Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de apresentar a relação entre o sistema endócrino e o sistema reprodutor e faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade, desta forma, indica-se a aplicação prévia do planos anteriores, em especial o CIE8_07VE05.
Materiais necessários para a aula: Folhas impressas disponíveis no link: https://docs.google.com/document/d/1Sv9lMBSyJlKSOSwUCtgR9k9QI136QhZL0j3_BAa6DJY/edit?usp=sharing. Como a atividade da etapa Mão na massa envolve um jogo, será necessário a impressão dos componentes do jogo, tesoura (para recorte), cola e um dado (opcional).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente que estudaremos a relação do sistema endócrino com o sistema reprodutor, além de retomarmos as transformações vivenciadas pelo organismo humano no período da puberdade .
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Convide os estudantes para se organizarem em uma grande roda e, em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem um trecho de uma matéria. Leia-a, e se possível, projete para que os estudantes acompanhem a leitura (se desejar, poderá entregar o material impresso ou deixar exposto em um cartaz). Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas como:
- Vocês sabem o que é um endocrinologista? O que faz esta especialidade médica? Qual seria sua importância? (Comentar sobre a atuação deste profissional e sua importância ao atuar com o sistema endócrino, ou seja, na regulação das atividades metabólicas do corpo.)
- De qual fenômeno se trata este trecho da matéria? (Espera-se que respondam puberdade/puberdade precoce.)
- Por que o termo precoce foi empregado no título da matéria? (Espera-se que indiquem as idades dos casos retratados na matéria e o aparecimento das características da puberdade.)
- O que há de problemático nos casos retratados?
- O que poderia estar relacionado ao despertar precoce da puberdade em organismos humanos?
Para ampliar a discussão, sugere-se também este material: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/criancas-brasileiras-estao-expostas-a-moleculas-que-mudam-equilibrio-hormonal/.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno, e as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como:
- Quais são os componentes do sistema endócrino?
- Qual é a importância deste sistema?
- Como ele atua, especificamente, neste período cheio de mudanças que é a puberdade?
Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes. O plano de aula CIE8_07VE05 contempla os conteúdos sobre o sistema endócrino.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Solicite que os estudantes se dividam em duplas e lhes conte que participarão de um Jogo da Memória. Em seguida, entregue a cada dupla: as instruções, os cartões (recortados), a tabela “Cada um com seu sistema”, um dado (opcional) e, somente no fim do jogo, uma folha-resposta para validação dos pares (como indicado nas instruções do jogo). Oriente que um dos jogadores leia as orientações, salientando que terão 20 minutos para jogar. Após o término do tempo, entregue a folha de respostas, como descrito nas instruções, para que validem seus pares de cartas. Link para impressão dos materiais: https://docs.google.com/document/d/1Sv9lMBSyJlKSOSwUCtgR9k9QI136QhZL0j3_BAa6DJY/edit?usp=sharing. Interaja com as duplas enquanto acompanha e orienta o andamento do jogo. Prontifique-se a ajudar caso tenham dificuldade em alguns termos, mas julgue previamente se não estará facilitando demais a resposta. Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo, você pode criar um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “Já se passaram 10 minutos” ou “Faltam apenas 5 minutos”. Caso você disponha de internet, poderá utilizar o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para ajudar com a marcação do tempo, e se tiver um projetor, poderá projetá-lo para que os estudantes acompanhem o tempo.
Materiais necessários: Material impresso e devidamente recortado (componentes do jogo), tesoura (para recorte), cola e um dado (opcional).
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram durante o jogo. Instigue a discussão, questionando-os:
- O que o jogo demonstrou sobre esta relação?
- Como ocorre esta interação entre os sistemas?
- Estas interações são importantes? O que aconteceria se houvesse algum tipo de alteração que as impedissem?
Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula. Retome a matéria do contexto e deixe evidenciado que dada a importância destes hormônios qualquer desequilíbrio em sua produção poderia ser perigosa, levando por exemplo a uma puberdade precoce que pode comprometer o organismo. É importante esclarecer a relação do sistema endócrino com o sistema reprodutor por meio do equilíbrio hormonal. Pergunte se houve algum termo que gerou dúvidas durante o jogo e insira seu significado no registro.
Sistematização
Orientações: Sugere-se 10 minutos para este momento. Projete ou exponha de outra forma a tabela sobre as principais ações dos hormônios no sistema reprodutor, retomando a função e a importância de cada um destes. Explique que, por meio de estímulos de hormônios liberados pela hipófise, os hormônios sexuais são produzidos nas gônadas e têm efeito sobre todo o organismo. Inclusive promovendo as mudanças ocorridas durante a puberdade, entre elas pode-se destacar o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Atenção: Esclarecer que o “x” na tabela não indica que não haja ações destes hormônios, apenas que não foram contemplados na aula e que, provavelmente, serão exploradas mais a fundo no Ensino Médio. Por exemplo: os hormônios sexuais são denominados femininos e masculinos por aparecerem em maior quantidade nestes organismos e determinarem neles as características de cada sexo. Mulheres têm certo nível de testosterona, e homens, de estrogênio em seus organismos, porém o nível de produção é bem menor. Estes materiais podem auxiliar na ampliação da discussão: https://hypescience.com/23316-voce-e-machao-possivelmente-tem-muito-hormonio-feminino/; https://ed.ted.com/lessons/how-do-your-hormones-work-emma-bryce (este vídeo pode ser enriquecedor à Sistematização dos assuntos abordados na aula).
Caso não seja possível projetar a tabela, você poderá imprimir o slide para indicar as estruturas, ou ainda, utilizar o material didático disponível em sua escola.
Para retomar como acontece a interação dos hormônios durante a puberdade, sugere-se: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/corpo-da-menina e http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/corpo-do-menino.