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Plano de aula: O genocídio e as resistências dos povos ameríndios

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência e conquista na América

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI09), de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor ou televisão, caixa de som, papel e material para colorir.

Material complementar:

Léia Aquino - A luta guarani

https://www.youtube.com/watch?v=Iw6-QHljNfo (Acesso em: 27 de fevereiro de 2019.)

Entrevista com Léia Aquino, liderança do povo nativo guarani kaiowá e professora na terra indígena Nhanderu Marangatu, no município de Antônio João, Mato Grosso do Sul, feita em novembro de 2011. Sua maior reivindicação foi em relação aos direitos indígenas à terra, resistindo contra a expulsão de seu povo da terra demarcada e homologada pelo presidente Lula, em 2005, suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim. Léia Aquino faleceu no dia 4 de julho de 2016 em decorrência de um AVC.

Ficha

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DReuKg5MYWREzQHNm33pkaxPwCBy8VJBhZ5CYAcCdaXZsPvaaH3n6YmErFaf/his07-09und04-ficha.pdf

Tabela que deverá ser preenchida pelos alunos durante a análise das fontes, orientando os alunos no processo de construção de um conhecimento capaz de responder ao problema proposto.

Fonte I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC2hK8P2qUPwV3XWa5CP49XybuFbEtnw7Stz3XXvKxvff5YE2yE8X69sX7S7/his7-09und04-fonte-i.pdf

O documento é um regimento escrito por D. João III para Thomé de Sousa, cujo objetivo é orientar a ocupação territorial do Brasil onde é revelada
a estrutura da organização do poder público. Grande parte das recomendações está relacionada aos gentios, ou “povoado da terra”, quando não tratava da conversão dos indígenas recomendava “lançarem fora da terra” ou guerra para aqueles que resistiram à expansão portuguesa.

Fonte II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D2YfTCs4CNUuV8tQtdEMF5jWUDY3ef3Qntrcmq2TdNMYQR8EaTqDU2vfzMQD/his7-09und04-fonte-ii.pdf

Demétrio Magnoli é jornalista, sociólogo e doutor em Geografia. O trecho selecionado trata especificamente da gênese do extermínio indígena no país, apresentando a quantificação que varia na historiografia que trata do quantitativo de nativos no século XVI e como a sua diminuição se deu na medida em que o processo de colonização portuguesa avançava.

Fonte III

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZxcqMmfw4w2npFDJ7tSJqEXscQaKVMcJtSs9prkpqG5A4MjT8rmvrXd3UQ7S/his7-09und04-fonte-iii.pdf

Trecho da dissertação de mestrado na área de Ciências Jurídico-Políticas que tem como tema o genocídio indígena no Brasil. Na parte selecionada a autora trata do extermínio da população pelas doenças trazidas pelos portugueses que rapidamente destruíram numerosos grupos de nativos em função de não terem defesa imunológica.

Fonte IV

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vP4YHWVwSqd5Xzjt3aXTbHkvgpYvHtW8dcGpPrxBwyPqQCaftBU43t6Afk7K/his7-09und04-fonte-iv.pdf

Lei publicada em 1956 que criminaliza o extermínio de povos nativos qualificando-o como genocídio.

Para você saber mais:

ANGÉLICA, Maria. Ensino híbrido: guia completo para você aprender e pôr em prática. In: Ensino: Guia de educação. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/ensino-hibrido-guia-completo-para-voce-entender-e-por-em-pratica. Acesso em: 10 jan. 2019.

IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.

HISTORY. Cães assassinos: uma das principais “armas” dos espanhóis na conquista da América. Disponível em: https://seuhistory.com/noticias/caes-assassinos-uma-das-principais-armas-dos-espanhois-na-conquista-da-america. Acesso em: 9 jan. 2019.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009.

SPOSATY, Ruy. Morre Léia Aquino, liderança guarani kaiowá de Nanderu Marangatu. In: Conselho Indígena Missionário. 6 jun. 2016. Disponível em: https://cimi.org.br/2016/06/38508/. Acesso em: 5 jan. 2019.

WILL, Karhen Lola Porfirio. Genocídio indígena no Brasil. (Dissertação de Mestrado - Ciências Jurídico-Políticas). Francisco António de Macedo Lucas Ferreira de Almeida (Orientador). Universidade de Coimbra. Coimbra, 2014. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/28713/1/Genocidio%20indigena%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 9 jan. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

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