Plano de aula: Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo exemplificar medidas relevantes para redução do consumo de energia na produção industrial e envolver a turma em um jogo de cartas que associa processo industrial com medidas aplicáveis para redução do consumo de energia.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/uploads/arquivos/cartilha_cni_corrente_FINAL-small1.pdf

Materiais necessários: para a produção das cartas, de 8 a 10 folhas de papel 60kg branca; Imprimir ou colar as cartas do material de apoio.

Título da aula

Orientações: apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

• Qual é a importância do setor industrial adotar medidas de eficiência energética?

Possíveis respostas: o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil e a participação dele em ações de eficiência energética é primordial para o êxito de qualquer ação relevante para redução no desperdício de energia.

Apresente o objetivo da aula: esta aula tem como objetivo identificar medidas para o consumo consciente de energia elétrica em cada etapa do processo industrial e propor ações de melhoria da eficiência energética na indústria.

Observações: caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. O jogo de cartas proposto pode ser parte das ações previstas na campanha que envolva toda a comunidade escolar. Ele também pode se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento para a turma.