Atividade para impressão - Woksheet 1
Plano de Aula
Plano de aula: Perfil de super-herói
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write according to model texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Nesta aula os alunos farão a leitura de um texto sobre a Mulher Maravilha no Input. Caso você queira saber mais sobre essa Super-heroína clique aqui, aqui e aqui.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão escrito o perfil de um super-herói descrevendo suas habilidades e poderes.
At the end of this class you’ll have written a profile of a superhero describing his/her abilities and powers.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Abra o link aqui. Comece perguntando sobre o contexto de produção do vídeo. :
Where is the video published? (Em um site chamado Fandom na seção Superpower wiki).
Do you know what a wiki is? (É um site colaborativo que os usuários podem editar os textos. Um exemplo famoso de wiki é a Wikipedia. Encontre a definição aqui e mais informações aqui).
What’s the website about? (Sobre o universo dos super heróis. Encontre mais sobre o site aqui).
Leia o título do vídeo (List of Supernatural Powers and Abilities) e pergunte:
What do you think this video is about? (Certamente eles irão responder que é sobre habilidades de poderes sobrenaturais).
Passe o vídeo e, em seguida, questione sobre as habilidades e super poderes.
The video talked about 5 superpowers and abilities. What were they? Os alunos devem se lembrar e, muito provavelmente, responderem em português. Se você preferir passe o vídeo novamente e pause a cada descrição para conhecerem a palavra em inglês.
Escreva no quadro: People with these super power and abilities… Abaixo você escreve o nome do poder e o que o super-herói que o possui pode fazer. Exemplo:
People with these super power and abilities…
Healing - They can heal themselves when they get injured.
Peça ajuda aos alunos e faça isso com os outros 4 poderes.
Você encontra as respostas aqui e a transcrição do vídeo aqui.
Caso você não tenha acesso à internet durante sua aula você pode entregar a transcrição do vídeo para os alunos, pedir para que encontrem os 5 poderes e descrevam conforme a atividade do quadro.
Input
Tempo sugerido: 13 minutos.
Propósito: Apresentar um artigo que descreve os poderes e habilidades da Mulher Maravilha do filme.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar na leitura compartilhada as habilidades da super-heroína e entendam, com a ajuda do professor, o uso do modal can para habilidades.
Orientações: Inicie perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre a Wonder Woman (Mulher Maravilha):
What do you know about Wonder Woman? (Certamente eles darão diversas informações como: She’s a superhero. She belongs to the Justice League. She’s an Amazon. She’s very beautiful., etc).
Explique que vocês irão aprender ou rever algumas informações sobre ela:
Today, we’re going to learn or just see again some information about her.
Acesse o site aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode imprimir o slide em tamanho grande (mínimo A3) para a imagem e reproduzir o texto em um papel pardo.
Contexto de produção
Mostre a imagem e pergunte:
Where was this text published? How do you know that? (Em um site da internet. É possível ver o endereço na imagem).
What kind of website is this? (O nome do site Comic Book significa revista em quadrinhos. O site traz todo universo da Cultura Pop das revistas em quadrinhos, super-heróis e videogames. Você encontra mais sobre o site aqui).
Who are the possible readers? (Pessoas interessadas por Cultura Pop)
Explore o título
Leia o título e pergunte:
What is the text about? (Sobre os poderes e habilidades da Mulher Maravilha mostrados no seu último filme).
What do you expect to read? (Faça previsões do conteúdo do texto. Você pode pedir para eles comentarem com um colega o que eles esperam encontrar).
Explore o texto
Explique que vocês irão ler o texto e identificar as habilidades e poderes da Mulher Maravilha.
Let’s read the text and check what her abilities and powers are.
Escreva no quadro: Wonder Woman’s abilities and powers. Conforme forem fazendo a leitura, questione sobre o poder ou habilidade e anote abaixo desse título.
Inicie a leitura. Ao final de cada slide, pause, esclareça qualquer dúvida e pergunte qual habilidade ou poder vocês acabaram de ler. Exemplo:
Após a leitura da descrição do primeiro slide pergunte:
What power or ability did the text explain in this paragraph? (Muito provavelmente apontarão algo como: “lift tanks, bring entire buildings down with a punch;...”)
Escreva no quadro abaixo do título:
- She can lift tanks.
- She can bring entire buildings down with a punch.
- She can kick and toss soldiers around rooms.
- She can cut down many enemies very fast.
Faça isso com todos os slides. Vá anotando todas as habilidades e poderes citados no texto. Lembre-se de escrever as frases com o modal can. Neste momento você não precisa falar sobre ele, a não ser que algum aluno pergunte. Caso contrário, apenas escreva as frases conforme descrito acima. Vocês irão sistematizar o uso do modal quando tiverem com todas as habilidades e poderes escritos. Você encontra a lista de habilidades e poderes descritos no texto aqui.
Sistematização do uso do modal can
Aponte para as frases que você escreveu no quadro. Pergunte:
Look at how we described Wonder Woman’s abilities and powers. Which word is common to all sentences? (CAN)
What do you think can is used for? (Para falar de habilidades)
Give me some examples of abilities you have. (Traga o uso do modal para a realidade dos alunos. Dê exemplos como “I can speak English./ My sister can play the piano”, peça por mais exemplos e anote-os no quadro).
Apresente o negativo can’t:
When you don’t have the ability to do something you use the negative can’t or cannot. (Anote as duas formas na lousa).
For example: I can’t cook. I can’t play the guitar. I can’t speak German. What about you? What things can’t you do? (Anote alguns exemplos no quadro. Use exemplos verdadeiros sobre você e peça exemplos para os alunos).
Apresente a forma interrogativa. Pergunte e escreva no quadro:
Can Wonder Woman fly? (O texto não diz claramente se ela voa ou não. No slide 4/6, o autor diz que “[...] it’s not clear in Wonder Woman (or Batman x Superman) that Diana can fly [...]”).
Aponte para a forma de pergunta do modal Can.
Continue:
So, how is the interrogative form of the modal can? (Inverte-se o sujeito com o can). Peça para eles fazerem 3 perguntas sobre o texto e anote-as no quadro. Anote também as respostas curtas:
Let’s make more questions about the text using Can!
Eles podem fazer perguntas como:
Can Wonder woman teletransport? No, she can’t.
Can she lift a car? Yes, she can.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Criar um super herói e escrever seu perfil.
Expectativa: Que os alunos consigam escrever o perfil de um super herói inventado por eles e descrever suas habilidades com o uso do modal can.
Orientações: Explique que eles irão criar um super herói descrevendo suas características e suas habilidades.
Contexto de produção
There’s a comic book company that launched a contest to find a new superhero for its comic books. The name is The Brand New Superhero Contest. You found out about this contest and want to send your superhero’s profile. Now it’s time to write it. You can think of any abilities that make your superhero very powerful. You can use the powers you learned from the video we watched, Wonder Woman’s abilities and powers, any other superhero abilities you know or you can create some. The company said you need to follow just one rule: The superhero must have one flaw. One thing that can make him/her weaker, the same way kryptonite makes Superman vulnerable.
Produção
Entregue o worksheet 1 e Mostre o slide com um modelo de texto. Se você não tiver acesso ao slide você pode passar no quadro ou imprimir em tamanho grande (mínimo A3) para que todos vejam. Explique:
First you need to think about the abilities you want your superhero to have. Remember he/she needs to save lives. The abilities must be useful. Don’t forget to use the modal can to write them.
Você pode dar alguns exemplos como: He/She can fly and jump really high.
Continue:
You also have to think about something your superhero can’t do that makes him/her weak. In this case you need to use the negative can’t; For example, He can’t be close to water. It can make him weak.
Finally give your superhero a name and draw him/her. Be creative.
Dê a eles alguns minutos para escreverem seus textos. Caminhe pela sala e ajude no que for necessário.
Revisão
Para revisarem o texto, entregue para cada aluno os critérios de análise. Peça para que troquem de texto com um colega e leiam sobre o super-herói dele. Após a leitura eles devem avaliar o texto e o super-herói do colega com base nos critérios. Para cada critério há duas respostas, YES e NO, e eles devem circular a resposta que considerarem mais adequada. Após analisarem todo o texto, eles devem somar a quantidade de “YES” que foram circulados e anotar. Após isso eles devem devolver o texto e o quadro com os critérios ao autor. O resultado varia de acordo com número de respostas positivas. Caso eles não concordem com alguma análise, eles devem conversar com quem analisou. Explique:
Exchange your text with a friend. You’re going to read his/her text and he/she’s going to read yours. After reading, you need to evaluate his/her text according to the criteria on the worksheet. Circle YES or NO according to your opinion and write the number of “YES” answers you circled. Once you finish, return the text and the criteria worksheet to your friend so he/she can check his/her result. Discuss if any of you have problems or disagree with the evaluation.
Se você quiser, pode pedir que textos com resultados menores que 8 sejam reescritos.
Você pode expor os trabalhos dos alunos na sala para que todos vejam a variedade de heróis criados. Caso você queira deixar a atividade mais competitiva faça uma votação para o melhor trabalho. Exponha os trabalhos em um local visível a todos da escola. Os trabalhos deverão estar numerados. Você pode colocar o número da chamada do autor. Coloque uma urna (pode ser uma caixa de papelão encapada com um fenda para colocar os votos) e alguns pedaços de papel branco perto da exposição. As pessoas (outros alunos, professores e funcionários da escola) devem escrever no papel o nome do super-herói que eles mais gostaram e colocar dentro da urna. Na próxima aula você fazem a apuração dos votos e terão o vencedor do Brand New Superhero Contest.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conhecendo mais sobre poderes e habilidades de super-heróis e sabendo usar o modal can para falar de habilidades no presente.
Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No encontro síncrono, acesse e compartilhe na tela o vídeo indicado, e dê continuidade à aula seguindo as orientações propostas para esta etapa.
Input
Continuando o encontro síncrono, apresente o slide do input e explique que vocês farão uma leitura compartilhada de um texto sobre a Mulher Maravilha para descobrir quais são seus superpoderes. Acesse e compartilhe na tela o site indicado, e siga as orientações do plano para esta etapa da aula. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Ainda no encontro síncrono, explique que eles irão produzir, em grupo, um vídeo (pode ser no TikTok, disponível aqui, ou em cartoon, no aplicativo disponível aqui) em que apresentam um novo super-herói e seus superpoderes. A atividade sugerida deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique detalhadamente como a atividade deve ser realizada seguindo o passo a passo indicado no plano original. Determine um prazo para a devolutiva das produções e publique os vídeos criados no site, blog ou Instagram da turma ou da escola. Caso publique no Instagram, crie um concurso: o vídeo que receber maior número de curtidas será o vencedor, com direito a alguma premiação para seus criadores.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
A família pode participar engajando-se em conseguir curtidas para o vídeo produzido por seu filho.
Contents
- INPUT: An article about Wonder Woman
- OUTPUT: Create a superhero and write his/her profile
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado)
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes