Aids. Promova debates sobre os obstáculos que dificultam a prevenção, refletindo sobre a importância da promoção da saúde e do respeito vinculados à valorização da vida, pois a transmissão do vírus HIV entre adolescentes está ligada principalmente às práticas sexuais sem preservativo, casos de abuso sexual, pobreza e falta de acesso à informação. Esses conteúdos devem propiciar atitudes responsáveis, solidárias e não discriminatórias em relação aos soropositivos, enfatizando o convívio social e a desconstrução dos preconceitos.
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Kowd4QlTG2I.
Sugestões de leituras para o(a) professor(a):
- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2013000200420&script=sci_abstract&tlng=pt - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021667.pdf - http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://giv.org.br/Ativismo-GIV/N%C3%A3o-%C3%A0-palavra-Aid%C3%A9tico/ - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/
- http://futura.org.br/noticia/cada-hora-30-adolescentes-sao-infectados-pelo-hiv-diz-unicef/ Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; material impresso ou recortado de jornais ou revistas; recursos tecnológicos (computador e internet) e acesso à internet ou material de uso comum (canetinhas, régua, papel cartolina ou kraft…).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as formas de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o desenvolvimento da doença Aids, refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação relacionadas à falta de informação.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para iniciar as reflexões, projete este slide. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou imprima o texto no anexo, entregando uma cópia a cada dupla de alunos. Peça que a turma leia a notícia falsa (fake new) sobre a transmissão de HIV (elaborada com base em: https://www.biologiatotal.com.br/blog/camisinha+nao+garante+protecao+a+aids-324.html). Questione se a turma acha que a notícia é verdadeira ou falsa. Proponha a identificação de fake news a partir da fonte, dos dados apresentados, da linguagem (erros na escrita), o teor da mensagem que a reportagem deseja passar, o público alvo, etc. Trabalhe a importância de saber identificar fake news para que os estudantes sejam capazes de filtrar conteúdos diversos publicados na internet, reconhecendo notícias falsas conforme alguns parâmetros. Subsídios para guiar a identificação de fake news:
- https://novaescola.org.br/conteudo/12158/como-falar-de-noticias-falsas-em-sala-de-aula
- https://novaescola.org.br/conteudo/11701/cuidado-com-a-fabrica-de-mentiras - http://www.revistaeducacao.com.br/por-que-discussao-sobre-fake-news-deve-ser-levada-para-sala-de-aula/ - https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/como-combater-as-fake-news-em-sala-de-aula-7x6crli6ktikdvr9gz3edcgd9
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso; quadro, giz ou caneta para quadro.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte oralmente à turma: Por que ainda há muito preconceito com portadores do vírus HIV, mesmo com acesso fácil às informações? Ouça a turma e instigue os estudantes a pensarem em respostas a partir dos seus conhecimentos sobre o tema. Faça relações com a etapa anterior, questionando: HIV e Aids são a mesma coisa? É adequado usarmos o termo “aidético” ao nos referirmos aos portadores do vírus HIV?
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: A duração total desta etapa é de 27 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 4 minutos. Se não for possível projetar, imprima as imagens no anexo ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais. Para cada imagem, pergunte se os(as) estudantes relacionam com um mito ou uma verdade sobre a transmissão do vírus HIV.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso (anexo) ou recortado de jornais/revistas.
Mão na massa
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Recomendamos usar 6 minutos para a leitura e debate de textos em grupos (disponíveis nos links abaixo). Divida a turma em grupos com 4 integrantes. Escolha um texto por grupo e entregue uma cópia para cada aluno(a) ler em silêncio, sublinhar conceitos importantes e trocar informações com os colegas. Conforme o número de alunos(as) da turma, os textos podem se repetir entre os grupos. Depois que os componentes do grupo finalizarem a leitura, devem debater sobre a transmissão dos vírus HIV e a identificação de fake news sobre o assunto. Caso seja possível em sua escola, passe o link das leituras para a turma ler em aparelhos eletrônicos, ao invés de imprimir diretamente dos sites:
- https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sintomas-transmissao-e-prevencao-nat-hiv - http://abiaids.org.br/em-nota-abia-esclarece-duvidas-sobre-transmissao-do-hiv/29054 - http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv
- http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/Como-se-Contrai-o-V%C3%ADrus-HIV/index.html
Caso tenha tempo e material multimídia disponível, recomendamos a transmissão do vídeo neste link para finalizar a atividade: https://www.youtube.com/watch?v=ostl-FHd9MY.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; textos impressos.
Mão na massa
Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 17 minutos. Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Solicite aos grupos a criação de formas de divulgação dos dados coletados nas leituras, simulando uma notícia/reportagem verdadeira, em oposição às fake news. Cada grupo deve criar uma reportagem com dados reais sobre o vírus HIV e a Aids, explicando as formas de transmissão, prevenção e desenvolvimento da doença, com enfoque no combate ao preconceito por meio da divulgação de informações corretas. Essas criações podem ser feitas com o uso de ferramentas digitais (sugerimos acesso aos sites Easel.ly, Canva, GoConqr, Google Apresentações ou PowerPoint) ou pode-se usar material de uso comum para criação de cartazes.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; ferramentas digitais (notebook e internet) e acesso à internet ou material de uso comum para cartaz (papel kraft ou cartolina, pincéis, canetinhas, régua, recortes…).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Proponha que cada grupo apresente as divulgações criadas na etapa anterior e discutam os dados que usaram a partir dos textos de subsídio. Exponham as criações na sala (caso for em cartaz, ou divulguem nas redes sociais se foram produzidas em meios digitais). Conclua a aula pedindo que cada estudante registre em seu caderno as possíveis soluções da turma para o questionamento: Por que ainda há muito preconceito com portadores do vírus HIV, mesmo com acesso fácil às informações?
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; fita adesiva; materiais eletrônicos e internet.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e pensarem sobre a gravidade das fake news. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que ainda há muito preconceito com portadores do vírus HIV, mesmo com acesso fácil às informações?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos.
Peça para os grupos criarem um texto expositivo informativo de forma colaborativa sobre as fake news em relação a AIDS. No texto, devem ser abordadas as formas de transmissão, os sintomas, a prevenção e como podemos combater as fake news.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Proponha uma conversa e aborde a gravidade das fake news.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar os modos de transmissão do HIV e as estratégias de prevenção para desconstruir preconceitos e agir de modo solidário em relação aos portadores do vírus, incentivando atitudes não discriminatórias.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza