CIE5_TU9_04
Plano de Aula
Plano de aula: Eclipses
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Movimento de rotação da terra
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: para a execução deste plano de aula, você precisará de um planetário escolar (opcional); bolas de isopor de tamanhos diferentes; hastes de arame comum; alfinete de cabeça colorida; mesa ou superfície plana; área ensolarada e/ou uso de lanterna/luminária em ambiente escuro.
Para seu embasamento e suporte, leia mais em:
Mecanismo dos Eclipses
http://www.seara.ufc.br/astronomia/fenomenos/eclipses.htm acesso em 18 de julho de 2018.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/eclipse.htm acesso em 18 de julho de 2018.
As fases da Lua e os eclipses solares e lunares
https://novaescola.org.br/conteudo/6136/as-fases-da-lua-e-os-eclipses-lunares-e-solares Fases da Lua
https://www.infoescola.com/sistema-solar/fases-da-lua/ Como ocorrem os eclipses
https://www.estudopratico.com.br/como-ocorrem-os-eclipses/ https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eclipse.htm Experimentos
http://each.uspnet.usp.br/ortiz/classes/experimentos_2011.pdf Eclipses
http://www.seara.ufc.br/astronomia/fenomenos/eclipses.htm https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-sombra-penumbra.htm www.oba.org.br/downloads/gbniv2_3oba.doc Referências em vídeo:
http://www2.videolog.tv/457802 http://www.astrosurf.com/cidadao/ http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_duracaododiaedanoite
Título da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos estudantes que digam o que sabem sobre os eclipses. Faça intervenções com perguntas como:
- Já ouviram falar ou têm informações sobre o fenômeno astronômico chamado eclipse?
- Por que acontece um eclipse?
- Que astros celestes podem participar deste fenômeno?
- Existe datas específicas em que ocorrem os eclipses?
- É possível ver um mesmo eclipse a partir de qualquer lugar da terra?
- Quando ocorre o eclipse do Sol, a Lua também fica eclipsada? O contrário também pode acontecer?
- Existem eclipses de diferentes tipos? Se sim, quais?
- Quanto tempo dura um eclipse?
Desta forma, além de você auxiliar os estudantes a mobilizarem seus saberes, questões e dúvidas, fornecerá pistas para organizarem melhor o pensamento e expressá-lo de forma coerente com o tema tratado.
Para seu embasamento e suporte à discussão com os estudantes, leia mais em:
Eclipses
https://www.calendarr.com/brasil/eclipse-solar-parcial-de-julho/
Outras datas
- Ago 11 sáb
- Eclipse solar parcial de agosto 2018
- Fev 15 qui
- Eclipse solar parcial de fevereiro 2018
- Ago 21 seg
- Eclipse Solar 2017
- Jul 27 sex
- Eclipse lunar de julho 2018
- Mar 09 qua
- Eclipse Solar 2016
- Fev 11 sáb
- Eclipse Lunar 2017
https://www.calendarr.com/brasil/eclipse-lunar-de-julho-2018/
Ocorrência de eclipse total da Lua nos próximos 10 anos:
- 21 de janeiro de 2019
- 16 de maio de 2022
- 8 de novembro de 2022
- 14 de março de 2025
- 07 de setembro de 2025
- 3 de março de 2026
- 31 de dezembro de 2028
Outras Datas
- Fev 11 sáb
- Eclipse Lunar 2017
- Mar 23 qua
- Eclipse Lunar 2016
- Jan 31 qua
- Eclipse lunar de janeiro 2018
- Jul 13 sex
- Eclipse solar parcial de julho 2018
- Ago 11 sáb
- Eclipse solar parcial de agosto 2018
- Ago 21 seg
- Eclipse Solar 2017
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Pergunte aos estudantes quais são os astros celestes presentes no slide. Solicite que elenquem algumas das características físicas e de movimentos de cada um dos astros presentes no slides. Pergunte se eles acham que estes astros podem participar de um eclipse e como isso se daria. Deixe-os à vontade para realizarem uma simulação da ocorrência de um tipo de eclipse, sendo eles mesmos os personagens envolvidos (Sol-Terra-Lua).
