Suicídio: quem pode ajudar a escola a encaminhar a conversa?

Neste vídeo, a psicóloga Ana Carolina C. D’Agostini explica como a escola pode fazer a conversa e quem pode dar apoio na hora de falar de suicídio

POR:
NOVA ESCOLA
A psicóloga Ana Carolina D'Agostini explica que instituições e organizações podem ajudar a escola a fazer a conversa sobre saúde mental e prevenção ao suicídio    Crédito: Nova Escola

Quanto o assunto é saúde emocional, principalmente na questão da prevenção ao suicídio, a escola não tem responsabilidade de assumir o atendimento psicológico dos estudantes e nem de identificar síndromes. O que a escola pode fazer é assumir o papel de mediadora das ações e abrir espaço para que haja diálogo e os alunos e professores encontrem um espaço de confiança para falar de sentimentos como solidão.  

Dentro da campanha Setembro Amarelo, NOVA ESCOLA está publicando uma série de conteúdos orientados para que professores e gestores possam endereçar da melhor maneira a conversa sobre o suicídio e como fazer a prevenção. Aqui, a psicóloga Ana Carolina C. D’Agostini responde à seguinte questão: quem pode ajudar a escola a endereçar a conversa sobre suicídio?


Uma série de instituições produzem materiais orientadores sobre a questão da saúde mental e da prevenção ao suicídio. No site do Ministério da Educação há informações sobre sinais de alerta para jovens em situação de risco de suicídio, o que fazer e como buscar ajuda. A Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina desenvolveram a cartilha "Suicídio: informando para prevenir". No material, é possível entender alguns mitos sobre comportamento suicida, fatores de risco e proteção e qual o impacto do suicídio.  No site do Centro de Valorização da Vida (CVV) também é possível encontrar referências de instituições que trabalham com o tema. É possível encontrar apoio em organizações que são focadas em ações educacionais, como o Projeto Cuca Legal e Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), que oferecem cursos e programas voltados à promoção de saúde mental nas escolas.

.

Deixe seu email e mantenha-se atualizado para assuntos de saúde na educação

Tags

Guias

Tags

Guias