Atividade para impressão - Mão na massa
Plano de Aula
Plano de aula: Clima local x clima global
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Espera-se que a este ponto os alunos já saibam coletar dados de temperatura, habilidade prevista em EF08CI15 (identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas).
Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se antes dele for realizado o plano CIE8_14TU01, por meio do qual já tenham compreendido os elementos e os fatores que podem influenciar o clima local.
Neste plano serão desenvolvidas atividades para que os alunos correlacionem o clima local com o global e, ainda, associem ações antrópicas à alterações no clima. Para isso, eles irão trabalhar utilizando a metodologia de estações, com atividades diversas: leitura de um texto sobre o risco do aumento da temperatura aos cacaueiros, visualização de um vídeo sobre o aumento médio de temperatura no planeta nos últimos anos e análise de uma charge sobre o problema do aquecimento global.
Materiais necessários para a aula: fita crepe, cartolinas ou folhas sulfite (três por grupo), lápis de cor e canetinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as relações entre o clima local e o clima global.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO