History of cellphones
Plano de Aula
Plano de aula: Timeline
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Enlarge repertoire about language and texts
Por: Camila Silva Viana
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja precedido pela aula ING7_09UN04 para aprofundamento do tópico trabalhado.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre um tipo específico e muito comum de timeline: as históricas. Today, we are going to talk about historical timelines.
SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).
Disponibilizamos 3 textos com informações sobre a história dos celulares aqui, história do cinema aqui e história de gadgets de música aqui que podem ser utilizadas como referência para a criação das timelines. É possível imprimir para os alunos, individualmente, em duplas ou grupos.
Caso o professor não queira utilizar os textos dados, é sugerido trabalhar com episódios históricos já vistos na aula de história, fazendo uma “ponte” com esta disciplina. Pode-se perguntar aos alunos o que estão vendo ou, até mesmo, se houver a possibilidade, de convidar o professor de história para apresentar algumas opções de momentos históricos, seguido de um breve brainstorm.
A pesquisa sobre as informações sobre o evento histórico podem ser feitas online, caso haja a possibilidade, ou consultada em livros e cadernos. Se o professor desejar que a pesquisa seja feita anteriormente, em casa, como lição, é necessário pedir com antecedência para que os alunos cheguem preparados com as informações.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Propósito: Que os alunos identifiquem a estrutura de uma linha do tempo no passado.
Orientações:
Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma timeline, quais informações encontramos nelas, por que lemos timelines e se eles já leram alguma.
Do you know what a timeline is?
What kind of information can we find in it?
Have you ever read one?
Why do we read timelines?
What do you know about the information presented here?
Mostre aos alunos que este é um exemplo de timeline histórica. Neste esquema, mostra-se a timeline da família real britânica. This is the timeline of the British Royal families. Em uma timeline histórica, assim como na pessoal, apresentam-se os fatos em ordem cronológica. The historical timeline, just like the personal timeline presents the facts in chronological order. Primeiro o nome do evento (ou, neste caso, nomes das famílias), com as datas embaixo. First, you write the name of the event (or, in this case, the name of the families, followed by the corresponded dates) Pontue que cada uma das famílias poderia ter sido seguida por uma definição ou resumo, breve e descrito no passado. Here, each family could be followed by a brief summary of events, using the past tense.
Esta imagem pode ser acessada em: http://mlesdes.eklablog.com/god-save-the-queen-free-article-a91785455
Pode-se encontrar mais detalhes sobre o tema abordado em: https://www.leitequente.com/2012/12/18/as-dinastias-e-casas-que-reinaram-na-inglaterra/
Pode-se encontrar mais informações sobre a timeline da família real em: https://www.youtube.com/watch?v=ilalzTsVp_Q
Input
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Apresentar aos alunos o modelo de uma timeline e dar o exemplo de informações contidas nela e sua estrutura.
Expectativa: Que os alunos conheçam o modelo de uma timeline e como apresentar e distribuir as informações nela usando verbos no passado.
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre social medias e como elas surgiram, What do you know about social medias? Do you know when they were created? Peça para que leiam e, após a leitura, faça algumas perguntas para checar a compreensão textual, tanto de conteúdo, quanto de estrutura e contexto:
- Based on what you read, what do we use the timeline for?
- What kind of information do we find here?
- How are these pieces of information described? In a short or complex way?
- How is the timeline organized?
- In what occasions would we read a timeline?
- According to this timeline, what was the first and what is the latest social media?
- Did you have this information before reading the timeline?
- How does information appear in a timeline?
- How can we describe facts and learn about origins?
- Como wrap up deste momento, explique que, através de timelines, podemos saber a origem e história de algo de forma breve e organizada cronologicamente, sendo um grande facilitador para relacionar períodos e sabermos mais sobre a história, origem e evolução de qualquer assunto que tivermos interesse. Em inglês: Summing up, we use timelines to get to know the origins or history of something in a brief and chronological way. It makes it easier to relate different historical periods and to know more about the history and evolution of any topic we wish. Por fim, apresente aos alunos o modelo de uma timeline: uma linha, com informações aparecendo em ordem cronológica, com os acontecimentos relatados no passado e de forma sucinta. Em inglês: In a timeline, the information is presented in chronological order and the facts are written in the past and in a brief way.
Esta timeline pode ser acessada em: https://venngage.com/templates/infographics/timeline?preview=5e31003e-c468-4ddf-8bd8-2a9bf8834669
Para saber mais sobre verbos no passado, acesse: https://www.perfect-english-grammar.com/past-simple.html
Output
Tempo sugerido: 27 minutos
Propósito: Que os alunos coletem informações necessárias para a criação da timeline e as organizem.
Orientações:
Recomendação de tempo para a atividade proposta neste slide: 10 minutos.
- Peça aos alunos que escolham um evento no passado para ser descrito em uma timeline. Apresente as três opções presentes (história do cinema, que pode ser encontrada aqui, história dos celulares, que pode ser encontrada aqui ou história dos gadgets, que pode ser encontrada aqui), imprima os textos do site, distribua-os aos alunos (podendo ser individual, em duplas ou grupos) e peça para que eles selecionem os principais acontecimentos daquele evento, tomando nota também das datas.Diga: You are going to select the most important facts about this event. You need to describe them in a brief way, using the verbs in the past and in a chronological order.
- No primeiro quadro, o aluno deve escrever o período, por exemplo: Cell phone history, gadgets history etc. Oriente os alunos: In the first space, you are going to complete with the event you are going to talk about. Read the text very carefully in order to get the information you need. In the second one, you are going to describe the most important facts about this event, and will also bring the dates for each one of them. Don’t forget to describe them very briefly and use verbs in the past.
Os alunos podem fazer em uma folha de papel, ou, caso haja recurso na escola, online. Sugestão de site: https://elearningindustry.com/top-10-free-timeline-creation-tools-for-teachers
Caso haja necessidade, este slide pode ser encontrado para impressão aqui
Sugerimos 3 textos com informações sobre a história do cinema, que pode ser encontrado aqui, sobre a história dos celulares, que pode ser encontrado aqui ou sobre a história dos gadgets, que pode ser encontrada aqui, que podem ser utilizadas como referência para a criação das timelines. É possível imprimir para os alunos individualmente, em duplas ou grupos.
Output
Propósito: Que os alunos criem uma timeline de um episódio histórico, usando verbos no passado.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de criar uma timeline de um episódio histórico, usando os modelos vistos como exemplo.
Orientações:
Recomendação de tempo para a atividade proposta neste slide: 17 minutos.
- Mostre aos alunos o modelo (que pode ser distribuído impresso ou copiado em uma folha de papel) e diga que eles precisam completá-lo com informações sobre o evento histórico escolhido e descrito na ficha anterior. O título deve ser preenchido com o evento histórico escolhido, e as datas e informações importantes referentes a este evento. O aluno pode acrescentar mais espaços de informação e ano, caso necessário, e pode, também, apresentar um título para cada um dos episódios descritos. Em inglês: In the title, you are going to write the event you are talking about. Later, in each space you are going to describe what happened, very briefly, and bring the dates as well. You can add more spaces if you need and bring a title for each piece of information, in case you believe it is necessary.
Os alunos podem fazer a atividade em uma folha de papel, ou, caso haja recurso na escola, online. Sugestão de site: https://elearningindustry.com/top-10-free-timeline-creation-tools-for-teachers
Caso haja necessidade, este slide pode ser encontrado para impressão aqui
Sugerimos 3 textos com informações sobre a história do cinema, que pode ser encontrado aqui, sobre a história dos celulares, que pode ser encontrado aqui ou sobre a história dos gadgets, que pode ser encontrada aqui, que podem ser utilizadas como referência para a criação das timelines. É possível imprimir para os alunos individualmente, em duplas ou grupos.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam nesta aula.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide perguntando se há alguma dúvida: Do you have any questions?
Para o professor
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND05
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2274/timeline
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Se você aplicou o plano de aula anterior (ING7_09UND04), inicie a aula síncrona com alguns alunos apresentando suas personal timelines. Caso não tenha aplicado o plano anterior, siga as orientações propostas para este momento.
Input
Ainda na aula síncrona, compartilhe o slide ou escolha uma timeline histórica de relevância para a sua turma e siga as orientações propostas (para mais ideias, leia as orientações abaixo do slide “Objective”).
Output
Continuando a aula síncrona, explique aos alunos o passo a passo da produção que devem realizar, de acordo com as orientações propostas. Disponibilize via Google Drive os links dos textos norteadores para a produção das timelines e o template da atividade. Essa atividade pode ser realizada individualmente, em dupla ou em grupos, em momento posterior ao encontro síncrono. A depender da maturidade e autonomia da turma, os alunos também podem escolher eventos históricos diferentes dos indicados.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Os alunos podem produzir timelines relacionadas à história da sua localidade. Para isso, incentive-os a buscar informações com seus familiares.
Contents
- INPUT: Timeline
- OUTPUT: Historical timeline.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Viana
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes