Plano de Aula

Plano de aula: Adolescência: o que está acontecendo comigo?

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: transformações da puberdade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência que abordará aspectos relacionados à sexualidade. Pode ser considerada uma aula introdutória, pois tem como objetivo permitir ao estudante refletir sobre e interpretar as mudanças fisiológicas e sociais que compõem a puberdade e a adolescência.

Materiais necessários para a aula: Post-its (ou papéis cortados e uma cola) e alguma superfície dividida em seis espaços para colá-los (como no modelo em Anexo). Para alternativa que envolve o uso de tecnologia você precisará de computadores com acesso à internet e um projetor.

Solicitar com antecedência que os estudantes tragam algum objeto que represente um valor afetivo de seu brincar na infância (um brinquedo, uma foto, um trecho escrito se for algo imaterial, como uma brincadeira de roda ou cantiga). Convide-os a trazer algum objeto confortável (almofada ou tapete) para se sentar.

Você pode utilizar outro espaço além da sala de aula para a realização da atividade (sala de leitura, pátio, gramado), que colabore para a formação de um ambiente acolhedor e agradável. Um dos tópicos abordados serão as mudanças físicas relacionadas à puberdade. Como este assunto costuma causar certo constrangimento, caso acredite ser necessário agende uma conversa anterior à aula sobre aspectos humanizadores da sexualidade. Você pode utilizar esse vídeo da Unesco como base para esta conversa: https://www.youtube.com/watch?v=qtKfDolDfPs.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que irão discutir sobre algumas transformações que estão vivenciando.