Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Propriedades da igualdade.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Investigar relações de igualdade em que são adicionados, subtraídos, multiplicados ou divididos os dois membros por um mesmo número.
  • Inferir a propriedade de equivalência entre igualdades em que aos dois membros são adicionados, subtraídos, multiplicados ou divididos por um mesmo número.
  • Utilizar a propriedade de equivalência na resolução de situações problema em que é preciso transformar uma igualdade em outra equivalente.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade traz uma ampliação do trabalho previsto na habilidade EF04MA15, na qual o estudante, por meio de investigações, conclui o princípio aditivo e, agora, o princípio multiplicativo das igualdades. No caso do princípio multiplicativo, ao multiplicarmos ou dividimos ambos membros de uma igualdade por um mesmo valor (não nulo) a expressão obtida permanece sendo uma igualdade. Por exemplo, a partir de investigações, os estudantes podem verificar que se 2 + 6 = 5 + 3 então 4 x (2 + 6) = 4 x (5 + 3) e que se 16 - 6 = 8 + 2 então (16 - 6) : 5 = (8 + 2) : 5.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: O Desafio: Investigando o Padrão de uma Sequência Numérica (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula O Desafio: Investigando o Padrão de uma Sequência Numérica, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Investigar o padrão de uma sequência numérica e determinar o termo faltante na sua continuidade.

Plano de aula: Reconhecer o Significado e a Ordem de Resolução das Expressões Matemáticas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Reconhecer o Significado e a Ordem de Resolução das Expressões Matemáticas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
  • Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática