Atividade complementar - Grandeza e unidade de energia elétrica
Plano de Aula
Plano de aula: Grandeza e unidade de energia elétrica
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano tem uma aplicação mais adequada se vier imediatamente após a aula CIE08_04_ME01. Ambos têm uma correlação lógica e uma interligação de conceitos. Este plano tem o objetivo de apresentar o conceito de energia e sua unidade de medida. A forma utilizada para isto será usando a dinâmica de funcionamento de um circuito elétrico e como se dá o consumo de energia neste circuito simples. E no final generalizar a lógica para outras cargas consumidoras de energia elétrica.
Material necessário para a montagem do circuito elétrico:
1 lâmpada de 3V.
1 soquete.
2 pilhas AA de 1,5V.
1 fita gomada ou fita isolante (cerca de 50 cm).
4m de cabo flexível de cobre de 1mm² isolado.
1 tesoura.
1 conjunto de chaves de fenda.
1 Interruptor tipo pera.
Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresentar o Título da aula. E lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Quando ligamos um eletrodoméstico que tipo de energia é consumida? Ou O que é necessário para que um eletrodoméstico funcione? Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. E dizer: no final da aula de hoje nosso objetivo é compreender como um eletrodoméstico por meio de um circuito consome energia elétrica para desenvolver a sua finalidade.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO