Plano de Aula

Plano de aula: Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula desta sequência (principalmente os planos CIE8_09VE02 e CIE8_09VE06). Esta aula aborda como o preconceito gera desigualdades de oportunidades entre os gêneros e as raças, e propõe a elaboração de ações para superá-la. Para que isso seja possível, tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É fundamental que a escola seja uma instituição que promova a aprendizagem dos conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os diversos preconceitos. Assim, a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, sugerimos os seguintes links para acesso ao professor(a):

- sobre desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres: https://nacoesunidas.org/onu-16-fatos-sobre-desigualdades-entre-homens-e-mulheres/

- sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”: https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula

- sobre os efeitos do preconceito na educação escolar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1805200309.htm

- como trabalhar preconceito racial na escola: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor

Sugerimos que este plano seja utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia internacional da mulher (8 de março). Para ampliar esclarecimentos sobre a data, sugerimos a leitura do texto neste link: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher

Sugestões de filmes que abordam o preconceito racial e de gênero: Estrelas Além do Tempo (2017, aborda a trajetória profissional de 3 mulheres negras cientistas na NASA, com a possibilidade de trabalhar conceitos de Física); Histórias Cruzadas (2011, uma menina norte-americana sonha em ser escritora e entrevista mulheres negras nos anos 1960); As Sufragistas (2015, sobre a luta de mulheres na Inglaterra, no início do século XX, para ter direito ao voto nas eleições); O Jogo da Imitação (2014, história do norte-americano e cientista matemático Alan Turing, que decifrou códigos durante a II Guerra Mundial, enfrentando preconceito porque era homossexual).

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos identificar as desigualdades de oportunidades entre as raças e os gêneros. Essas desigualdades surgem também do preconceito em relação às diversidades da sexualidade. Nessa visão, trabalharemos situações e sobre personalidades que sofreram preconceito e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino ou em relação à raça.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados