Material para impressão - List of verbs
Plano de Aula
Plano de aula: Biografia
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Enlarge repertoire about language and texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pela aula ING7_09UN02 para aprofundamento do tópico trabalhado.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Diga ao aluno que o objetivo desta aula será escrever a primeira versão (rascunho) de uma biografia. (The objective of this class is to write the outline of a biography).
SUGESTÕES: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias, que serão divididas entre os alunos).
Caso queira mudar as personalidades ou acrescentar outras, recomenda-se o site: biography.com. É interessante que sejam dados exemplos de figuras históricas e atuais, para que os alunos tenham ambas referências.
Se não houver a opção de impressão, nem de projeção, o professor pode reproduzir os textos e o modelo de outline na lousa, escrevendo e desenhando. É importante que a estrutura textual (como a ordem em que cada informação aparece) seja mantida, pois ela será explorada nesta aula.
Context
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Instigar a curiosidade do aluno em relação a biografias e ativar o conhecimento prévio que ele possui sobre o gênero.
Orientações:
- O professor deve perguntar ao aluno: What do you know about biographies?
Why do we read biographies?
Which biographies have you already read?
Após as respostas dos alunos, o professor deve explicar rapidamente o uso das biografias em nossas vidas: Nós lemos biografias para sabermos mais sobre a vida de pessoas importantes em nossa sociedade e História. We read biographies to know more about the life events of important people in our society or History.
Link para acesso: https://www.biography.com/
Input
Tempo sugerido: 17 minutos
Propósito: Apresentar o modelo de uma biografia e suas informações.
Expectativa: Os alunos devem identificar o formato de uma biografia e as informações que devem aparecer neste formato de texto, assim como a ordem em que devem aparecer.
Orientações:
- Apresente este modelo e pergunte o que é este texto What kind of text is this?. Os alunos muito provavelmente identificarão o modelo de biografia. Diga aos alunos que este é um modelo de biografia e, embora seja o mais comum, não é o único. This is one way you can write a biography. This is the most common, but not the only one.
- O professor deve, então, solicitar que os alunos digam quais tipos de informações devem ser encontradas em uma biografia (e listar as contribuições deles na lousa, próximo ao modelo apresentado).
- Depois deste brainstorm, o professor deve sinalizar as informações que podem ser encontradas neste modelo de texto e a ordem em que elas aparecem (nome em cima, em fonte maior, data de nascimento e morte, local de nascimento, acontecimentos relevantes em vida, entre outros). In this model, you can see the structure of a biography. The first information is the complete name of the person, followed by the date of birth and death, and the place where he or she was born. After that, we find important events of the person’s life.
Link para acesso: http://templatelab.com/biography-templates
Input
Propósito: Interpretação do texto lido e análise da linguagem e estrutura usada na escrita de uma biografia.
Expectativa: Os alunos devem interpretar o texto apresentado, respondendo às perguntas norteadoras feitas pelo professor. Devem relacionar o modelo apresentado no input 1 a este novo modelo. Além disso, os alunos devem identificar que os verbos que aparecem em uma biografia são no passado e as suas formas neste tempo verbal. É necessário que observem que uma biografia pode ser feita tanto de pessoas com importância histórica, quanto de pessoas relevantes atualmente.
Orientações:
- Pergunte aos alunos informações sobre o texto para verificar sua compreensão What could you understand from the text?. Quantos anos ele viveu (ou tem) How old is he/How long did he live?, qual sua nacionalidade Where is he from?, qual foi o momento mais marcante da sua vida? What was the most important or most special moment of his life? Qual sua profissão? What is (was) his profession?
- Depois, pergunte quais características vistas no primeiro slide ele consegue ver neste What are the similarities between this biography and the model we saw earlier? (O nome aparece em primeiro lugar, com letras maiúsculas, uma foto segue ao lado. Aparece logo após um pequeno resumo do que a pessoa foi e sua função. O texto começa com data de nascimento (se necessário, a data de morte, logo após), seguido pelo local de nascimento. É necessário que haja os principais acontecimentos e conquistas de vida.
- Após esta análise textual, escreva na lousa os verbos no passado que aparecem no texto e pergunte aos alunos o que são as palavras destacadas: What do these words have in common?.
- Após suas especulações, explique que são verbos e que estão no passado: They are verbs in the past. O professor pode fazer uma tabela ao lado, listando os verbos no passado presentes no texto e, ao lado, demonstrando como eles são no presente, para referência dos alunos. É necessário que eles entendam que os verbos vêm no passado, pela biografia descrever eventos já realizados e concretizados no passado. The verbs in a biography are always shown in the past form, because a biography describes concluded events in the past.
- Como os verbos presentes nos textos expostos na lousa (tanto no passado quanto no presente) , chame a atenção dos alunos para diferença entre verbos regulares (que terminam com -ed [dê ênfase a isso]) e aos verbos irregulares, que seguem padrões distintos.
- Os verbos no passado presentes em cada texto podem ser encontrados aqui.
- A biografia pode ser acessada em: https://www.biography.com/people/napoleon-9420291
- Material Complementar: Mais verbos irregulares no passado podem ser consultados aqui.
Input
Propósito: Interpretação do texto lido e análise da linguagem e estrutura usada na escrita de uma biografia.
Expectativa: Os alunos devem interpretar o texto apresentado, respondendo às perguntas norteadoras feitas pelo professor. Devem relacionar o modelo apresentado no input 1 a este novo modelo. Além disso, os alunos devem identificar que os verbos que aparecem em uma biografia são no passado e as suas formas neste tempo verbal. É necessário que observem que uma biografia pode ser feita tanto de pessoas com importância histórica, quanto de pessoas relevantes atualmente.
Orientações:
- Pergunte aos alunos informações sobre o texto para verificar sua compreensão What could you understand from the text?. Quantos anos ele viveu (ou tem) How old is he/How long did he live?, qual sua nacionalidade Where is he from?, qual foi o momento mais marcante da sua vida? What was the most important or most special moment of his life? Qual sua profissão? What is (was) his profession?
- Depois, pergunte quais características vistas no primeiro slide ele consegue ver neste What are the similarities between this biography and the model we saw earlier? (O nome aparece em primeiro lugar, com letras maiúsculas, uma foto segue ao lado. Aparece logo após um pequeno resumo do que a pessoa foi e sua função. O texto começa com data de nascimento (se necessário, a data de morte, logo após), seguido pelo local de nascimento. É necessário que haja os principais acontecimentos e conquistas de vida.
- Após esta análise textual, escreva na lousa os verbos no passado que aparecem no texto e pergunte aos alunos o que são as palavras destacadas: What do these words have in common?.
- Após suas especulações, explique que são verbos e que estão no passado: They are verbs in the past. O professor pode fazer uma tabela ao lado, listando os verbos no passado presentes no texto e, ao lado, demonstrando como eles são no presente, para referência dos alunos. É necessário que eles entendam que os verbos vêm no passado, pela biografia descrever eventos já realizados e concretizados no passado. The verbs in a biography are always shown in the past form, because a biography describes concluded events in the past.
- Como os verbos presentes nos textos expostos na lousa (tanto no passado quanto no presente) , chame a atenção dos alunos para diferença entre verbos regulares (que terminam com -ed [dê ênfase a isso]) e aos verbos irregulares, que seguem padrões distintos.
- Os verbos no passado de cada texto pode ser encontrado aqui.
- A biografia pode ser acessada em: https://www.biography.com/people/justin-bieber-522504
Output
Tempo sugerido: 27 minutos
Propósito: Os alunos devem se preparar para a escrita de uma biografia, que será finalizada na aula seguinte, escolhendo uma personalidade a ser descrita e juntando as principais informações dela na ficha acima.
Expectativa: Que os alunos façam um outline do que será a biografia que escreverão. Ele deve apresentar as principais informações da pessoa a ser descrita.
Orientações:
- Peça aos alunos que escolham alguma personalidade de que gostem (pode ser da atualidade ou não, ou até mesmo alguém de sua família) e preencher os espaços com o máximo de informação que encontrarem. Dê instruções como: Choose your favorite artist. It can be a singer, an actor, an athlete or anyone you wish and write down all the information you can find about his or her life.
Se os alunos escolherem alguém famoso, a pesquisa pode se dar pelos seus celulares, ou livros e revistas. Se escolherem alguém que conhecem (o que é sugerido caso os alunos não tenham acesso à internet), a coleta de informação deverá se dar através de entrevista. Podem, também, fazer de si mesmos ou de algum colega de sala.
Se os alunos optarem por entrevistar algum familiar, é necessário que na aula anterior o aluno leve as perguntas que deve fazer como lição de casa e entreviste o familiar escolhido (um modelo de entrevista pode ser encontrado aqui.). O mesmo modelo pode ser usado para entrevistas entre colegas da sala de aula. Leia com antecedência as perguntas com os alunos, elucide o significado de cada uma delas e o que se espera que possa como resposta.
Caso seja necessária a impressão deste outline, ele pode ser encontrado aqui.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Fazer uma retrospectiva com os alunos sobre tudo o que foi visto na aula.
Expectativa: Que os alunos identifiquem todo o conteúdo com que entraram em contato neste aula.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se lembram com que conteúdos tiveram contato nesta aula. What have we learned in this class?
- Após suas respostas, apresente os tópicos acima e comente-os brevemente.
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Biography
- OUTPUT: The outline of a biography.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
Professor-autor: Camila Viana
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes