Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 2 planos que trabalha a competência oral, com foco na composição de narrativas orais sobre acontecimentos passados e na construção de repertório lexical. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Para começar a abordagem do tema crenças da infância, mostre o printscreen da página do Facebook I Used To Believe aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- What’s the main purpose of this Facebook page? (Espera-se que, ao tomarem conhecimento do nome da página e ao verem os bonecos na foto de perfil, os alunos respondam que o propósito é compartilhar crenças da infância. / The main purpose of this Facebook page is to share childhood beliefs).
- Look at the first post displayed. Did you also take some time to realise you could think inside your head? (Resposta pessoal).
- Regarding directions and the second post provided, did you also believe that going forwards was a synonym to going north? (Resposta pessoal).
- Why are those beliefs somehow funny? (Tais crenças são, de certa forma, engraçadas porque revelam a inocência das crianças. / Those beliefs are somehow funny because they reveal the innocence of kids).
- Which are the verb tenses used in the posts? Why? (Por serem sobre velhas crenças, os tempos verbais utilizados para falar sobre elas são o passado simples e o passado contínuo. / Since both posts present old beliefs, the verb tenses used to talk about them are the simple past and the past continuous).
- Do you remember at least one of your silly childhood beliefs? (Resposta pessoal).
Fonte do printscreen: https://www.facebook.com/iusedtobelieve/
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão falar sobre suas crenças da infância durante um jogo (Today you are going to talk about your childhood beliefs during a game).
Input
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Preparar a turma para falar sobre suas próprias crenças durante o output.
Expectativa: Que os alunos comentem sobre as crenças mencionadas no vídeo.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=LJKqPavFgP8 (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the video’s printscreen and answer: What are we going to discover while watching this video? (Ao verem o título do vídeo, os alunos provavelmente responderão que irão descobrir no que o YouTuber e sua irmã acreditavam quando eram crianças. / We are going to discover the YouTuber’s and his sister’s stupid beliefs when they were kids).
- Have you ever watched a video about this topic on YouTube? If yes, give us some details about what to expect from it (Resposta pessoal.).
- Which verb tense do you think the YouTuber is going to use in order to tell these stupid beliefs? Why? (Como sabem que o YouTuber falará sobre a infância, os alunos dirão que o tempo verbal utilizado para contar as crenças será o passado simples. / The YouTuber is going to use the simple past tense to tell these beliefs because they refer to thoughts from the past).
Depois, incentive-os a fazer mais previsões e aponte alguns detalhes a serem observados no vídeo:
- Can you guess at least one stupid thing that will be mentioned by the YouTuber? Make your bets! (Resposta pessoal)
- Now we are going to watch the video. Pay attention to details linked to the following keywords: bananas, twin sister, electronic device, and older siblings.
Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas e acrescente mais perguntas:
- Could you guess any stupid belief? If yes, which one(s)? (Resposta pessoal).
- Why did the YouTuber stop eating bananas? (Ele parou de comer bananas por medo de se tornar um macaco. / He stopped eating bananas because he was afraid of turning into a monkey).
- Since he could only think of his fear of turning into a monkey by eating bananas, the YouTuber asked his twin sister for help. Was she able to remember anything else about him? (Não. Ela só conseguiu lembrar das crenças dela. / No. She could only remember about her beliefs).
- His sister used to talk to a certain electronic device. Which one? (Ela costumava falar com o computador. / She used to talk to the computer).
- How did Faith start believing computers could talk back to humans? (Faith começou a acreditar que computadores poderiam se comunicar com humanos após uma mensagem aparecer na tela. Sua irmã mais velha, então, a enganou dizendo que o computador tinha mandado um recado sobre a forma como ela estava digitando. / Faith started believing computers could talk back after a message popped up on the screen. Her older sister, then, fooled her by saying that it had sent a note about typing too hard).
- According to the YouTuber, who’s usually responsible for the origin of stupid beliefs? (Os responsáveis são os irmãos mais velhos. / Older siblings are responsible for the origin of stupid beliefs).
- The YouTuber and his siblings didn’t believe in Santa Claus. However, they used to believe in another imaginary figure. Which one? (Eles acreditavam na fada do dente. / They used to believe in the Tooth Fairy).
- In your opinion, what was the funniest stupid belief told by the YouTuber? (Resposta pessoal).
- Did you have any stupid beliefs as a kid? (Resposta pessoal).
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com cópias impressas. É só selecionar um texto sobre crenças da infância. Em seguida, siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar o texto por completo, mostre algumas informações (título e subtítulo, por exemplo) e peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente o texto selecionado na íntegra e, então, comente sobre as previsões.
Output
Tempo sugerido: 30 minutos.
Propósito: Dar instruções sobre o jogo.
Expectativa: Que os alunos se engajem na preparação para o jogo.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 10 minutos.
Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão compartilhar suas crenças de infância durante um jogo, mas que, antes, eles precisam se preparar para a atividade (Now you are going to share your stupid beliefs during a game, but first you need to prepare yourselves for the activity). Em seguida, explique o que eles precisam preparar para participar do jogo (I will now tell what you should prepare in order to play the game. Pay attention!)
Após as instruções de preparação, como uma forma de apresentar o exemplo do slide, diga que você começará o jogo contando suas três crenças da infância (Now I’m going to start the game by presenting my three childhood beliefs.). Depois de contá-las, pergunte à turma qual afirmativa é falsa (Which one of my three statements is false?)
Caso não queira utilizar o exemplo oferecido, tudo bem. Basta elaborar três afirmações sobre suas crenças de infância antes do começo da aula.
Após o exemplo, dê um tempo para os alunos pensarem nas crenças que irão compartilhar e planejarem suas falas. Incentive-os a organizarem as ideias no papel. Durante esse passo, verifique também se eles estão tendo o cuidado de explicar por quais motivos começaram a acreditar nessas crenças bobas e como perceberam que estavam errados em relação a elas. É importante incluir tais aspectos para que todos usem conectivos como because, after, but, then, e however em suas afirmações.
- Alternativa: Caso não possa utilizar um projetor, escreva as instruções de preparação e o exemplo no quadro.
Output
Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.
Expectativa: Que os alunos se engajem no jogo e que consigam se expressar na língua alvo.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 20 minutos.
Antes de dar início ao jogo, peça que os alunos formem um círculo e se sentem no chão. Quando todos já estiverem devidamente posicionados, leia as instruções contidas neste slide. Após a leitura, escolha um aluno para dar continuidade ao jogo. É importante que, a partir desse momento, você assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente nas produções orais dos alunos. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente.
Quando o jogo terminar, pergunte: (Respostas pessoais)
- Was it difficult to share your stupid beliefs in English?
- What did you think about your classmates’ beliefs?
- Alternativa: Caso não possa utilizar um projetor, escreva as instruções no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!