Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND09
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2512/the-characters-and-setting-of-a-tale
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Se esta aula vem em sequência à aula ING7_09UND08, inicie o encontro síncrono indicando alguns alunos para compartilhar os rascunhos dos contos com os colegas. Pergunte o que a turma achou das ideias dos colegas (caso esta aula não seja uma sequência da aula anterior, inicie o encontro sondando o que os alunos sabem sobre contos). Depois, apresente o slide do Context. Pergunte aos alunos quais dos elementos de um conto as imagens representam. Espera-se que digam “characters and setting”. Pergunte de quais histórias eles lembraram com cada gravura e, após as contribuições, fale o objetivo da aula.
Input
Continue a aula apresentando o slide 1 para a turma. Siga as orientações descritas a partir de: “Diga aos alunos que vocês lerão um tale (...)”.
Na sequência, compartilhe na tela os slides 2, 3 e 4, explicando de forma interativa cada um deles (veja as orientações descritas).
Para realizar as atividades propostas no Input (pensar em um personagem e descrever suas características e cenário onde se passa a história), crie uma apresentação interativa no Mentimeter ou no Padlet com as perguntas indicadas e envie o link de contribuições para a turma, explicando o que eles devem fazer. Compartilhe na tela o resultado final. Conclua este momento solicitando que dois alunos falem sobre as características dos personagens da história lida.
Output
A atividade do output será realizada pelos alunos em momento posterior ao encontro síncrono, mas o professor deve explicar a atividade durante a aula. Se esta aula for sequência do plano ING7_09UND08, instrua os alunos a retornarem para seus rascunhos e pensarem, com base no que aprenderam nesta aula, em detalhes que possam enriquecer seus personagens e cenário da história. Compartilhe com a turma o template para realização da atividade e instrua-os a fazer uma cópia do documento, identificando-a com seus nomes.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a recontar em inglês o conto estudado para a família. Diga para abusarem dos gestos e mímicas a fim de facilitar a compreensão daqueles que não sabem falar inglês.