output_ING7_09UND09
Plano de Aula
Plano de aula: The characters and setting of a tale
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Enlarge repertoire about language and texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma continuação e é sugerido que seja precedido pelo plano ING7_09UN08 e seguido pelo plano ING7_09UN10 para aprofundamento do tópico trabalhado.
Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre a estrutura de characters e seting em um tale.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre personagens e ambientes.
Orientações:
- Diga aos alunos que cada uma das figuras no slide representa alguém ou algum lugar presente em alguma história e peça para os alunos tentarem identificar cada um deles. Algumas respostas possíveis são: Nemo, A casa da Chapeuzinho Vermelho, O aquário do Nemo, O Rei Leão, A raposa e as uvas, Hermione de Harry Potter. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte maneira: In this slide, you can see some pictures related to stories. They might be characters or places of those stories, can you guess which story each one of them is related to? (Nemo, Little Red Riding Hood’s house, Nemo’s fish bowl, The Lion King, The fox and the grapes, Hermione from Harry Potter)
Input
Tempo sugerido: 20 minutos (total de todos os slides de input)
Propósito: Que os alunos entrem em contato com um tale e analisem os personagens e setting dele.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com um tale e analisem os personagens e setting dele.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles conhecem outros contos, ou seja, tales, e se eles se lembram de algum que possam compartilhar com a turma. Pergunte também se eles já observaram os contos em algum local fora dos livros e por que os lemos. A resposta esperada é que é possível vê-los adaptados nos cinemas, em desenhos e séries e os lemos para entretenimento, conhecimento, reflexão e contato com outras culturas e costumes. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: Have you ever read any tales? In which other places can we see those stories? Why do we read them?
- Diga aos alunos que vocês lerão um tale muito famoso e que eles precisam prestar atenção para em seguida responder quais são os personagens desta história, quais são as suas características e qual é a relação entre eles, onde a história acontece e quando. As respostas esperadas são: O leão e o rato; O leão é muito orgulhoso e forte, por ser o rei da floresta e o rato muito inteligente e indefeso; O leão subestima a importância do rato e o vê como frágil e indefeso, enquanto o rato se mostra muito solícito e esperto. A história acontece em uma floresta e durante um dia. É recomendado que o professor leia a história, para ser um modelo de leitura e pronúncia. Peça para que os alunos compartilhem suas respostas com seus amigos. Em inglês, a orientação pode ser dada da seguinte forma: Pay very close attention to what we are going to read and find the answer for the following questions:
Who are the characters in this story?
What are the characteristics of each one of them?
What is the relationship between them?
When and where does the story happen?
- Visando uma compreensão mais abrangente do texto, pergunte aos alunos:
Qual é o aprendizado que alguém que lê esta história pode levar após lê-la? (What can someone learn after reading this story?)
Qual era a expectativa que o rato tinha ao ver o leão e qual foi o sentimento que ele sentiu ao ser libertado? (What did the mouse expect when he saw the lion and what was the feeling he had when he was freed?)
Qual é o sentimento que o leão sentiu quando o rato disse que poderia retribuir o favor dado por ele e por que ele sentiu isso? (What did the lion feel when the mouse said he could pay back the favor and why?)
Ao final da história, o que o leão e o rato podem ter sentido dada a situação? (In the end of the story, what did each one of them feel, giving the circumstance.)
Peça também para que os alunos resumam a história em duas linhas e compartilhem com a sala. Algumas das respostas possíveis e esperadas são: que é preciso ser humilde e reconhecer o potencial de cada pessoa; o rato esperava ser massacrado pelo leão, mas se sentiu surpreso ao ser salvo por ele; o leão sentiu desprezo, orgulho e divertimento ao ler a proposta do rato como absurda e impossível de ser feita; afinal de contas, alguém tão majestoso quanto ele nunca precisaria da ajuda de alguém tão pequeno quanto o rato; o leão pode ter sentido surpresa, arrependimento, vergonha e o rato, satisfação, felicidade e orgulho.
- O tempo estimado para este slide é de 5 minutos.
A história completa pode ser encontrada em: https://americanliterature.com/author/aesop/short-story/the-lion-and-the-mouse
Input
Tempo sugerido: Input
Propósito: Que os alunos entrem em contato com os principais tipos de personagens e se preparem para a construção de seus próprios.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais tipos de personagens e sejam capazes de identificá-los em outras histórias ou filmes.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e sejam capazes de identificá-los no modelo.
Orientações:
- Leia com os alunos cada um dos tipos de personagem e peça para que eles relacionem as personagens com cada uma das personagens dadas no modelo. Look at the characters and the definitions of some types of characters. Which definition fits best with each of these characters?
- O tempo estimado para este slide é de 5 minutos.
Input
Tempo sugerido: Input
Propósito: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de composição de personagens e se preparem para a construção de seus próprios.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de composição de personagens e sejam capazes de identificá-los em outras histórias ou filmes.
Orientações:
- Leia para os alunos as características necessárias para a construção de um personagem. Peça para que eles pensem em seus personagens favoritos, podendo ser de algum livro, filme ou série e que tentem pensar cada um dos aspectos do slide em relação ao personagem pensado e que compartilhem com o resto da turma. (Think of your favorite character, it can be from a book, movie or serie. Think of each of their aspects, according to this slide and share with the class.) Algumas perguntas para orientar os alunos podem ser:
Qual é a aparência do personagem que você pensou? What does your character look like?
Quais são os traços de personalidade dele? How is his or her personality?
Quais são as emoções mais presentes nele? What are his most common emotions?
Qual é a história de vida desta personagem? What is the life story of this character?
Qual é a relação dele com outros personagens da história em que ele participa? What is the relationship between him/her and the other characters of his story?
- Agora, volte com os alunos no tale lido e peça para que façam esse mesmo exercício com a história em questão. Com a história presente, pergunte aos alunos:
Quais são as características físicas dos personagens que temos nesta história? What are the physical aspects of each one of the characters? (Elas podem ser descritas na história, nas imagens ou a partir do que conhecemos deles e de como se portam.)
Como é a personalidade de cada um deles? How is the personality of each one of them?
Qual é a relação entre os dois? What’s the relationship between them?
Qual é a história deles, o que sabemos de cada um? What’s the story of each of them? What do we know about them?
Conforme as respostas surjam, pergunte como eles chegaram a estas conclusões, o que no texto mostrou isso. As respostas esperadas são: O leão é grande, imponente, marrom, pesado, alto, grandes dentes e muitos pelos (entre outros). O rato é pequeno, delicado, dentes e corpo pequenos. O leão é orgulhoso, prepotente, feroz, esnobe, enquanto o rato é rápido, inteligente, humilde e leal. A relação dos dois é de certa cumplicidade nesta ocasião em especifico e de hierarquias distintas, tendo em vista que o leão é tido como rei da floresta e um dos animais mais fortes, enquanto o rato é visto como fraco e indefeso. A história deles é: o leão é o rei da floresta e tem uma reputação de glória, enquanto o rato é um animal visto com pouca importância. O tempo estimado para este slide é de 5 minutos.
Input
Tempo sugerido: Input
Propósito: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de setting e se preparem para a construção de seus próprios.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de setting e sejam capazes de identificá-los em outras histórias ou filmes.
Orientações:
- Leia para os alunos as características necessárias para a construção de um setting. Seguindo o mesmo exercício feito com os personagens, peça para que eles pensem em seus filmes ou livros favoritos e que tentem pensar cada um destes aspectos sobre o tempo e ambiente presente naquela história, de acordo com os tópicos vistos neste slide e que compartilhem com a turma. Algumas perguntas norteadoras podem ser: Think again of your favorite story. What is the setting of this story? What are the details of this place? When does the story takes place?
- Seguindo o exercício passado, peça novamente para que voltem ao texto e respondam:
Onde a história ocorreu? Where did the story happen?
Qual é a duração dos eventos descritos? How long did the events last?
Em que parte do dia isso pode ter acontecido? Pergunte também o que no texto os faz supor as respostas dadas. What part of the day did they happen? Why do you think so?
Alguma das respostas esperadas são: na floresta, porque é o habitat natural dos dois. Alguns dias. Possivelmente de noite, pois assim seria mais difícil de ver as emboscadas.
- O tempo estimado para este slide é de 5 minutos.
Output
Tempo sugerido: 22 minutos
Propósito: Que os alunos criem seus personagens e setting para seu tale.
Expectativa: Que os alunos preparem seus personagens e setting para um tale nas próximas aulas.
Orientações:
- Peça para que os alunos, em seus cadernos, criem seus personagens e setting com o máximo de detalhes possíveis. Não é necessário entregar este slide impresso aos alunos, ele apenas serve para orientá-los com as perguntas que eles precisam respondem para terem personagens e setting bem completos para seus tales. Em inglês: Create the characters and set of your tale. Create as many as you want and bring as many details as you can.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND09
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2512/the-characters-and-setting-of-a-tale
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Se esta aula vem em sequência à aula ING7_09UND08, inicie o encontro síncrono indicando alguns alunos para compartilhar os rascunhos dos contos com os colegas. Pergunte o que a turma achou das ideias dos colegas (caso esta aula não seja uma sequência da aula anterior, inicie o encontro sondando o que os alunos sabem sobre contos). Depois, apresente o slide do Context. Pergunte aos alunos quais dos elementos de um conto as imagens representam. Espera-se que digam “characters and setting”. Pergunte de quais histórias eles lembraram com cada gravura e, após as contribuições, fale o objetivo da aula.
Input
Continue a aula apresentando o slide 1 para a turma. Siga as orientações descritas a partir de: “Diga aos alunos que vocês lerão um tale (...)”.
Na sequência, compartilhe na tela os slides 2, 3 e 4, explicando de forma interativa cada um deles (veja as orientações descritas).
Para realizar as atividades propostas no Input (pensar em um personagem e descrever suas características e cenário onde se passa a história), crie uma apresentação interativa no Mentimeter ou no Padlet com as perguntas indicadas e envie o link de contribuições para a turma, explicando o que eles devem fazer. Compartilhe na tela o resultado final. Conclua este momento solicitando que dois alunos falem sobre as características dos personagens da história lida.
Output
A atividade do output será realizada pelos alunos em momento posterior ao encontro síncrono, mas o professor deve explicar a atividade durante a aula. Se esta aula for sequência do plano ING7_09UND08, instrua os alunos a retornarem para seus rascunhos e pensarem, com base no que aprenderam nesta aula, em detalhes que possam enriquecer seus personagens e cenário da história. Compartilhe com a turma o template para realização da atividade e instrua-os a fazer uma cópia do documento, identificando-a com seus nomes.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a recontar em inglês o conto estudado para a família. Diga para abusarem dos gestos e mímicas a fim de facilitar a compreensão daqueles que não sabem falar inglês.
Contents
- INPUT: A tale
- OUTPUT: Writing characters’ descriptions and setting of a tale.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Viana
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes