Atividade para impressão - Mão na Massa - Tédio? Isso é coisa da sua cabeça! A visão da neurociência sobre a adolescência
Plano de Aula
Plano de aula: Tédio? Isso é coisa da sua cabeça! A visão da neurociência sobre a adolescência
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: transformações da puberdade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de promover reflexões acerca da visão da neurociência sobre a adolescência e faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade, desta forma indica-se a aplicação prévia do planos anteriores, em especial o plano de aula sobre a relação entre o sistema nervoso e a puberdade : CIE8_07VE07.
Materiais necessários para a aula: Folhas impressas disponíveis no material complementar.
Para a atividade da etapa Mão na massa, pode ser necessária a impressão de alguns materiais do link acima, lápis e algum equipamento para projeção do vídeo (TV ou projetor e computador). Na impossibilidade de projeção se faz necessário imprimir a matéria indicada.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente que estudaremos o fenômeno da adolescência sob a perspectiva da neurociência, além de retomarmos outras concepções sobre o fenômeno.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Convide os estudantes para se organizarem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem alguns trechos de um livro.
Leia-os e se possível projete para que os estudantes acompanhem a leitura (se desejar, poderá entregar o material impresso ou deixar exposto em um cartaz).
Em seguida, conte-lhes que a autora do livro é uma importante neurocientista brasileira: Suzana Herculano-Houzel.
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre os textos lidos. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas como:
- Vocês sabem o que é a neurociência? O que faz um neurocientista? (após ouvir a opinião do grupo explique que é uma ciência que estuda o sistema nervoso e suas funcionalidades. Um neurocientista, por exemplo, pode fazer pesquisas que ajudem a compreender como o cérebro humano aprende ou guarda memórias, bem como possíveis complicações após um trauma nesta região).
- Como o livro descreve os sentimentos e comportamentos no período da adolescência? (espera-se que associem aos trechos “as súbitas mudanças de humor”, “falta de interesse” e “tédio”, por exemplo).
- Por que seria difícil deixar um cérebro adolescente satisfeito? (espera-se que associem ao fato de o mesmo estar passando por muitas transformações).
- O que seria o sistema de recompensa citado no texto?
- O livro afirma que o tédio teria um papel importante na formação do adolescente. Como isso aconteceria?
Para ampliar a discussão, sugere-se também estes materiais: https://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u667914.shtml; https://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-pentagono/as-neurociencias-e-a-adolescencia-um-olhar-cuidadoso-sobre-uma-epoca-de-ascendencia/; http://www.revistaeducacao.com.br/como-funciona-o-cerebro-do-adolescente/; http://plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=236.
Plano de aula sobre a relação entre o sistema nervoso e a puberdade: CIE8_07VE07.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a Questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno e as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como:
- Quais seriam os sentimentos e comportamentos relacionados ao período da adolescência?
- Qual é mesmo a definição de adolescência? E a diferença entre adolescência e puberdade?
- Como o organismo pode reagir a essas mudanças?
- Como a neurociência pode estar relacionada a este tema?
Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.
Plano de aula sobre os conceitos de adolescência e puberdade: CIE8_07VE01.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Sugere-se 6 minutos para este momento. Diga aos estudantes que irão assistir a um vídeo com a autora do livro do qual lemos alguns trechos no início da aula.
Pergunte a eles:
- Qual é a visão da neurociência sobre a adolescência?
- Ela difere da visão da sociedade em geral sobre este período?
- Ela difere da visão de vocês sobre o assunto?
Mais uma vez, não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto.
Materiais necessários: Materiais impressos, lápis e algum equipamento para projeção do vídeo (TV ou projetor e computador). Caso não seja possível a projeção do vídeo você pode substituí-lo pela impressão da matéria elaborada pela própria Suzana Herculano: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1204200707.htm. Todavia, vale ressaltar que o vídeo está mais completo em relação ao que a atividade irá tratar.
Mão na massa
Orientações: Sugere-se 24 minutos para os dois momentos a seguir. Solicite que os estudantes se dividam em quatro grupos e diga-lhes que participarão de uma atividade que busca propor reflexões sobre o fenômeno da adolescência. E para isso cada grupo receberá um caso para analisar e em seguida registrar possíveis leituras sobre essa situação e, no final, deverão propor uma solução colaborativa que envolva a família e a escola para auxiliar os adolescentes nessa fase tão delicada e ao mesmo tempo fantástica.
Em seguida, entregue a cada grupo: Um caso (impresso), uma folha de registro “ O que podemos fazer sobre isto?” e lápis.
Informe-lhes que terão 12 minutos para as primeiras etapas e depois cada grupo terá 3 minutos para apresentar à turma seu registro (totalizando 12 minutos de apresentação).
Os grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma, assim como a organização do tempo de acordo com o seu contexto escolar.
Atenção: Se em sua turma tiver estudantes com os mesmos nomes dos personagens dos casos, você poderá trocá-los se sentir necessidade.
Saiba mais sobre como proceder no material complementar.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Sugere-se 5 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a Questão disparadora, leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram durante a pesquisa. Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à Questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula. Pergunte se houve algum termo que gerou dúvidas durante a etapa Mão na massa e insira seu significado no registro.
Sistematização
Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Projete os slides ou leia as informações dos textos para discuti-las e assim sistematizar os conteúdos da aula. Sugere-se alguns materiais de aprofundamento sobre o assunto e que podem auxiliar na discussão. Estes vídeos discorrem um pouco mais sobre perspectivas da neurociência:
A EVOLUÇÃO DO CÉREBRO HUMANO - baseado em Suzana Herculano-Houzel
Suzana Herculano-Houzel: O que o cérebro humano tem de tão especial?
Ao entender melhor os desafios e as dificuldades do cérebro adolescente, parte de um indivíduo integral inserido na sociedade, é possível pensar em soluções que o auxiliem nesta jornada. Este indivíduo, que fisiologicamente apresenta dificuldade em sentir prazer, em prever consequências, controlar impulsos e ainda está lidando com o despertar de sua sexualidade, precisa encontrar um ambiente agradável e pessoas solícitas para ajudá-lo.
Apresentar-lhe possibilidades para cada área de sua vida bem como as consequências para as devidas escolhas, pode auxiliá-los a tomar decisões de forma mais responsável.
É possível ampliar as discussões, com questionamentos como:
- Seria interessante fazer com que as famílias de vocês tivessem acesso a estas informações? Por quê?
- O que poderíamos propor para isto acontecer?Professor, você pode estender essa discussão para a comunidade escolar. Uma ideia é propor um momento de reflexão em algum evento, como a reunião de pais e responsáveis. Os próprios estudantes podem apresentar os pontos de vista da neurociência sobre a adolescência, enquanto os registros elaborados nesta aula estão dispostos como uma exposição em algum lugar da sala de aula para ser visitados pelos responsáveis e, após analisados, promover um momento de debate ou uma mesa-redonda, com pais, filhos e professores.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem as imagens nos slides "Contexto" e responderem em uma folha:
- O que seria o sistema de recompensa citado no texto?
Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como explicar sentimentos, comportamentos e desafios da adolescência?
Mão na massa
Peça para os estudantes responderem as questões individualmente. Envie o texto e as questões via Whatsapp.
- Quais seriam os sentimentos e comportamentos relacionados ao período da adolescência?
- Qual é mesmo a definição de adolescência? E a diferença entre adolescência e puberdade?
- Como o organismo pode reagir a essas mudanças?
- Como a neurociência pode estar relacionada a este tema?
- Qual é a visão da neurociência sobre a adolescência?
- Ela difere da visão da sociedade em geral sobre este período?
- Ela difere da visão de vocês sobre o assunto?
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Marque uma data para que os estudantes possam enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Proponha uma roda de conversa virtual e aborda a relação da neurociência com os estudos sobre a adolescência.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas. Também podem participar de um cineminha educacional, assistindo aos vídeos para entender melhor os desafios e as dificuldades do cérebro adolescente:
A EVOLUÇÃO DO CÉREBRO HUMANO - baseado em Suzana Herculano-Houzel (disponível aqui).
Suzana Herculano-Houzel: O que o cérebro humano tem de tão especial? (disponível aqui).
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar algumas descobertas da neurociência sobre a adolescência e a puberdade.
Selecionar e avaliar informações em um debate sobre a interação das questões fisiológicas e sociais que envolvem a adolescência sob a perspectiva da neurociência.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gabriela Aprigia Monteferrante
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza