Atividade para impressão - Worksheet 1
Plano de Aula
Plano de aula: Listicle
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write according to model texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Nesta aula os alunos entrarão em contato com um gênero textual que a maioria deles já tiveram contato, porém, não conhecem o nome. São os listicles. O termo se refere a um artigo que é escrito em formato de lista. O nome listicle é relativamente novo e é encontrado principalmente na internet. A definição do termo já está nos dicionários Macmillan online (clique aqui), Oxford online (clique aqui) e Cambridge online (clique aqui). Para conhecer mais sobre o gênero e estar melhor preparado para a aula clique aqui, aqui e aqui.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula os alunos terão escrito um artigo (listicle). Caso eles questionem sobre a definição de listicle diga que eles a verão posteriormente.
At the end of this class you’ll have written a listicle. We’re going to see more about this kind of text later.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre os dinossauros:
Students, what do you know about dinosaurs?
Eles provavelmente darão respostas como: They died millions of years ago. There were dinosaurs which were carnivore and others which were herbivore etc. Explique que eles farão um quiz sobre dinossauros:
Let’s do a quiz about dinosaurs and check how much you really know about them.
Acesse o site aqui. Clique no símbolo de play no dinossauro. Expanda a apresentação clicando no círculo no canto superior esquerdo. Peça para algum aluno ler a pergunta, esclareça qualquer vocabulário e solicite a resposta deles. Se alguma resposta marcada estiver errada, a própria apresentação mostrará a resposta correta.
Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode escrever cada pergunta e opções de respostas em uma folha e ir mostrando aos alunos.
Input
Tempo sugerido: 13 minutos.
Propósito: aprender sobre o gênero textual listicle e observar o uso do could para habilidades no passado.
Expectativa: que os alunos consigam entender, mesmo não conhecendo todas as palavras do texto, qual o tema e o assunto específico. Eles não precisam ler o texto em detalhes para conseguir entender. Apenas observando o títulos, os subtítulos e as imagens eles já conseguem deduzir qual é o assunto e o que é falado no texto. Espera-se, também, que eles consigam entender o gênero textual listicle a partir da estrutura do texto apresentado.
Orientações: Diga aos alunos que eles irão ler um texto e responder algumas perguntas (as possíveis respostas estão entre parênteses).
I’ll show you a text and you must answer some questions about it.
Abra o site aqui. Se você não tiver acesso à internet durante a aula, você pode imprimir um texto para cada dupla de alunos (é só clicar no ícone da impressora do lado direito abaixo do título) ou escrever o texto em cartolinas e colar em algum lugar da sala onde todos consigam ler. Se você optar pela segunda opção, tenha certeza de manter o formato do texto. Faça como se fosse uma reprodução do texto do site, com a barra de endereço, o formato de lista e as imagens.
Explore o contexto de produção.
Where was this text published? (Na internet. Mostre o endereço do site na imagem)
Who wrote it? (Bob Strauss)
When was it written? (A fonte diz que o texto foi atualizado (updated) em 13 de julho de 2017. Não se sabe exatamente a data que ele foi escrito)
What is it about? What’s the topic discussed? (Dinossauros)
Who are the probable readers? (Pessoas que se interessam por dinossauros)
Analise o formato do texto (gênero):
How is the text divided? (Em 10 parágrafos, sendo que cada parágrafo contém um título)
Do you know how a text in this format is called? (Chama-se listicle)
Explique um pouco mais sobre esse gênero:
This kind of text is called listicle. This is an article structured as a list. (Escreva no quadro: list + article = listicle) We often find it online. It’s easier to read and write than a normal article.
Is it a kind of text you often read? Can you mention any other titles? (caso eles não se lembrem, cite algo como “The 10 most interesting movies on Netflix”, “Five great ways to take a great selfie”, entre outros.
Examine o conteúdo.
Peça para os alunos fazerem uma leitura dinâmica do texto em busca das respostas às perguntas seguintes:
Now, let’s check the content. You don’t have to read all the words. Just scan the text and find the answers for the questions I’m going to make.
What is the title? (The 9 different ways dinosaurs could kill you)
What’s the first paragraph about? (O primeiro parágrafo faz a introdução do assunto do texto).
What about the others? (Cada parágrafo - 2 a 9 - fala sobre uma maneira diferente que os dinossauros poderiam matar o homem)
What are the 9 ways they could kill us? (Os títulos dos parágrafos 2 ao 9 correspondem às maneiras. )
Agora faça uma leitura compartilhada com os alunos. Conforme você vai lendo em voz alta, pare no final de cada item e anote no quadro as 9 maneiras citadas. Porém, nesse momento você irá anotar utilizando o modal could para falar de habilidades no passado. Por exemplo:
Após a leitura do segundo parágrafo, escreva no quadro: They could eat you. Faça isso com todos os outros.
Para melhor compreensão de cada parágrafo, faça a leitura do texto com o apoio das imagens. No item 03, por exemplo, a imagem mostra uma pegada bem funda de um dinossauro. Isso representa morrer pisoteado por um dinossauro. Use as imagens como auxílio para entender melhor o texto escrito.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Escrever um listicle sobre 5 maneiras que os dinossauros conseguiriam nos ajudar.
Expectativa: Que os alunos escrevam um listicle obedecendo o formato do texto (conforme foi visto na atividade anterior) e usem o passado simples e o modal could. Espera-se um texto bem mais simples do que acabaram de ler.
Orientações: Explique que os alunos irão produzir um texto no mesmo gênero do anterior, porém, com um tema diferente: 5 maneiras diferentes que os dinossauros conseguiriam nos ajudar. Diga:
Now, it’s your turn to write a listicle. The title is The 5 different ways dinosaurs could help you. (Anote o título no quadro)
Levantar ideias.
Entregue o worksheet 1 e coloque-os em pares para a organização das ideias. Eles devem conversar e pensar nas 5 maneiras que os dinossauros poderiam nos ajudar caso voltássemos ao passado. É importante contextualizá-los. Explique que no passado não haveria internet, computadores, carros, prédios, supermercados etc. Viveríamos em cavernas e teríamos a ajuda dos dinossauros para sobreviver. Esclareça:
Let’s imagine we could travel through time as the other text mentioned. If we went back to the dinosaurs era we wouldn’t have any things we have today: computers, internet, cars, buildings, supermarkets, etc. We would live in caves and the dinosaurs could help us using their amazing abilities. What could they do? Discuss this with your partner and take notes. Don’t forget you need to use could to talk about abilities in the past.
Dê a eles 5 minutos para conversarem e anotarem suas ideias. A próxima atividade deve ser feita individualmente.
Organizar as ideias em formato de listicle.
Após anotarem as ideias, eles deverão organizá-las em formato de listicle. Para ficar mais significativo apresente um contexto para a produção:
Vamos imaginar que a escola tem um site online e toda publicação é produzida pelos alunos. Há uma seção que contém apenas listicles, sobre qualquer assunto. Eles foram escolhidos para escrever um listicle sobre dinossauros. O texto deverá conter 6 parágrafos, sendo o primeiro a introdução e os demais cada um sobre uma maneira diferente. Entregue o worksheet 2 e diga:
Let’s imagine the school has a website. Everything on this website is produced by students and there are lots of interesting things to read. People all over the world can read them. There’s one section that has only listicles and they are about all kinds of subjects. You were asked to write a listicle about five ways dinosaurs could help us.
You organized your ideas and now it’s time to write the text. Remember how the text we read was structured and use this worksheet to help you. To make it more interesting you could draw your favorite dinosaur under the title to illustrate it.
No cabeçalho do worksheet tem o espaço para escreverem o endereço do site. Você pode inventar um nome para o site com eles. Seja criativo!
Dê a eles 15 minutos para escreverem o texto. Circule pela sala e auxilie os alunos no que for preciso.
Revisão do texto.
Após o término do tempo diga que eles irão fazer a revisão do texto. Entregue o worksheet 3 com a tabela de qualidade. Eles deverão ler seus textos novamente, verificar se todas as perguntas da tabela terão respostas positivas e fazer as mudanças que acharem necessárias.
Você poderá expor os trabalhos dos alunos na parede da sala de aula ou montar um booklet com todos os trabalhos. Para isso você deve recolher os trabalhos e encaderná-los. Peça para um aluno fazer a capa. Eles podem levar o livro para casa e mostrar para seus familiares e amigos.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula
Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo identificar o modal could para habilidades no passado e saibam reconhecer e produzir o gênero textual listicle.
Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No grupo de WhatsApp, envie uma imagem de um dinossauro e instigue os alunos perguntando: What do you know about dinosaurs? Proponha aos alunos o quiz indicado. Se julgar necessário, grave e envie um breve tutorial de como acessar e jogar o quiz. No encontro síncrono, peça a alguns alunos que falem sobre a experiência.
Input
Continuando o encontro síncrono, diga aos alunos que vocês vão ampliar o que sabem sobre os dinossauros e, para isso, vão ler um texto. Abra o site, compartilhe-o na tela e explore o contexto de produção. Analise o formato do texto e examine o conteúdo, fazendo uma leitura compartilhada com os alunos. Siga as orientações propostas para esta etapa. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Essa atividade deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique detalhadamente como a atividade deve ser realizada. Diga aos alunos que eles vão escrever uma listicle sobre 5 maneiras diferentes como os dinossauros conseguiram nos ajudar. Oriente-os a levantar as ideias e organizá-las em formato de listicle, revisando o texto, de acordo com as orientações do worksheet 3, disponível aqui. As listicles podem ser produzidas em um documento no Google Drive e, quando concluídas, publicadas no site, blog, Instagram da escola ou da turma. Determine um prazo para a devolutiva das produções.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a compartilhar as aprendizagens do dia com seus familiares.
Contents
- INPUT: Listicle: The 9 different ways dinosaurs could kill you
- OUTPUT: Write a listicle: The 5 different ways dinosaurs could help you
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros)
(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (presente e passado)
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes