Material de apoio - Fichas - Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria
Plano de Aula
Plano de aula: Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo exemplificar medidas relevantes para redução do consumo de energia na produção industrial e envolver a turma em um jogo de cartas que associa processo industrial com medidas aplicáveis para redução do consumo de energia.
Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/uploads/arquivos/cartilha_cni_corrente_FINAL-small1.pdf
Materiais necessários: para a produção das cartas, de 8 a 10 folhas de papel 60kg branca; Imprimir ou colar as cartas do material de apoio.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
- Qual é a importância do setor industrial adotar medidas de eficiência energética?
Possíveis respostas: o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil e a participação dele em ações de eficiência energética é primordial para o êxito de qualquer ação relevante para redução no desperdício de energia.
Apresente o objetivo da aula: esta aula tem como objetivo identificar medidas para o consumo consciente de energia elétrica em cada etapa do processo industrial e propor ações de melhoria da eficiência energética na indústria.
Observações: caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. O jogo de cartas proposto pode ser parte das ações previstas na campanha que envolva toda a comunidade escolar. Ele também pode se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento para a turma.