Plano de aula: Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica

Sobre esta aula: Este plano tem uma aplicação mais adequada se ele vier imediatamente antes da aula CIE08_04_ME02. Ambos têm uma correlação lógica e uma interligação de conceitos. Anterior a esta aula, peça que os alunos tragam manuais ou placa de identificação de alguns eletrodomésticos. Sugiro que você traga alguns manuais para fazer uma leitura prévia, com o objetivo de fazer a aula fluir para atender os “esquecidos” e para aqueles que vão trazer informações de algum equipamento mais complexo e com muitas informações, ou ainda para os que vão trazer manuais em língua estrangeira.

Sugestão de leitura: http://www.if.usp.br/gref/eletro/eletro1.pdf

Título da aula

Orientações: Apresente o título da aula. E a seguir, questione os alunos se eles sabem o que é eletricidade. Peça que eles citem algum fenômeno elétrico. Permita que alguns se manifestem voluntariamente. Caso não haja uma manifestação, você pode utilizar perguntas para auxiliar, tais como: “O raio durante a chuva é um fenômeno elétrico? A lâmpada ao acender é um fenômeno elétrico?”, e dizer: “Ao final da aula de hoje nosso objetivo é compreender como funcionam esses fenômenos”.