Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No grupo de WhatsApp, envie aos alunos, por áudio, escrito ou em um card feito por você, a pergunta provocativa: did you know that there’s one kind of dinosaur that still lives? Instigue-os a responder e, em seguida, envie o link do formulário para a atividade, disponível aqui, junto com a seguinte explicação: assistam ao vídeo para saber qual é esse dinossauro e quais são as três razões para que ele não tenha entrado em extinção. Determine um prazo para a resolução da atividade. No encontro síncrono, faça a correção, verificando se os alunos conseguiram realizar a tarefa com facilidade.
Input
Continuando o encontro síncrono, explique que eles irão conhecer mais sobre um dinossauro chamado Parassaurolofo, devendo analisar o perfil dele em um site da internet e, a partir das informações contidas lá, completar uma tabela. Abra o site, compartilhe na tela e explore o conteúdo e o tipo textual da produção. Em seguida, compartilhe na tela o slide com a tabela, leia o texto com os alunos e vá completando-a com as informações que eles encontrarem no texto. Siga as orientações propostas para esta etapa. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Essa atividade deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique detalhadamente como a atividade deve ser realizada. Diga aos alunos que eles irão escrever o perfil do Parassaurolofo com base nas informações apresentadas no texto. Envie o texto indicado, disponível aqui, para a realização da atividade. Os perfis podem ser produzidos em um documento no Google Drive e, quando concluídos, publicados no site, blog ou Instagram da escola ou da turma. Determine um prazo para a devolutiva das produções.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a compartilhar as aprendizagens do dia com seus familiares.