Material de apoio - Lista de verbos no passado e conectores
Plano de Aula
Plano de aula: News article
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Enlarge repertoire about language and texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja precedido pela aula ING7_09UN06, para aprofundamento do tópico trabalhado.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre a estrutura de uma notícia jornalística.
SUGESTÃO:
Sugerimos que esta aula seja precedida pelo plano ING7_09UN06, para maior detalhamento e introdução do assunto.
Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias, que serão divididas entre os alunos).
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Que os alunos especulem sobre o que será a notícia lida nesta aula e que ativem o conhecimento prévio sobre notícias e títulos de notícias.
Orientações:
- Leia com os alunos o título e pergunte a eles do que é este título. A resposta esperada é: o título de uma notícia. Pergunte se eles conhecem o Morrissey e sobre o que eles acreditam que a notícia será. Após as especulações, pergunte a eles que tipo de informação deve aparecer em um título de notícia. A resposta esperada é: um resumo do assunto geral da notícia que segue o título. Diga aos alunos que, além de conter o assunto da notícia, ele precisa ser instigante e de fácil compreensão. Esta parte pode ser conduzida em inglês da seguinte forma: This is the headline of what kind of text? Do you know Morrissey? What do you think this text will be about? When writing a headline, make sure it is clear, interesting and shows what the text is about.
- Antes de iniciar a leitura, diga aos alunos que eles verão 3 pedaços diferentes da mesma notícia, escrita em jornais diferentes. O título da notícia, neste slide, foi tirado do jornal Independent, o lead, que será lido no próximo slide, foi tirado da revista NME e, posteriormente, lerão o corpo da notícia, tirado do The Guardian. Eles precisam fazer uma leitura muito cuidadosa e prestar atenção em todos os detalhes, pois criarão uma notícia sobre o mesmo assunto ao final da aula.
As notícias na íntegra podem ser encontradas em:
https://www.nme.com/news/music/morrissey-anti-racism-party-manchester-2344507
https://www.theguardian.com/music/2018/jun/29/morrissey-pulls-out-of-concerts-amid-racism-row
A biografia de Morrissey pode ser encontrada aqui.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Que os alunos entrem em contato com o título, lead e o corpo de uma notícia e se preparem para a escrita de uma notícia.
Expectativa: Que os alunos interpretem o texto e selecionem informações necessárias para a construção de uma notícia.
Orientações:
Se não houver projetor em sala de aula, indica-se a impressão (para entrega individual, em duplas ou em grupos) da notícia a partir de seu site de origem:
https://www.nme.com/news/music/morrissey-anti-racism-party-manchester-2344507
- Relembre (ou apresente) aos alunos a estrutura de uma notícia: ela se divide em dois “blocos” de informação. No primeiro, chamado “lead” (que foi abordado na aula ING7_09UN06), encontram-se as principais informações da notícia, como: “quem”, “o quê”, “onde” e “quando”. Enquanto que, no segundo bloco, observamos respostas para “como” e “por quê”. Esta parte pode ser conduzida em inglês da seguinte forma: We can divide a news report in two pieces. The first one is called “lead” and brings answer for the questions “who”, “what”, “where and “when”. After it, we have the “rest” of the news, with more details about the situation reported and with answers for questions like “why” and “how”.
- Antes de iniciar a leitura, diga aos alunos que os parágrafos lidos agora se encaixam no lead da notícia, ou seja, resumem a notícia em um ou dois parágrafos e respondem a perguntas como “quem” / “who”, “o quê” / “what”, “quando” / “when” e “onde” / “where”. Peça para que prestem muita atenção na leitura e encontrem respostas para as seguintes perguntas: Sobre quem é a notícia?/ (Who is this piece of news about?) O que aconteceu? (What happened?) Onde esses eventos ocorreram? (Where did this events take place?) Quando eles aconteceram? (When did they happen?) As respostas esperadas são: Que a notícia é sobre o cantor Morrissey; que ex-fãs do cantor pretendem dar uma festa como protesto às falas racistas dele; os episódios aconteceram na cidade de Manchester em 2018.
- Tempo indicado para esta parte: 5 minutos
As notícias na íntegra podem ser encontradas em:
https://www.nme.com/news/music/morrissey-anti-racism-party-manchester-2344507
https://www.theguardian.com/music/2018/jun/29/morrissey-pulls-out-of-concerts-amid-racism-row
Para mais informações sobre a estrutura de uma notícia, acesse: http://produtexto.blogspot.com/2010/05/noticia-e-reportagem.html
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Que os alunos entrem em contato com o título, lead e corpo de uma notícia, aprofundem o conhecimento da estrutura de uma notícia e se preparem para a reescrita de uma.
Expectativa: Que os alunos interpretem o texto e selecionem informações necessárias para a construção do título, lead e corpo da notícia.
Orientações:
Se não houver projetor em sala de aula, indica-se a impressão (para entrega individual, em duplas ou em grupos) da notícia em seu site de origem: https://www.theguardian.com/music/2018/jun/26/former-morrissey-fans-dave-haslam-to-stage-anti-racism-party-in-manchester
- Antes de iniciar a leitura, diga aos alunos que os parágrafos lidos agora se encaixam no segundo bloco da notícia, ou seja, a parte final dela, em que se encontram os maiores detalhamentos e respostas para “como” / “how” e “por quê” / “why”. Peça para que prestem muita atenção e respondam às seguintes perguntas: Sobre o que é esta parte do texto? Qual é a relação desta parte da notícia com a que lemos anteriormente? Por que o evento relatado nesta parte do texto vai ocorrer? Como ele ocorrerá? As respostas esperadas para estas perguntas são: Sobre como os fãs discordam do que Morrissey disse e detalhes sobre a festa que darão como protesto. Esta parte do texto dá mais detalhes sobre a festa-protesto em resposta às falas de Morrissey, que foram citadas na parte anterior, no lead. Os fãs darão a festa porque discordam do que o cantor disse e usarão ela como um protesto. A festa ocorrerá promovendo diversidade de música e pessoas. Leia cuidadosamente com os alunos os parágrafos apresentados. Indica-se que o professor leia, para que os alunos tenham referencial de pronúncia e ritmo de leitura. Esta parte pode ser conduzida em inglês da seguinte forma: We are going to read it very carefully. The part we are going to read is the end of the news report, it brings the answer for the questions “why” and “how”. Pay very close attention and try to answer: what is this part of the text about? What is the connection between this part and the previous one? Why is the event described in this part of the text going to happen? How is it going to happen?
- Após a leitura do texto, faça perguntas de compreensão do texto e ativamento de conhecimento prévio do ao assunto, como: Vocês já sofreram ou já presenciaram algum ato racista? Quais medidas podemos tomar contra o racismo? O que mais poderia ter sido feito contra as falas racistas do cantor? O que você faz no seu dia-a-dia contra o racismo? Esta parte pode ser conduzida em inglês da seguinte forma: Now, think about your life, have you ever suffered or faced racism? What can we do against it? What else could have been done against what the singer did? What do you usually do against racism?
- Após ouvir as especulações dos alunos, peça para voltem ao texto e identifiquem os verbos no passado. Conforme forem dizendo, escreva-os na lousa, como apoio visual. Se esquecerem-se de algum, escreva-o na lousa no fim. Os verbos presentes no texto podem ser encontrados aqui, esta ficha é apenas para consulta do professor.
- Após a descoberta dos verbos, peça para que voltem e encontrem os conectores. Novamente, anote-os na lousa e, caso os alunos não encontrem algum, ou não se sintam seguros para encontrá-los sozinhos, escreva-os no quadro. Peça para que analisem o texto e digam para que usamos conectores. A resposta esperada é para que tenhamos coerência e fluidez no texto, juntando frases e parágrafos e transformando-os em texto. Os conectores presentes no texto podem ser encontrados aqui, esta ficha também é apenas para consulta do professor.
- Tempo indicado para esta parte: 10 minutos
As notícias na íntegra podem ser encontradas em:
https://www.nme.com/news/music/morrissey-anti-racism-party-manchester-2344507
https://www.theguardian.com/music/2018/jun/29/morrissey-pulls-out-of-concerts-amid-racism-row
Para mais informações sobre a estrutura de uma notícia, acesse: http://produtexto.blogspot.com/2010/05/noticia-e-reportagem.html
Output
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Que os alunos escrevam o rascunho de sua reportagem jornalística.
Expectativa: Que os alunos entendam a estrutura de uma reportagem e elaborem o rascunho de uma, usando conectores, expressões de tempo e verbos no passado.
