Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No encontro síncrono, acesse e compartilhe na tela o vídeo indicado, e dê continuidade à aula seguindo as orientações propostas para esta etapa.
Input
Continuando o encontro síncrono, apresente o slide do input e explique que vocês farão uma leitura compartilhada de um texto sobre a Mulher Maravilha para descobrir quais são seus superpoderes. Acesse e compartilhe na tela o site indicado, e siga as orientações do plano para esta etapa da aula. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Ainda no encontro síncrono, explique que eles irão produzir, em grupo, um vídeo (pode ser no TikTok, disponível aqui, ou em cartoon, no aplicativo disponível aqui) em que apresentam um novo super-herói e seus superpoderes. A atividade sugerida deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique detalhadamente como a atividade deve ser realizada seguindo o passo a passo indicado no plano original. Determine um prazo para a devolutiva das produções e publique os vídeos criados no site, blog ou Instagram da turma ou da escola. Caso publique no Instagram, crie um concurso: o vídeo que receber maior número de curtidas será o vencedor, com direito a alguma premiação para seus criadores.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
A família pode participar engajando-se em conseguir curtidas para o vídeo produzido por seu filho.