Atividade para impressão - Mão na Massa - Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo identificar hábitos de consumo de energia elétrica da comunidade, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos. O aluno, ao final da aula, deverá ser capaz de identificar e classificar hábitos bons e ruins referente ao consumo consciente e sustentável de energia elétrica. Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
http://www.fecomercio.com.br/noticia/mudanca-de-habito-e-chave-para-a-eficiencia-energetica
https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia
Materiais necessários para a aula: Folhas de cartolina; estojos de canetinhas para pintura.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula. Lançe perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: “Quem acredita que sabe consumir a energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. A seguir, pergunte a alguns que se manifestarem: “Por que você acha que usa energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. Permita que alguns alunos respondam voluntariamente. Apresente o objetivo da aula: Identificar hábitos de consumo de energia elétrica bons e ruins, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos em nossas residências e na comunidade de uma forma geral.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO