Material Complementar - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Reescrita de conto - Planejamento
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write according to model texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano é a parte 1 de um conjunto de 2 planos sobre a reescrita de um conto. Se você preferir poderá usá-lo separadamente
Preparação para a aula: Nesta aula os alunos entrarão em contato com um texto de James Thurber chamado The little girl and the wolf. Esse texto foi publicado originalmente em 1940. Trata-se de um pequeno texto (apenas dois parágrafos) que possui elementos e acontecimentos semelhantes à história clássica da Chapeuzinho Vermelho. Porém, apesar de fazer um diálogo com a história conhecida, o texto contém diversos elementos diferentes e um final surpreendente. A partir dessas diferenças, Thurber traz uma lição de moral. Caso você tenha interesse em conhecer o escritor, clique aqui. Neste link você encontra mais textos de sua autoria.
Para conhecer um pouco mais da obra na qual o texto foi originalmente publicado, The fables of our time, clique aqui. Ao clicar em look inside, acima da imagem da capa, você terá acesso às primeiras páginas do livro.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão planejado um pequeno conto baseado em uma história clássica.
At the end of this class you’ll have written a planning for the writing of a very short tale based on a classic story.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Diga aos alunos que no início desta aula eles devem fazer um brainstorming sobre o que eles lembram da história do Chapeuzinho Vermelho. Este exercício deve ser feito em pares. Explique:
Students, I want you, in pairs, to tell your partner what you remember about the story The Little Red Riding Hood.
Dê a eles 3 minutos para conversarem e depois peça para que contêm a história em voz alta.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Conhecer um texto que faz um diálogo com a história clássica Chapeuzinho Vermelho e reconhecer as semelhanças e diferenças entre os textos.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os elementos presentes no texto que o tornam semelhante ou diferente da história original e, com o auxílio do professor, consigam analisar o texto de maneira mais profunda.
Orientações: Vocês farão uma leitura compartilhada do texto. Você irá ler em voz alta e pausar em diversos momentos para reflexão. Uma boa opção é escrever o texto em um papel pardo e colar na lousa para que todos realmente compartilhem a leitura. Porém, se você preferir, você pode imprimir uma cópia para cada aluno acompanhar. Você encontra o texto aqui.
Antes de iniciar a leitura faça a contextualização do exercício:
Students, this text has many elements that make it very similar to the classic story of the Little Red Riding Hood. The author wanted to make a modern version of the story. It was was written in 1940 and published in a book called The fables of our times. We are going to read the text together and analyse it. Let’s go!
Leia: One afternoon a big wolf waited in a dark forest for a little girl to come along carrying a basket to her grandmother.
Escreva na lousa:
a little girl
a big wolf
a dark forest
Comente:
The author chooses to use the indefinite article a to talk about the girl. Why? (O lobo não esperava uma garota especial. Ele esperava qualquer garota que aparecesse)
He uses some adjectives to describe the girl, the wolf and the forest. Do you see any relation between them? (O autor quer que pensemos aqui em uma garota pequena e frágil e um lobo grande e perigoso enquanto a floresta é um lugar escuro e inseguro)
Is there any difference from the classic story? (Até agora não há nada diferente da história que conhecemos)
Leia: Finally a little girl did come along and she was carrying a basket of food.
Comente:
The author uses the adverb finally here to show what? (Que o lobo estava aguardando uma garotinha passar há muito tempo. Ele provavelmente já estava desesperado)
Leia: “Are you carrying that basket to your grandmother?” asked the wolf. The little girl said yes, she was. So the wolf asked her where her grandmother lived and the little girl told him and he disappeared into the wood.
Comente:
Where did the wolf go? (Para a casa da vovó)
How do you know that? The text doesn’t mention so far where he went exactly, we just know he went into the woods. (Mostre aos alunos que eles estão usando o conhecimento prévio sobre a história para responder. Eles sabem que o lobo foi para a casa da vovó porque conhecem a história clássica, mas o texto não mencionou isso até agora)
You know the wolf went to the grandmother’s house because you got that information from what you know about the classic story. If you didn’t know that story you wouldn't know so far where he went. It’s not mentioned.
Leia: When the little girl opened the door of her grandmother’s house she saw that there was somebody in bed with a nightcap and a nightgown on.
Comente:
What does somebody mean? (Alguém - pronome indefinido)
What does that mean in the text? (Assim que a garota chegou ela já reconheceu que não era a avó deitada na cama. O autor escolhe o pronome indefinido provavelmente para causar dúvida no leitor. Havia alguém, mas quem? Sabemos que é o lobo porque conhecemos a história clássica)
Leia: She had approached no nearer than twenty-five feet from the bed when she saw that it was not her grandmother but the wolf, for even in a nightcap a wolf does not look like any more like your grandmother than the Metro-Goldwyn lion looks like Calvin Coolidge.
Comente:
In the classic story, the girl needs to get very close to the bed to realize that it was not her grandmother who was there. Is it the same here? (Não. Nessa história a garota percebe que não é sua avó e sim o lobo logo que entra na casa e avista a cama. A 25 pés ou 7,29 metros de distância)
What does that mean? (Que a garota dessa história não é ingênua quanto a da história clássica. Pelo contrário, ela é muito esperta)
The author compares the similarity between the wolf and the grandmother to the similarity between the Metro-Goldwyn lion and Calvin Coolidge. Do you know anything about it? (Eles não saberão falar sobre isso. Clique aqui para saber uma das possíveis relações que o autor possa ter feito entre a empresa cinematográfica e o presidente dos Estados Unidos em 1923 - 1929)
Leia: So the little girl took an automatic out of her basket and shot the wolf dead.
Os alunos ficarão surpresos com o acontecimento. Diga:
This is the climax of the story, the most exciting moment. Why are you surprised? (Eles provavelmente dirão que não esperavam que a garota teria uma arma dentro da cesta e muito menos que ela matasse o lobo.)
Leia: Moral: It is not so easy to fool little girls nowadays as it used to be.
Why does the author come to this moral? (Fazendo uma analogia com o texto clássico no qual a garotinha foi enganada pelo lobo e quase engolida por ele, nesse texto, além de ela não ter sido enganada por ele, ainda o matou. As possíveis referências à essa versão moderna são inúmeras. O fato de não aparecer nenhum adulto na história mostra que a criança teve que resolver o conflito sozinha. Converse com os alunos e escute o que eles acham sobre essa moral).
Output
Tempo sugerido: 23 minutos.
Propósito: Planejar uma versão curta de um conto clássico.
Expectativa: Que os alunos planejem e organizem seus textos mesmo sem conhecer muitos vocabulários e consigam ter o esqueleto de um conto curto pronto.
Orientações: Entregue o worksheet 1. Explique que, em pares, eles irão analisar o texto que acabaram de ler e completar a tabela.
Now, in pairs, you must complete this table according to the text we’ve just read.
Leia os títulos e explique caso seja necessário. Dê a eles 3 minutos para completar e corrija. Você encontra a resposta aqui.
Mantenha-os em pares. Agora eles irão escrever o planejamento de uma reescrita de um conto. Distribua 3 contos diferentes. Os integrantes da dupla deverão ter o mesmo conto. Eles deverão se basear na história para planejar o que irão escrever, assim como James Thurber fez. O trabalho é individual, ou seja, cada aluno produzirá seu planejamento. Porém, eles podem trocar ideias com um colega para tornar a atividade mais fácil. O texto deverá ter apenas um parágrafo. Comece explicando sobre o objetivo da reescrita:
Thurber had a goal in his mind when he rewrote the Little Red Riding Hood story. He wanted to criticize something from his time. According to what we discussed, he probably wanted to talk about the Great Depression, the American President Calvin Coolidge and the big success of MGM even in times of crisis. You also have to choose some message to pass through your text. What do you want to criticize? It can be something from your school, your family, your friends or whatever you feel bothered about. You must rewrite the story making any necessary change to show your opinion. Also keep in mind your text will have just one paragraph.
