Plano de Aula

Plano de aula: Igualdade entre os gêneros

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento sobre o tema, acesse os demais planos de aula desta sequência. Este plano aborda como a desigualdade entre os gêneros acontece em nossa sociedade e como podemos construir ações para superá-la. Tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É de suma importância que a escola seja uma instituição que promova a construção de conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os mais diversos preconceitos, pois a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, recomendamos as seguintes leituras complementares:

- páginas 321 até 325 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (disponível neste link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf );

- da páginas 43 até 87 do livro de Guacira Lopes Louro: Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista (disponível neste link: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf ).

Sugerimos que este plano de aula possa ser utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia Internacional da Mulher (8 de março). Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos a leitura dos textos disponíveis nestes links:

- Sobre a origem do Dia Internacional da Mulher: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher;

- Sobre as mulheres que ocupam cargos na Educação: https://novaescola.org.br/conteudo/10272/mulheres-na-educacao;

- Sobre as relações de gênero na escola: http://educacaointegral.org.br/reportagens/igualdade-de-genero-pressupoe-uma-sociedade-justa-para-meninos-e-meninas/ e https://emais.estadao.com.br/blogs/bruna-ribeiro/igualdade-genero-escolas/;

- Sobre a importância de debater a igualdade de gênero: https://nacoesunidas.org/a-questao-central-para-igualdade-de-genero-e-uma-questao-de-poder-diz-antonio-guterres/.

Sugestão de filme: As Sufragistas (2015).
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som, se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Organize a sala de forma que os meninos sentem nos lugares à frente, ou “melhores lugares”. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos falar sobre a importância de identificarmos situações de desigualdade entre os gêneros. Abordaremos situações em que as pessoas sofrem preconceitos e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino. Se a turma questionar quanto à organização da sala, com os meninos à frente, dialogue sobre como já avançamos muito em sociedade quanto à igualdade entre os gêneros, pois já conseguimos identificar algumas situações e problematizá-las. No entanto, para algumas culturas a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres é algo comum. Esclareça que somente o diálogo sobre essa questão pode levar à mudança de posicionamentos e à construção de respeito entre homens e mulheres, formando uma sociedade mais justa e igualitária. Se a turma não questionar a respeito dos lugares ocupados pelos meninos, pergunte o que os estudantes acharam dessa organização e, então, conduza essa explicação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados