Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de apresentar o sistema endócrino, visto que para a melhor compreensão dos planos seguintes se fazem necessários conhecimentos acerca deste importante sistema. Também se estabelecerão algumas relações com a puberdade, desta forma indica-se a aplicação prévia do plano CIE8_07VE01.
Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das atividades poderá variar, neste caso sugere-se executar este plano em duas aulas.
Materiais necessários para a aula: Folhas impressas disponíveis no link: https://docs.google.com/document/d/1y0nlgyDdMoYExjJbQ7QmUBhnRRy63OPQH7F8Vi3OCQY/edit?usp=sharing. Como a atividade da etapa Mão na massa envolve um jogo de tabuleiro, para os peões sugere-se algum tipo de material reciclável. Dependendo do que você optar por utilizar, será necessária uma prévia arrecadação (como tampinhas de garrafa, lacres de latinha ou caixas de leite para recorte). Tesoura (preparação do material); papéis coloridos para colar as fichas: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja e preto (sugere-se papel cartão); cola; dados (um por equipe); peões de material reciclável (verificar link de orientações e sugestões ao professor).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que irão discutir sobre um sistema muito importante, que tem grande relação com as transformações vivenciadas pelo organismo humano no período da puberdade .
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história. Leia a história e, se possível, a projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).
Atenção: Se necessário, considere a possibilidade de alterar nome das personagens se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:
- Alguém já teve sensações parecidas como as vivenciadas por Julia e João? Em quais situações? (Espera-se que relacionem a possíveis visitas a parques de diversões mas também outros eventos.)
- O que vocês acreditam que pode desencadear estas sensações em nosso organismo? (Espera-se que associem as sensações descritas na história a potenciais situações de risco que o organismo tem que lidar, neste caso, aos movimentos bruscos da montanha-russa.)
- João achou interessante o fato de após algum tempo seu organismo voltar ao que ele considerava “normal”. É importante que o organismo retome a normalidade após eventos como o da história? Por quê Como isso acontece?
Para saber mais sobre homeostase (acionar tradução): https://www.youtube.com/watch?v=Iz0Q9nTZCw4.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como:
Como é que o organismo humano regula eventos como a aventura vivenciada por Julia e João e outras tantas que promovem sensações como essas?
Lembre-se de que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e de hipóteses feitas pelos próprios estudantes.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Solicite que os estudantes se dividam em pequenos grupos (de até cinco integrantes) e lhes conte que participarão de um jogo de tabuleiro chamado "Uma aventura pelo sistema endócrino". Em seguida, entregue a cada grupo: um tabuleiro (impressão); as fichas e os cartões (previamente recortados e colados em papéis coloridos); a folha de instruções; um dado; e os peões (material previamente escolhido e arrecadado pelo professor, possivelmente, feito com algum material reciclável), sendo um para cada jogador. Oriente que um dos jogadores leia as orientações para o grupo e, em seguida, iniciem o jogo.
Link para impressão dos materiais
Para consultar - Orientações ao professor
Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo você pode criar um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “já se passaram 10 minutos” ou “faltam apenas 5 minutos”. Caso você disponha de internet, utilize o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para ajudar com a marcação do tempo, e se tiver um projetor, projete-o, para que os estudantes acompanhem o tempo.
Materiais necessários: Materiais impressos, devidamente recortados e colados nas folhas coloridas; tesoura (preparação do material); dados (um por equipe); peões de material reciclável (verificar link de orientações e sugestões ao professor).
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Sugere-se 5 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a questão disparadora, a leia e peça que respondam, considerando aquilo entenderam de sua vivência, com base no jogo. Instigue a discussão, questionando:
- De que tipo de equilíbrio estamos falando?
- Como o sistema endócrino atua para gerar este equilíbrio?
- Como definir o conceito de homeostase?
Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda às questões e peça que todos registrem no caderno, comparando-o com as concepções prévias, do início da aula. É importante esclarecer o conceito de homeostase e a relação do sistema endócrino com sua manutenção. Pergunte se houve algum termo que gerou dúvidas durante o jogo e insira seu significado no registro.
Para saber mais sobre homeostase (acionar tradução): https://www.youtube.com/watch?v=Iz0Q9nTZCw4.