Atividade para Impressão - Mão na Massa (Resolução da Atividade) - Sistema reprodutor feminino
Plano de Aula
Plano de aula: Sistema reprodutor feminino
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: transformações da puberdade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre sexualidade, sugere-se a aplicação do plano anterior “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” (CIE8_07VE01).
Materiais necessários para a aula: Organize a sala previamente em três estações, de forma que cada uma delas disponha dos materiais necessários: material impresso (segue link nas próximas orientações) e devidamente recortados (imagens, cartões e, se necessário, o trecho de O Cortiço impresso); tesoura (preparação do material); cola; lápis (ao menos um em cada estação); e envelopes. A quantidade irá variar de acordo com as repetições das estações planejadas e em relação ao número de estudantes da turma. Não é necessário numerar as estações para evitar a impressão de hierarquia entre elas.
Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das estações poderá variar. Neste caso, sugere-se duas alternativas: executar este plano em duas aulas, ou, ao invés de todos os grupos passarem por todas as estações, você poderá limitar aos grupos uma ou duas estações, desde que posteriormente haja um momento de socialização para que todos possam conhecer o que foi construído durante as estações.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas pelo organismo feminino no período da puberdade .
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra clássica da literatura brasileira.
Leia o trecho com a entonação adequada e, após a leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouví-los, comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista, possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século XIX.
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:
- O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)
- O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)
- Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?
Para o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso.
Se houver tempo para complementar a proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno e compartilhando com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar através de outras perguntas como:
- Quais são as mudanças vividas pelas meninas durante a puberdade? (Esta prática parte do princípio de que a discussão e o levantamento de concepções prévias já tenha acontecido, sugere-se a aplicação do plano anterior desta sequência “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” - CIE8_07VE01).
- Qual seria a importância do surgimento destas características?
Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.
Mão na massa
Tempo sugerido: 31 minutos
Orientações: Para este momento sugere-se até 9 minutos em cada estação. Peça que os estudantes se dividam em pequenos grupos (sugere-se, no máximo, 5 integrantes), explique que a sala está dividida em três tipos de estações e que, ao fim da atividade, os grupos devem ter passado por todas elas. Diga-lhes que em cada estação haverá instruções a serem seguidas e todas as atividades deverão durar até 9 minutos cada. Ao findar do tempo, você analisará a necessidade de se direcionarem a uma nova estação.
Link para impressão: https://docs.google.com/document/d/1EeElqlH49nWqoYrCAHSlM3yxKzCu4SJSn-8ftucHbyA/edit?usp=sharing
Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37
Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo, crie um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “já se passaram 4 minutos” ou “faltam apenas 2 minutos para a troca de estação”. Caso você disponha de internet, utilize o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para te ajudar com a marcação do tempo e, se tiver um projetor, poderá projetá-lo para que os estudantes acompanhem o tempo.
Interaja com os grupos enquanto acompanha e orienta o andamento das atividades. Incentive-os a compartilharem suas ideias a cada atividade, bem como tentar construir juntos uma hipótese que contemple as opiniões de todo o grupo. Encoraje-os a arriscar as terminologias e a tratar o assunto com respeito. A quantidade de estações de cada tipo deve ser pensada de acordo com o número total de estudantes da turma e as divisões para os grupos. No link de resolução das atividades você encontrará maiores orientações sobre a disposição das estações.
Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das atividades poderá variar. Neste caso, sugere-se duas alternativa: executar este plano em duas aulas, ou ainda, ao invés de todos os grupos passarem por todas as estações, você poderá limitar aos grupos uma ou duas estações, desde que posteriormente haja um momento de socialização para que todos possam conhecer o que foi construído durante as estações (sugere-se 20 minutos para a realização das estações e cerca de 10 minutos de discussão e compartilhamento de ideias para o tempo total da etapa Mão na massa).
Materiais necessários: Materiais impressos e devidamente recortados por cada grupo de estudantes e estações (instruções, imagens e cartões); tesoura (preparação do material); cola; lápis (ao menos um em cada estação); envelopes. A quantidade irá variar de acordo com as repetições das estações planejadas e em relação ao número de estudantes da turma.
Mão na massa
Orientações: Sugere-se no máximo 4 minutos para esse momento. Ao término de todas as estações, peça para que cada grupo converse com um grupo vizinho para que troquem ideias, conheçam as produções dos colegas, comparem com as suas respostas e conversem entre si. O objetivo é fazer com que os estudantes entendam as hipóteses e observações dos demais.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Sugere-se 4 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a questão disparadora. Leia e peça que respondam, considerando aquilo que puderam compartilhar entre seu grupo e os outros grupos, retomando as hipóteses iniciais.
Instigue a discussão, questionando-os:
- Quais transformações notamos no corpo feminino durante a puberdade?
- Como explicamos algumas destas transformações de acordo com o seu potencial sexual e reprodutivo?
Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula.
Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37
Sistematização
Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Projete ou exponha de outra forma a imagem do sistema reprodutor feminino e pergunte quais nomes eles atribuíram antes e depois de abrirem o envelope. Em seguida, indique as principais estruturas do sistema reprodutor feminino explicando suas funções, tanto as internas como as externas, relacionando-as com parâmetros homeostáticos (ligados ao bom funcionamento) dos órgãos genitais. Caso não seja possível projetar a imagem, você poderá imprimir o slide para indicar as estruturas, ou ainda, utilizar o material didático disponível em sua escola.
Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37
Para ampliar a discussão, você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio como este vídeo em que uma ginecologista explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=ypUN0jTBjo0. Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor feminino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/higiene-intima-da-mulher/.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem as imagens nos slides "Contexto" e analisarem algumas transformações que estão vivenciando. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais mudanças a puberdade pode causar no corpo feminino? Por que elas ocorrem?
Mão na massa
A atividade será realizada individualmente. Envie a imagem e as questões no formato Word, via Whatsapp.
Estação - Reconhecendo as mudanças.
Bem vindos! O desafio é identificar mudanças pelas quais passa o organismo feminino ao longo da puberdade. Qualquer dúvida sobre como realizar os passos, conte com a ajuda do professor.
- Observe a imagem disposta na estação;
- Analise as etapas pelas quais passa o organismo em questão e identifiquem as mudanças sofridas em cada uma delas;
- Registre as suas percepções da imagem;
- Faça um texto expositivo informativo baseado no sistema reprodutor feminino.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Marque uma chamada para que o estudante possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Refaça a questão disparadora e converse com a turma sobre as mudanças que ocorrem no período de puberdade.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.
Sistema reprodutor feminino
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as estruturas do sistema reprodutor feminino e suas respectivas funções.
Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo, relacionando-as às transformações do período da puberdade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gabriela Aprigia Monteferrante
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza