Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Saiba | Saiba

Como está a saúde mental nas escolas?

Em alta no mundo, casos ainda são tabu no ambiente escolar e o tema não faz parte da formação da maioria dos professores

POR:
Tory Oliveira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: 1 em cada 5 adolescentes enfrentará problemas de saúde mental, cujos casos cresceram exponencialmente nos últimos 25 anos. A maior parte, porém, não é diagnosticada ou tratada. Na escola, problemas de saúde mental podem piorar o desempenho e ampliar a evasão escolar. Embora a capacitação de professores seja uma medida importante, a saúde mental ainda está fora da formação. “Na classe de 30 alunos, estima-se que entre 3 e 5 terão algum problema de saúde mental, incluindo transtornos de ansiedade, depressão e déficit de atenção e hiperatividade”, explica Rodrigo Bressan, autor de Saúde Mental na Escola e fundador do Y-Mind - Centro de Prevenção em Transtornos Mentais, que defende uma maior conscientização sobre o tema para os educadores.




75%
dos transtornos mentais começam antes dos 24 anos
50% dos transtornos mentais começam antes dos 14 anos
18% foi o aumento entre 2005 e 2015 de casos de depressão

Fontes: Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes; Fletlich Bilyk & Goodman; 2004;Anselmi et al.,2010;The WHO World Mental Health Surveys: Global Perspective


FIQUE ATENTO
Com informação, o educador pode apoiar e encaminhar casos na escola. Observe sinais de alerta


COMO PROMOVER A SAÚDE MENTAL?

Empodere-se
Embora não seja papel do professor diagnosticar ou medicalizar os casos, o educador acompanha o desenvolvimento de crianças e adolescentes e, munido de conhecimento, pode intervir.

Quebre o tabu
Saúde mental não pode ser um tema proibido, estigmatizado ou minimizado na escola. Converse abertamente com os seus alunos e com as famílias sobre isso.

Informação de qualidade
A base da prevenção é a informação, e saber mais sobre o assunto é o primeiro passo para quebrar o estigma. O projeto Cuca Legal (Unifesp) oferece cursos de formação de professores, por exemplo.