Plano de Aula

Plano de aula: Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo identificar hábitos de consumo de energia elétrica da comunidade, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos. O aluno, ao final da aula, deverá ser capaz de identificar e classificar hábitos bons e ruins referente ao consumo consciente e sustentável de energia elétrica. Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

http://www.fecomercio.com.br/noticia/mudanca-de-habito-e-chave-para-a-eficiencia-energetica

https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/uso-consciente/dicas-de-consumo/Paginas/default.aspx

https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia

Materiais necessários para a aula: Folhas de cartolina; estojos de canetinhas para pintura.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula. Lançe perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: “Quem acredita que sabe consumir a energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. A seguir, pergunte a alguns que se manifestarem: “Por que você acha que usa energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. Permita que alguns alunos respondam voluntariamente. Apresente o objetivo da aula: Identificar hábitos de consumo de energia elétrica bons e ruins, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos em nossas residências e na comunidade de uma forma geral.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados