Plano de aula: Vídeo-biografia

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills IV (accurate English)

Sobre esta aula: Esse plano é o segundo de uma sequência de 2 planos que trabalha a competência oral, com foco no uso do passado simples e do passado contínuo em narrativas orais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Preparação para a aula: Sugiro que você leve pipoca para complementar uma das atividades propostas no Output. Dessa forma, a sessão de vídeos ficará ainda mais divertida.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do gênero vídeo-biografia, mostre o printscreen do site biography.com aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

• What’s the main purpose of this website? (Espera-se que, ao lerem a palavra biography, os alunos respondam que o propósito é fornecer biografias de pessoas famosas. / The main purpose of this website is to provide biographies of famous people.).
  • What kind of information does a biography offer us? (Neste momento, ativamos o conhecimento de mundo dos alunos sobre o gênero biografia. Eles provavelmente responderão, sem dificuldades, que uma biografia nos fornece informações sobre a vida de uma pessoa. / A biography offers us information about the life of a certain person.).
  • Usually, biographies are produced in written language and delivered in paper. Are the ones displayed on the printscreen produced and delivered in this traditional way? Justify your answer. (Espera-se que os alunos notem que as biografias apresentadas no printscreen são entregues em vídeo através das mídias digitais e produzidas através da linguagem oral. / No, they aren’t. They are produced in oral language and delivered in video through digital media).
  • Do you prefer written biographies or video biographies? (Resposta pessoal.).
  • Would you like to watch any of these video biographies displayed on the printscreen? (Resposta pessoal.).
  • Would you be able to tell someone else’s life story in video? (Resposta pessoal.).

Fonte do printscreen: https://www.biography.com/tag/video