Orientações:
- Diga aos alunos para consultarem as respostas que deram para as perguntas feitas anteriormente: “ Sobre o que é o texto? Sobre quem é? O que ocorreu? Quais são os desdobramentos desta ação? Por que os eventos relatados vão ocorrer? Como eles vão ocorrer?” e diga que, a partir das respostas dadas por eles, das informações contidas no título da notícia e também de todas as informações encontradas nos parágrafos lidos, eles reconstruirão a notícia. Esta parte pode ser conduzida em inglês da seguinte forma: Go back to the answers you gave for the questions I asked about the text. Based on them and on what we read in the end of the report and its headline, you are going to recreate the news.
- Mostre o esquema acima para os alunos apenas como ilustração da estrutura completa de uma notícia e o posicionamento de cada parte dela, como a headline, o lead, e o corpo da notícia. A escrita dos parágrafos feita pelos alunos pode acontecer em seus próprios cadernos, sem a necessidade da entrega deste slide para eles, podendo ser feita individualmente, ou em pares e trios.
- Relembre com os alunos que a headline precisa ser objetiva e conter o tema principal da notícia. O lead deve ser feito em um ou dois parágrafos e conter as principais informações da notícia, de forma condensada. É necessário encontrar respostas para “quem”, “o quê”, “quando” e “onde” e , por fim, o corpo da notícia deve fechar o texto, trazendo mais detalhamentos, respostas para “por quê” e “como”, assim como um conclusão, sendo escrito em dois ou três parágrafos. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: Remember that the headline must be objective and show what the news is about. The lead needs to be concise, bring answers for “who”, “what”, “when” and “where”. It brings the most important facts in the text and it should be done in one or two paragraphs. Finally, the body of the news should be done in two or three paragraphs and needs to bring more details about the news, answers for “why” and “how” and a conclusion for it.
- Após a escrita de suas notícias, peça para que os alunos troquem suas notícias entre si, para que leiam os trabalhos uns dos outros.
Para mais informações sobre a estrutura de uma notícia, acesse: http://produtexto.blogspot.com/2010/05/noticia-e-reportagem.html
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND07
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2333/news-article
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Antecipadamente, envie aos alunos (pode ser por áudio, vídeo ou texto) uma breve explicação sobre as principais características do título de uma matéria jornalística, pedindo como atividade que eles acessem um site de notícias em inglês (sugestões: The Guardian, BBC News, The Australian, The Times of Israel), analisem os títulos das matérias do dia e façam uma imagem da que chamou mais a atenção, respondendo a seguinte pergunta, com base na análise exclusiva do título: Does the headline you chosen have the characteristics of a good headline? What do you think this text will be about?
No dia do encontro síncrono, indique alguns alunos para compartilhar na tela a headline escolhida, respondendo às questões propostas. Em seguida, mostre ou diga o objetivo da aula e compartilhe na tela o slide Context, solicitando que os alunos analisem a headline e explicando que eles verão 3 pedaços diferentes da mesma notícia, mas escrita em jornais diferentes.
Input
Continue o encontro síncrono seguindo as orientações propostas. Sugestões interativas: na parte 1 do Input, crie um Kahoot com as perguntas indicadas nas orientações. Após a leitura do lead da notícia, envie para os alunos o link de participação no quiz. Na parte 2, substitua as sugestões de escrita na lousa por uma Word Cloud no Mentimeter para que os alunos alimentem com os verbos e conectores da notícia.
Aprenda a usar o Mentimeter aqui.
Aprenda a usar o Kahoot aqui.
Output
A atividade do Output será orientada pelo professor no encontro síncrono e realizada pelos alunos em momento posterior. Esta atividade pode ser realizada em duplas ou grupos virtualmente.
Explique a atividade para os alunos seguindo as orientações do Output. Compartilhe no Google Classroom ou Drive o template da atividade, instruindo a turma a fazer uma cópia do arquivo e identificá-la com seus nomes. Cada aluno, dupla ou grupo alimentará o seu arquivo criando suas notícias. Determine um prazo para realização da atividade e, durante o período, visite as produções, dando feedback aos alunos. Após realizadas, sugere-se que as notícias sejam publicadas no Instagram, blog ou site da escola ou da turma.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutir com seus familiares o tema do texto abordado nessa aula.
Contents
- INPUT: News article
- Verbs in the past
- Connectors
- Time preposition
- OUTPUT: The writing of a news article
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Viana
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes