Plano de aula: Muito mais que hormônios e espinhas: a relação do sistema nervoso com a puberdade

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: transformações da puberdade

Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de apresentar a relação entre o sistema nervoso e a reprodução e faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade. Desta forma, indica-se a aplicação prévia de outros planos, em especial o CIE6_06VE01 e CIE6_06VE02 (sobre o sistema nervoso) e planos de aula sobre o sistema endócrino: CIE8_07VE05 e CIE807VE06.

Materiais necessários para a aula:

Folhas impressas disponíveis no material complementar, para a atividade da etapa Mão na Massa. Cartolinas, post-its, livros e revistas. Caso seja possível, utilize algum equipamento com acesso à internet (computador, notebook, tablets ou smartphones, como ferramentas de pesquisa para os estudantes).

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos sobre a relação do sistema nervoso com o sistema reprodutor. Retome o debate sobre as transformações vivenciadas pelo organismo humano no período da puberdade .