Plano de aula: Timeline

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Enlarge repertoire about language and texts

Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja precedido pela aula ING7_09UN04 para aprofundamento do tópico trabalhado.

Objective

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre um tipo específico e muito comum de timeline: as históricas. Today, we are going to talk about historical timelines.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Disponibilizamos 3 textos com informações sobre a história dos celulares aqui, história do cinema aqui e história de gadgets de música aqui que podem ser utilizadas como referência para a criação das timelines. É possível imprimir para os alunos, individualmente, em duplas ou grupos.

Caso o professor não queira utilizar os textos dados, é sugerido trabalhar com episódios históricos já vistos na aula de história, fazendo uma “ponte” com esta disciplina. Pode-se perguntar aos alunos o que estão vendo ou, até mesmo, se houver a possibilidade, de convidar o professor de história para apresentar algumas opções de momentos históricos, seguido de um breve brainstorm.

A pesquisa sobre as informações sobre o evento histórico podem ser feitas online, caso haja a possibilidade, ou consultada em livros e cadernos. Se o professor desejar que a pesquisa seja feita anteriormente, em casa, como lição, é necessário pedir com antecedência para que os alunos cheguem preparados com as informações.