Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: A Igreja Católica no processo de colonização da América portuguesa
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sociedade coloniais americanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computador, projetor.
Material complementar:
Imagem
A primeira missa, de Victor Meirelles, produzida no período imperial retratando o século XVI.
Trecho escrito pelo padre Manoel de Nóbrega para o rei de Portugal https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nzDDRa88xVzzd96NGkXWVP4PwRvjgmHQWqUS3ZETwHdWKfeZ6EjyhaneAE6p/his7-10und5-trecho-escrito-pelo-padre-manoel-de-nobrega.pdf
Trecho escrito na primeira metade do século XVI em que o padre Manoel de Nóbrega afirma que os povos nativos do Brasil podem render muito dinheiro
à Coroa portuguesa e muitas almas para a Igreja Católica. Este trecho deverá ser dado ao grupo escolhido, que terá a responsabilidade de teatralizá-lo e passar a sua mensagem para a turma sem que uma palavra seja dita.
Trecho escrito por Boris Fausto
Trecho da obra História do Brasil em que o autor trata da relação entre o Estado e a Igreja Católica no período colonial.
Para você saber mais:
AZZI, Riolando, et all. História da Igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo. Primeira época, 5.ex. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. pp. 59-62.
FELLET, João. Missionários aprendem até a pilotar avião para evangelizar índios na Amazônia. In: BBC News Brasil. 18 dez. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46569827. Acesso em: 11 mar. 2018.
GRANDELLE, Renato. Missionários cristãos atuam em mais da metade de grupos indígenas na Amazônia. In: O Globo. 2 fev. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/missionarios-cristaos-atuam-em-mais-da-metade-de-grupos-indigenas-na-amazonia-23422640.
Acesso em: 7 mar. 2019.
TOLEDO, Cézar de A. A. de; RUCKSTADTER, Flávio M. Martins; RUCKSTADTER, Vanessa C. Mariano. O teatro jesuítico na Europa e no Brasil no século XVI. In: Revista HISTEDBR Online, Campinas, n.25, p. 33–43 ,mar. 2007 - ISSN: 1676-2584 Universidade Estadual de Maringá - UEM. pp. 33-43. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4961/art03_25.pdf. Acesso em: 7 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, cuide para que ao fazer isso não antecipe respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO