Plano de Aula

Plano de aula: Consumo de energia nos processos industriais

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou de um projeto de eficiência energética da turma. O aluno, ao final da aula, deverá entender que alguns produtos de uso diário necessitam de muita energia para a sua produção. Devido ao impacto das indústrias eletrointensivas e ao custo ambiental das mesmas, é necessário o envolvimento deles, como cidadãos, para sugerir e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o impacto dessas indústrias, com a proposição de ações de recuperação ou mitigação dos danos causados e dos investimentos realizados por toda sociedade para a instalação de um empreendimento como este.

Para aprofundamento na temática da aula, acesse:

http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1190

https://www.ecodebate.com.br/2009/09/21/aluminio-um-sorvedouro-de-energia-eletrica/

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/agosto/indice-aponta-empresas-brasileiras-que-mais

Estrutura necessária:

Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI

Laboratório de informática;

Acesso à internet.

Opção 2: Infográfico manual:

  • 8 a 10 folhas de papel 60kg branca;
  • Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: O que são indústrias eletrointensivas? Qual é a importância de reduzir o impacto das indústrias eletrointensivas para a sociedade? Permita que alguns alunos se manifestem voluntariamente e agradeça a participação deles.

Em seguida, apresente o objetivo da aula: Esta aula tem como objetivo identificar os produtos industrializados que consomem mais energia e criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas.

Observações:

Professor, caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e de uso consciente de energia. E o manifesto redigido pelos alunos pode ser parte da campanha que envolva toda a comunidade escolar, inclusive podendo se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados