Plano de aula: Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo identificar os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes quanto ao consumo médio de energia elétrica. Levantar questionamentos e análises usando as informações do selo Procel e da etiqueta de eficiência energética.

O Procel é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. O selo Procel fixado de forma visível em equipamento novos é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos apresentam os melhores níveis de eficiência energética em cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. Onde os produtos são classificados de A a G por categoria, sendo que os produtos na categoria A são os mais eficientes, logo consomem menos energia, e os da categoria G são os menos eficientes, logo consomem mais energia.

A etiqueta de eficiência energética, além da eficiência no consumo de energia, apresenta informações mais detalhadas com outras características dos equipamentos, como o ruído que produzem e o consumo médio mensal, considerando 1 hora de uso por dia ao longo de um mês.

Observações: Anteriormente pedir que cada aluno traga a conta de energia de sua casa para verificar o valor do kWh atualizado. Professor, não esqueça de imprimir os modelos de etiquetas de eficiência energética antes da aula. (As etiquetas estão disponíveis no material de apoio.)

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

Neste link é possível verificar o consumo de cada equipamento, por fabricante e modelo, basta para isso clicar no link do equipamento desejado e será baixado um pdf com a lista dos equipamentos submetidos ao selo PROCEL com as especificações do mesmo, onde pode-se conferir o consumo de cada um e verificar os mais eficientes com muitos detalhes de cada equipamento:

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Vocês conhecem alguma ferramenta que nos permita descobrir o consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico ou equipamento? Vocês conhecem alguma forma de identificar entre vários equipamentos os mais eficientes? Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Apresentar o objetivo da aula: Nosso objetivo na aula de hoje é aplicar adequadamente ferramentas cuja a função são nos auxiliar na escolha de equipamentos ou eletrodomésticos mais eficientes e prever o consumo médio de cada um.