Plano de Aula

Plano de aula: Consumo de energia nos processos industriais

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou de um projeto de eficiência energética da turma. O aluno, ao final da aula, deverá entender que alguns produtos de uso diário necessitam de muita energia para a sua produção. Devido ao impacto das indústrias eletrointensivas e ao custo ambiental das mesmas, é necessário o envolvimento deles, como cidadãos, para sugerir e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o impacto dessas indústrias, com a proposição de ações de recuperação ou mitigação dos danos causados e dos investimentos realizados por toda sociedade para a instalação de um empreendimento como este.

Para aprofundamento na temática da aula, acesse:

http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1190

https://www.ecodebate.com.br/2009/09/21/aluminio-um-sorvedouro-de-energia-eletrica/

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/agosto/indice-aponta-empresas-brasileiras-que-mais

Estrutura necessária:

Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI

Laboratório de informática;

Acesso à internet.

Opção 2: Infográfico manual:

  • 8 a 10 folhas de papel 60kg branca;
  • Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: O que são indústrias eletrointensivas? Qual é a importância de reduzir o impacto das indústrias eletrointensivas para a sociedade? Permita que alguns alunos se manifestem voluntariamente e agradeça a participação deles.

Em seguida, apresente o objetivo da aula: Esta aula tem como objetivo identificar os produtos industrializados que consomem mais energia e criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas.

Observações:

Professor, caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e de uso consciente de energia. E o manifesto redigido pelos alunos pode ser parte da campanha que envolva toda a comunidade escolar, inclusive podendo se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados