Plano de Aula

Plano de aula: Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os(as) alunos(as), ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07 e CIE8_09VE09). Esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os(as) adolescentes podem melhor se preparar para assumir responsabilidades e consequências a partir de suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da Aids e da transmissão do vírus HIV. As vias de transmissão do vírus HIV são os fluidos sexuais, sangue e leite materno. Incentive os(as) estudantes na adoção de condutas preventivas: usar camisinha, usar luvas no contato com sangue de outras pessoas, conhecer os meios de transmissão do vírus e os fatores que levam à Aids. Promova debates sobre os obstáculos que dificultam a prevenção, refletindo sobre a importância da promoção da saúde e do respeito vinculados à valorização da vida, pois a transmissão do vírus HIV entre adolescentes está ligada principalmente às práticas sexuais sem preservativo, casos de abuso sexual, pobreza e falta de acesso à informação. Esses conteúdos devem propiciar atitudes responsáveis, solidárias e não discriminatórias em relação aos soropositivos, enfatizando o convívio social e a desconstrução dos preconceitos.
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Kowd4QlTG2I.
Sugestões de leituras para o(a) professor(a):
- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2013000200420&script=sci_abstract&tlng=pt - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021667.pdf - http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://giv.org.br/Ativismo-GIV/N%C3%A3o-%C3%A0-palavra-Aid%C3%A9tico/ - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/

- http://futura.org.br/noticia/cada-hora-30-adolescentes-sao-infectados-pelo-hiv-diz-unicef/ Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; material impresso ou recortado de jornais ou revistas; recursos tecnológicos (computador e internet) e acesso à internet ou material de uso comum (canetinhas, régua, papel cartolina ou kraft…).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as formas de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o desenvolvimento da doença Aids, refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação relacionadas à falta de informação.

Conteúdos relacionados