Resolução da atividade - Mão na Massa
Plano de Aula
Plano de aula: Sistema reprodutor masculino
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: transformações da puberdade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre sexualidade, por isso, sugere-se a aplicação dos planos anteriores, em especial o plano “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” (CIE8_07VE01).
Materiais necessários para a aula: Folhas impressas, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsDugDTbpQUwkRBn39HbVbdTgKqDV2rkKcSgeGwGthgF35NYzgvwCGPmBn8h/cie8-07ve04-atividade-para-impressao-mao-na-massa.pdf
Lápis, fita adesiva, tesoura, cola e envelopes tamanho A4 (a quantidade dependerá do número de envelopes distribuídos e de quais tipos serão distribuídos). Para orientações sobre o que conter em cada envelope acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino e as transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da puberdade.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia a história de José e, se possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).
Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:
- O texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem). O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno ou processo pode estar relacionado a essa situação?).
- Quais são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e nos sentimentos do personagem).
- Vocês acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir mais seguro ao vivenciar esse processo?
Professor, para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf
LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas, como:
- Quais são as mudanças vividas pelos meninos durante a puberdade? (Esta prática parte do princípio de que a discussão e o levantamento de concepções prévias já tenha acontecido; sugere-se a aplicação do plano anterior desta sequência “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” - CIE8_07VE01).
- Qual seria a importância do surgimento destas características no organismo masculino?
Lembre-se de que este se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses formuladas pelos próprios estudantes.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Sugere-se no máximo 15 minutos para a realização simultânea das propostas contidas nos envelopes.
Solicite que os estudantes se dividam em pequenos grupos (de até cinco integrantes). Em seguida, entregue a cada grupo apenas um dos envelopes (A, B, C ou D). Explique-lhes que em cada um dos envelopes é proposto um desafio para auxiliar os meninos que estão passando pela puberdade a se sentirem mais seguros. Neles há as orientações e alguns dos materiais necessários para sua realização. Comente que cada grupo realizará apenas um dos desafios.
Link para impressão:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsDugDTbpQUwkRBn39HbVbdTgKqDV2rkKcSgeGwGthgF35NYzgvwCGPmBn8h/cie8-07ve04-atividade-para-impressao-mao-na-massa.pdf.
Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.
Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo, crie um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “já se passaram 4 minutos” ou “faltam apenas 2 minutos”. Caso você disponha de internet, utilize o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para te ajudar com a marcação do tempo. Se a sala de aula tiver um projetor, projete-o, para que os estudantes acompanhem o tempo.
Materiais necessários: Materiais impressos, devidamente recortados e inseridos nos respectivos envelopes; tesoura (preparação do material); lápis; fita adesiva; cola; envelopes A4 (a quantidade dependerá do número de envelopes distribuídos e de quais tipos serão distribuídos).
Mão na massa
Orientações: Sugere-se o tempo de 10 minutos para esse momento, sendo que os grupos que receberam o mesmo envelope deverão apresentar-se juntos (caso haja mais grupos com o mesmo envelope). Convide os estudantes a compartilhar com a turma qual foi o desafio a ser realizado, o que desenvolveram a respeito (os resultados) e suas percepções sobre essa vivência.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Convide os estudantes a se organizar em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia e peça que a respondam, considerando aquilo que puderam compartilhar entre seu grupo e os outros grupos, retomando as hipóteses iniciais.
Instigue a discussão, questionando-os:
- Quais transformações notamos no corpo masculino durante a puberdade?
- Como explicamos algumas destas transformações de acordo com o seu potencial sexual e reprodutivo?
Acrescente à discussão:
- Quais as diferenças entre a puberdade masculina e a feminina?
- Quais as questões sociais e emocionais que sofrem alteração nesse período?
Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda às questões e peça que todos anotem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula.
Para consultar - sugestões de resolução dos desafios propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.
Caso deseje ampliar a discussão sobre os desafios enfrentados na adolescência sugere-se o plano “Ser adolescente… sexualidade, puberdade e adolescência” (CIE8_09VE04).
Sistematização
Orientações: Sugere-se 10 minutos para este momento. Projete ou exponha de outra forma a imagem do sistema reprodutor masculino e pergunte para a turma quais nomes eles atribuíram a essas estruturas (grupos que realizaram a atividade do envelope B). Posteriormente, indique as principais estruturas do sistema reprodutor masculino, explicando suas funções, tanto as internas como as externas, relacionando-as com parâmetros homeostáticos (ligados ao bom funcionamento) dos órgãos genitais. Caso não seja possível projetar a imagem, você poderá imprimir o slide para indicar as estruturas, ou ainda, utilizar o material didático disponível em sua escola.
Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.
Para ampliar a discussão você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor referir-se à parceiros (sem um gênero definido).
Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/.
E no material que já foi indicado anteriormente (na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses cuidados, mais especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.
Resolução da atividade - Mão na Massa
Atividade para impressão - Mão na Massa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem as imagens nos slides "Contexto" e anotarem dúvidas e percepções. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais mudanças a puberdade pode provocar no corpo masculino? Por que elas ocorrem?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com 5 alunos. Peça para elaborarem um mapa mental com o tema puberdade no corpo masculino.
Envie as questões via Whatsapp. Sinalize cada item como correto e incorreto e justifique cada um.
1 - A produção de gametas ocorre de forma diferente em organismos masculinos e femininos. Observe os gráficos ao lado e sobre eles considere:
- O gráfico B está associado à produção de gametas em organismos femininos, pois comumente muitos óvulos são produzido ao longo de um ciclo menstrual (um mês);
- O gráfico A está associado à produção de gametas em organismos femininos, pois demonstra a constante ovulação ao longo da vida;
- O gráfico B está associado à produção de gametas em organismos masculinos, pois demonstra a produção restrita de gametas ao longo do mês;
- O gráfico A está associado à produção de gametas em organismos masculinos, pois demonstra o grande número de gametas produzidos ao longo do mês;
- O gráfico B está associado à produção de gametas em organismos femininos, pois comumente apenas um óvulo é liberado ao longo de um ciclo menstrual (um mês).
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp
Marque uma data para que os representantes dos grupos enviem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Relacione os aprendizados sobre as transformações no organismo masculino durante a puberdade.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.
Sistema reprodutor masculino
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as estruturas do sistema reprodutor masculino e suas respectivas funções.
Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo, relacionando-as às transformações do período da puberdade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Professor-autor: Gabriela Aprigia Monteferrante
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre sexualidade, por isso, sugere-se a aplicação dos planos anteriores, em especial o plano “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” (CIE8_07VE01).