Entregue o worksheet 2 e um conto para cada aluno. Distribua os contos de acordo com o número de alunos. Lembre-se de que cada par deve estar com o mesmo texto. Encontre 3 contos nos links abaixo.
Leia a tabela com eles e explique como completar cada espaço. A cada tópico dê um tempo para eles escreverem. Você pode ler a tabela toda de uma vez e deixá-los completá-la depois se preferir.
Name of the original tale: Here you must write the name of the tale you were given. You’re going to plan your text based on that one.
Your criticism: Now think about what you want to criticize based on the text you have. It can be anything you feel bored with. It must be something personal.
Name of your tale: Now that you know what you want to approach on your text, choose a title for it.
Characters: As this is a very short text, you need to choose some characters to be part of your story. Which ones do you want to write about?
Time: The time will be the same as the original text, simple past.
Place: You must choose one place from the original story for your story to happen in. Where is it? It depends on which part of the text you want to rewrite.
Narrator type: As you are also writing a narrative, what kind of narrator are you? (narrador observador. Narra em terceira pessoa)
Similar to the classic story: What events from the original story are you going to use in your story? Write them here in topics.
Different from the classic story: In order to reach your goal (criticize something), what events will be different?
Moral: Based on everything you thought and wrote so far, what moral do you want to show the readers?
Após essa atividade, eles deverão escrever o enredo de suas histórias baseado em suas colocações. Entregue o worksheet 3. A partir do planejamento, eles devem escrever o enredo da história em formato de tópicos. Não há preocupação com a coesão textual neste momento, apenas com que as frases estejam escrita no passado simples ou contínuo corretamente. Explique:
Based on your planning table, you must write the plot of the story. Just the events that will happen. Don’t worry to connect the sentences now.
Dê a eles algum tempo para completar e faça a revisão do texto. Entregue o worksheet 4 com o guia de revisão. Peça para que leiam o guia e verifiquem se seguiram as orientações contidas nele. Caso algo tenha sido diferente eles podem fazer as correções.
Este planejamento poderá ser usado para os alunos produzirem a reescrita do conto em uma outra aula (parte 2/2 dessa sequência de planos) ou você pode pedir para que eles façam isso em casa e tragam na próxima aula.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conhecendo sobre James Thurber e seu texto The little girl and the wolf, além de terem o planejamento da reescrita de um conto pronto.
Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No encontro síncrono, compartilhe na tela o slide do context e pergunte aos alunos a qual conto as imagens fazem referência. Diga uma frase relacionada à história e peça que os alunos continuem a contá-la. Deixe-os à vontade para o uso da língua e ajude-os com o vocabulário que precisarem.
Input
Continuando o encontro síncrono, apresente o slide do input e explique que eles irão conhecer um conto que dialoga com o da Chapeuzinho Vermelho. Siga as orientações do plano para esta etapa da aula. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Ainda no encontro síncrono, peça que identifiquem no texto lido as informações pedidas no worksheet 1, disponível aqui. Não é necessário enviar a atividade aos alunos; realize-a oralmente. A próxima atividade sugerida deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique detalhadamente como a atividade deve ser realizada. Diga aos alunos que, em duplas, eles irão escrever um planejamento para a escrita de um conto. Envie os contos indicados e o worksheet 2, disponível aqui, via Google Drive, para os alunos realizarem a atividade. Determine um prazo para a devolutiva das produções.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a compartilhar as aprendizagens do dia com seus familiares.
Contents
- INPUT: Text “The little girl and the wolf” by James Thurber
- OUTPUT: Plan a very short tale based on a classic one
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes