Plano de aula: Linha do tempo

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills IV (accurate English)

Sobre esta aula: Esse plano é o segundo de uma sequência de 2 planos que trabalha a competência oral, com foco na composição de narrativas orais sobre acontecimentos passados e na construção de repertório lexical. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de canetas hidrográficas coloridas, de folhas de papel 40 quilos para cada aluno (caso não possa levar folhas grandes, use papel tamanho A4), de fita adesiva (ou massinha adesiva reutilizável) para fixar os cartazes no quadro ou na parede da sala de aula e de sua própria linha do tempo já pronta no papel.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a abordagem do gênero linha do tempo, mostre o printscreen do site money.cnn.com aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

• What’s this journalistic article about? (Espera-se que, ao lerem o título da matéria, os alunos respondam que o artigo é sobre um novo site que nos permite criar uma linha do tempo de nossas vidas. / This journalistic article is about a new site that lets us create a timeline of our lives).
  • What’s a timeline? Observe the example provided in the article before answering this question. (Ao observarem a linha do tempo ‘Our Love Story’, os alunos provavelmente irão notar que uma timeline organiza os acontecimentos mais marcantes de uma história. / A timeline organizes the most remarkable moments of a story).
  • The article reports that the site The History Project allows users to chronicle events of their lives. Based on this information, how do you think these events will be organized in the timeline? (Os acontecimentos serão organizados de forma cronológica, ou seja, do mais antigo ao mais recente. Observação: Se os alunos tiverem dificuldade para chegar a essa conclusão, destaque a presença da palavra chronicle e trabalhe seu significado. / The events will be organized in chronological order: one after another in time).
  • What kind of events should we include in a timeline of our lives? (Nós devemos incluir os acontecimentos mais importantes e marcantes das nossas vidas. / We should include the most important and remarkable events of our lives).
  • Would you like to create a timeline of your life? Why (not)? (Resposta pessoal).

Fonte do printscreen: https://money.cnn.com/2015/11/04/media/the-history-project/index.html