Estamos em reforma, pedimos desculpas pelo transtorno
PorPaula Peres
22/08/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula Peres
22/08/2019
Olá!
Assim como o meu restaurante favorito na rua do trabalho, a newsletter da Nova Escola também está passando por uma reforma que pode gerar instabilidades (vocês devem ter reparado). Peço desculpas pelo transtorno, mas a boa notícia é que, caso aconteça de cometermos o vacilo de não entregar a news no seu e-mail algum dia, você pode ter acesso ao nosso acervo neste link.
A adolescência e a escola
Costumo dizer que a adolescência é a pior fase na vida de um ser humano. A pessoa está confusa por dentro e por fora: não é criança, mas também não é adulto, a voz está naquela fase de transição em que fica meio estranha, o corpo vai crescendo de um jeito desengonçado… Desejo força e paciência aos adolescentes e aos adultos que precisam lidar com eles.
Na escola, conforme os estudantes vão ficando mais velhos, os desafios mudam: eles já não têm tanto interesse em aproximar os pais da instituição, querem se fechar entre os amigos, sentem que não são compreendidos. Este artigo mostra por que a afetividade é tão necessária nessa etapa: os estudantes precisam ter a sensação de que a escola se preocupa com eles para além das broncas por terem feito coisa errada. Leia na íntegra aqui.
Você já ouviu falar em “projeto de vida”?
Está na Base Nacional e aparece cada vez mais nas escolas de Ensino Médio. A ideia é que a escola ajude os estudantes a refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir seus projetos presentes e futuros. Para desenvolver isso, eles precisam lidar com uma série de habilidades socioemocionais.
Nossa colaboradora Débora Garofalo mostra, neste conteúdo, por que trabalhar a Educação 4.0 – que traz a inclusão digital na escola – é tão necessário quanto o projeto de vida dos estudantes. Vale a pena refletir sobre o papel da Educação nesse momento em que temos jovens desorientados de um lado e uma gama de possibilidades digitais de outro.
Um abraço e até amanhã,
Paula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
Últimas notícias