Características do Sol
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/sol-caracteristicas-da-estrela.htm
Caracterísitcas da Lua
http://meioambiente.culturamix.com/natureza/fases-da-lua-caracteristicas-gerais
Características da Terra
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra
Sistema Sol-Terra-Lua
Sistema Terra-Lua
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html
Contexto
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: explique que o Sol, a Terra e a Lua formam um sistema onde realizam, cada astro, movimentos simultâneos em sua órbita. Pergunte se estes movimentos simultâneos podem indicar a ocorrência de um eclipse. Em qual momento da passagem dos astros nas suas respectivas órbitas será possível ocorrer um eclipse? Qual eclipse seria? Eclipse Solar? Eclipse Lunar? Qual a diferença entre os dois eclipses? Assista com os estudantes ao vídeo sugerido no slide, que mostra uma simulação do movimento simultâneo dos astros do Sistema Sol - Terra - Lua e a partir do qual os alunos poderão compreender a ideia de sistema.
Conceito de sistema
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema
Tipos de eclipses
https://www.ostiposde.com/tipos-de-eclipses/
https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/eclipse.htm
Eclipses Solares
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar
Eclipses Lunares
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_lunar
http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/moacir/tipos.htm
SOL-TERRA-LUA.MOV
http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/TerraLuaSol.mov
Questão disparadora
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: apresente a questão:
- Se o Sol, a Terra e a Lua fazem parte de um sistema permanentemente, por que não acontecem eclipses todos os dias? Quais são as condições para a ocorrência de um eclipse? Deixe que os estudantes exponham seus pensamentos e ideias.
Para seu embasamento e suporte à discussão:
Condições necessárias para ocorrência de um eclipse
http://www.searadaciencia.ufc.br/especiais/fisica/eclipse/eclipse2.htm
Os eclipses solares e lunares
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1ª atividade:
Divida a turma em grupos de 04 estudantes cada. Todos devem ir para uma área externa ensolarada. Oriente para que um estudante de cada grupo se posicione, com os olhos fechados, de frente para o Sol, enquanto um colega coloca uma bola de isopor em frente aos seus olhos fechados. Solicite que os estudantes observem e, diante do que veem, respondam:
- O que aparece no rosto do colega?
Cheque com os estudantes que a sombra da bola de isopor se projeta no rosto do colega cobrindo totalmente seus olhos. Informar que o que fizeram é uma simulação simplificada de como acontece um eclipse. No caso apresentado, um eclipse solar. Informar que a cabeça do colega é o planeta Terra, a bola de isopor é a Lua. Solicite que os estudantes simulem o eclipse Lunar. Desafie-os a mostrarem o que muda na posição dos astros em suas órbitas para que ocorra esse outro tipo de eclipse. Cheque com eles se houve um posicionamento correto do colega que, agora de costas para o Sol, posiciona a bola de isopor de modo que a sombra da bola coincida com a sombra da sua cabeça projetada no chão. Lance mais uma pergunta para o grupo:
- Qual a fase da Lua nas condições de cada eclipse?
2ª atividade:Usar as bolas de isopor em um ambiente escuro com uma lanterna acesa.
Neste caso, uma bola de isopor maior representará a Terra. A outra, menor, representará a Lua. A lanterna representará o Sol.
As bolas de isopor devem ser “espetadas” nas hastes de arame. A sugestão de manuseio do arame é para que se possa fazer um “pé”, dobrando o arame para que as bolas possam ficar sobre a mesa inclinadas sem cair.
Com o feixe de luz da lanterna, simule a incidência dos raios solares sobre a Lua que, ao coincidir seu trânsito com o da Terra orbitando o Sol, gera uma sombra sobre nosso planeta.
Oriente que os estudantes espetem um alfinete sobre um ponto qualquer da bola de isopor que representa a Terra, que representará um observador que está localizado em nosso planeta. Questione:
- Um eclipse lunar é visível de qualquer lugar da Terra? Quais são as condições para que possamos ver um eclipse lunar?
------------------------------------
Esta atividade pode ser realizada durante o dia quando a Lua está acima do horizonte, desde que o local tenha o horizonte livre de obstruções como prédios, árvores etc. Orientação importante para qualquer atividade astronômica que for realizada durante o dia: NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL!
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para que os estudantes façam um desenho esquemático com a representação dos tipos de eclipses, solar e lunar, total, parcial, anelar, penumbral e híbrido, demonstrando autoria e clareza nas ideias expostas.
Outro recurso para a sistematização pode ser assistir ao vídeo, com pausas para comentários, questões e esclarecimento das dúvidas ainda pendentes. O dvídeo está Disponível em:
https://svs.gsfc.nasa.gov/12534 acesso em 24 de julho de 2018.
Nexo Jornal
Publicado em 18 de ago de 2017
Créditos: NASA's Goddard Space Flight Center
Eclipses Solares durante a História da Humanidade
By Sérgio Sancevero in Eclipses, História, Relatividade, Sol, Solar
Nesse vídeo, faz-se um passeio pela história da humanidade junto aos eclipses do Sol.
Na era pré-histórica, os eclipses confundiam o ser humano, que via o céu escurecer fora de hora. Com o tempo, a dúvida foi substituída pelos misticismo e superstição, relacionando os eclipses à guerras, mortes de reis, pragas etc. Por fim, chegou a era científica. O vídeo mostra dois fatos científicos importantes, relacionados ao eclipse total do Sol: a descoberta do elemento Hélio e a comprovação da distorção da luz, prevista pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein. (texto adaptado do original) Disponível em: http://www.astropt.org/2017/11/30/eclipses-solares-durante-a-historia-da-humanidade/
https://youtu.be/cmRT_mM194c acesso em 24 de julho de 2018.
Outras referências para seu embasamento e suporte às discussões em sala de aula:
Quatro incríveis histórias de eclipses jamais esquecidas
Por: Rae Paoletta8 de agosto de 2017 às 18:00
https://gizmodo.uol.com.br/quatro-incriveis-historias-de-eclipses-jamais-esquecidas/
http://www.asterdomus.com.br/Artigo_os_eclipses.htm
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-fatos-estranhos-envolvendo-eclipses/
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, site de criação de fórum, disponível aqui, ou Google Classroom, disponível aqui);
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts, disponível aqui, ou Zoom)
Contexto e questão disparadora
Questione os alunos se eles já viram um eclipse. Permita que discorram livremente sobre o que compreendem sobre o assunto, apresentem dúvidas e relatem vivências. Depois, lance a questão disparadora da aula:
- Por que não ocorrem eclipses todos os dias?
É interessante que esse momento seja realizado sob o formato de videoconferência, para que a discussão fique mais dinâmica. Caso não seja viável, sugere-se o formato de fórum (em grupo de Whatsapp, site específico para fórum ou no próprio Google Classroom).
Mão na massa
Divida a turma em duplas e diga que elas devem pesquisar, em livros ou sites confiáveis, sobre eclipse, seguindo o seguinte roteiro:
- Como ocorrem os eclipses?
- Quais os tipos de eclipses?
Colaborativamente, devem escrever um texto autoral e explicativo sobre o assunto e compartilhá-lo com os colegas e com você
Sistematização
Após todos os alunos lerem os textos uns dos outros, retome a questão disparadora da aula e escreva uma resposta coletiva, em um parágrafo, para ela.
Convite às famílias
Algum familiar que já teve a oportunidade de assistir a algum eclipse pode conversar com o aluno, relatando a vivência, que horas aconteceu o eclipse, se já sabia que ia ocorrer ou foi surpreendido pelo evento natural, o que achou mais bonito, como ficou a aparência da Lua/Sol etc.
No fim, os membros da família podem fazer um desenho do eclipse para expor em uma parede da casa.
Eclipses
5° Ano
Objetivos de aprendizagem
Associar a variação da posição dos astros no sistema Sol-Terra-Lua com a ocorrência ou não de eclipses.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI11) Associar movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Professor-autor: ALCIONE DA ANUNCIAÇÃO CAETANO
Mentor: LISANDRA AMARAL
Especialista: MARGARETH POLIDO
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.